Um blog sobre planejamento,
gestão e otimização de cursos
e treinamentos online.

Fique por dentro de atualizações e novidades e potencialize seus resultados.

Acompanhe e faça parte!

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.

5 tipos de treinamento de vendas: dinamize a rotina e motive a equipe

Você conhece os diferentes tipos de treinamento de vendas? Quais deles você já aplica em sua empresa?  De acordo com o Panorama do Treinamento no Brasil, 43% do treinamento comercial das empresas é voltado para capacidades técnicas. Ao mesmo tempo, 33% dos treinamentos trabalham habilidades comportamentais e 24% abarcam políticas de compliance ou formações obrigatórias.  […]

treinamento de vendas

Você conhece os diferentes tipos de treinamento de vendas? Quais deles você já aplica em sua empresa? 

De acordo com o Panorama do Treinamento no Brasil, 43% do treinamento comercial das empresas é voltado para capacidades técnicas. Ao mesmo tempo, 33% dos treinamentos trabalham habilidades comportamentais e 24% abarcam políticas de compliance ou formações obrigatórias

Se você ainda não investe na prática em sua empresa ou está buscando formas de dinamizar sua educação corporativa comercial continue lendo este artigo. Falaremos sobre os 5 principais tipos de treinamentos de vendas:

  1. Treinamento motivacional
  2. Treinamento operacional
  3. Treinamento institucional
  4. Novos produtos
  5. Soft skills 

Por que é importante investir em treinamento de vendas? 

Antes de mais nada, que tal relembrarmos a importância do investimento nos treinamentos de vendas? 

A primeira razão é óbvia, mas nem por isso deve ser esquecida: treinamentos são fontes valiosas de trocas de conhecimento e grandes oportunidades para estimular o desenvolvimento organizacional e de competências-chave para o desempenho de tarefas da rotina. 

Além disso, investir em treinamentos é uma forma efetiva de motivar a equipe e estimular o engajamento e a produtividade. Aliás, você sabia que colaboradores motivados podem ser até 50% mais produtivos

Quando falamos em tipos treinamentos de vendas e na importância da prática, podemos acrescentar mais algumas variáveis à equação. Os programas educacionais e de desenvolvimento corporativo são excelentes termômetros para o levantamento de necessidades da equipe e para a criação de uma rotina de atendimento pautada na excelência. 

5 tipos de treinamento de vendas

Agora que já falamos sobre a importância de se conhecer e investir em diferentes tipos de treinamentos de vendas, é hora de entender, exatamente, qual o universo de atuação possível para a sua empresa. Se você planeja desenvolver e motivar colaboradores, continue a leitura e descubra 5 caminhos para alcançar seus objetivos! 

1. Treinamento motivacional

Quem trabalha com vendas sabe que a motivação é um dos principais motores de resultados satisfatórios. Por ser um ambiente extremamente dinâmico e repleto de metas e desafios, o segmento comercial demanda a presença constante do elemento motivação para que a rotina funcione. 

Para isso, investir em treinamentos motivacionais torna-se importante para garantir que os vendedores lembrem-se de seu potencial e sintam-se abraçados pela empresa. 

Exemplos de treinamentos motivacionais: 

  • palestras com a presença de figuras inspiradoras;
  • dinâmicas que reforcem a importância de cada vendedor para o time; 
  • exibição e discussão de documentários ou filmes com teor motivacional.

2. Treinamento operacional

Possivelmente os tipos de treinamento de vendas mais populares, os operacionais têm, como objetivo, fazer com que os vendedores conheçam a fundo todos os produtos, serviços e operações padrão da empresa. 

Os treinamentos operacionais são frequentes e obrigatórios, e muitas vezes servem para auxiliar no exercício das funções rotineiras.

Exemplos de treinamentos operacionais: 

3. Treinamento institucional

Se a equipe de vendas não performa de maneira satisfatória ou se não demonstra aderência aos princípios e valores da organização, pode ser o momento de realizar um treinamento institucional. 

Neste tipo de formação, são reforçados os princípios norteadores de toda a gestão do negócio. Em geral, os treinamentos institucionais contam com falas da diretoria e das lideranças, além de exemplos de boas práticas na rotina organizacional. 

Exemplo de treinamentos institucionais:

  • conversas com a diretoria;
  • palestras ou vídeos de reforço aos valores da empresa. 

4. Novas ferramentas e produtos

A chegada de novos produtos, sistemas ou serviços pode demandar um treinamento específico. Neste caso, os instrutores podem ser externos à empresa, e, em geral, têm como missão familiarizar os vendedores à gestão e operação do novo elemento. 

Exemplos de treinamentos de novos produtos: 

  • implantação de um software de CRM;
  • início do atendimento em um novo canal; 
  • ampliação do portfólio de produtos da empresa. 

5. Soft skills 

Em alta no mercado de trabalho, as soft skills vêm ganhando espaço na rotina das organizações. Chamamos soft skills as habilidades pessoais que podem contribuir positivamente na realização de tarefas cotidianas e na obtenção de bons resultados para a empresa. Alguns exemplos de soft skills relevantes para um time de vendas são:

  • inteligência emocional;
  • gestão de tempo;
  • pensamento estratégico;
  • capacidade de escuta;
  • habilidades comunicacionais. 

Guia do planejamento do curso online

Como implementar uma rotina de treinamento de vendas com praticidade? Conheça os treinamentos online 

Sabemos que investir em diferentes tipos de treinamentos de vendas pode demandar um esforço logístico grande, que vai desde a disponibilização de um espaço para treinamento, aluguel de equipamentos, organização de lanche e transporte, até a calendarização de diferentes turmas e escalas. 

Felizmente, a transformação digital e os avanços tecnológicos possibilitaram um avanço significativo na rotina de treinamentos empresariais, incluindo modalidades de ensino totalmente a distância para diversos tipos de treinamentos de vendas. 

É possível, por exemplo, disponibilizar um ambiente virtual de aprendizagem e, neste espaço, inserir conteúdos em vídeo que ensinem sobre processos, sobre motivação, sobre soft skills ou mesmo sobre valores e princípios da empresa. 

Benefícios dos treinamentos online 

Os treinamentos online podem estimular melhores tomadas de decisão, exercitar habilidades estratégicas (especialmente com a ajuda de ferramentas como a gamificação) e contribuir para a qualidade de vida no trabalho. Isso porque, no treinamento online, os colaboradores não precisam  se desdobrar para encaixar longas horas de aprendizado na rotina: o sistema virtual de aprendizagem permite a flexibilização dos horários de aulas de acordo com a disponibilidade do colaborador. 

Conhecer os diferentes tipos de treinamentos e ter em mente as alternativas possíveis para dinamizá-los pode ajudar — e muito — a aliviar a pressão da rotina de vendas. Além de contribuir para a motivação e o engajamento dos colaboradores, a estratégia também promete mais produtividade e, consequentemente, melhores resultados. 

Esse post foi escrito por Júlio Paulillo, CRO do Agendor, uma plataforma de CRM e gestão comercial, que funciona como um painel de controle e assistente pessoal para equipes de vendas. 

Professor EAD: tudo sobre pagamentos e direitos autorais

Deixe uma resposta

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.