Um blog sobre planejamento,
gestão e otimização de cursos
e treinamentos online.

Fique por dentro de atualizações e novidades e potencialize seus resultados.

Acompanhe e faça parte!

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.

Como saber que minha equipe precisa de uma palestra motivacional?

Nesse artigo vamos pontuar o que é uma palestra motivacional, como ela pode ajudar seus funcionários, como identificar o momento certo para uma palestra e as formas de trazer esse método de motivação para a sua empresa.

palestra-motivacional

Entender sua equipe é essencial para um trabalho dinâmico. Entretanto, saber se seus funcionários estão motivados, ou não, é ainda mais importante para o sucesso da sua empresa.

Se manter motivado no trabalho é um desafio para muitas empresas. Uma rotina cansativa, com processos de trabalho repetitivos, falhas na comunicação e problemas nos relacionamentos interpessoais podem ser alguns dos fatores que geram constantes insatisfações dos funcionários.

Os gestores são os principais responsáveis pelo desenvolvimento profissional, e até mesmo pessoal, de seus colaboradores.

É preciso estar sempre atento ao comportamento de todos dentro da empresa e, dessa maneira, identificar se algum comportamento inadequado, ou mesmo fora do comum, foi causado por desmotivação. Caso a resposta seja positiva, talvez esteja na hora de uma palestra motivacional para resolver algumas questões entre funcionários e a empresa.

Para auxiliar sua leitura, vamos abordar os seguintes itens no artigo:

A partir destes temas, vamos desenvolver um artigo explicando os principais pontos para identificar se está na hora da sua equipe ter uma palestra motivacional. Caso tenha dúvidas, basta deixar um comentário.

Boa leitura!

O que é uma palestra motivacional?

Como todos sabem, funcionários motivados e satisfeitos atingem um nível de produtividade muito maior e ainda podem se tornam grandes disseminadores a favor da marca para a qual trabalham. Entretanto, nem sempre temos um cenário muito favorável, e muitas empresas investem em palestras motivacionais para mudar esse panorama.

Seja para prevenir a desmotivação ou para realizar mudanças de comportamento em sua equipe, uma palestra motivacional pode fazer a diferença para seus colaboradores.

Mas o que de fato é uma palestra motivacional? Em oposição a reuniões de acompanhamento ou feedbacks, onde o gestor de cada equipe passa informações sobre metas, tarefas semanais, planos de desenvolvimento e, até mesmo, conversas sobre motivação e foco, a palestra motivacional vai além. Ela é como um momento ou evento para impulsionar esses mesmos tópicos discutidos entre equipes e gestores.

A palestra motivacional é um acontecimento para reunir pessoas ao redor de um único objetivo que favorece colaboradores e empresas: o crescimento profissional. Ela traz exemplos e novas filosofias a respeito das relações entre funcionários e empresa e, principalmente, as relações individuais de como o trabalho de um indivíduo é essencial para o crescimento da empresa, e que cada um é peça fundamental naquele mecanismo imenso.

Além disso, uma palestra motivacional traz reflexões importantes para os funcionários. Ela gera ponderações importantes a respeito de aspirações de cada indivíduo. Logo, podemos afirmar que um evento dessa importância pode impulsionar a busca pelo talento próprio, incentivando grandes ideias, proatividade e inspirações em toda a equipe.

Muitas empresas ainda possuem um preconceito com palestra motivacional. Há quem acredite que são modelos pré-formados apenas falando frases comuns e de incentivo.

Essas palestras podem existir, mas não são o foco da sua busca. Antes de pensar em contratar um palestrante, pesquise bem os seus vídeos, outras palestras que ele fez, se sua filosofia e história de vida combinam com os valores e pensamentos da sua empresa. Desse modo, seus funcionários não vão achar a palestra algo desnecessário ou vazio.

Tenha em mente que muitas vezes alguém de fora da empresa, contanto um caso importante da sua vida e motivando os outros a melhorar, pode ser um investimento mais que importante para sua empresa.

Por isso, se você está ponderando na possibilidade de trazer uma palestra desse porte para o seu ambiente corporativo, continue acompanhando nosso artigo e veja dicas importantes na hora de realizar uma palestra motivacional para seus funcionários.

Como identificar quando seus colaboradores estão desmotivados?

Como dissemos anteriormente, uma palestra motivacional é essencial para empresas aonde podemos identificar funcionários desmotivados.

Entretanto, quando é a hora de chamar um especialista para dar aquele up na sua equipe? A nossa dica é: preste atenção aos sinais que começam a aparecer sutilmente pela empresa.

Alguns pontos essenciais de desmotivação são: diminuição da produção individual abaixo da média e constantes conflitos gerados por motivos torpes. Além disso, a “rádio corredor” se torna o meio de comunicação interno mais valorizado, as caixas de sugestões vivem vazias e os processos de mudança geram insatisfações.

Com isso, aparecem as faltas ao trabalho sem motivo, a rotatividade da equipe aumenta e o ambiente de trabalho fica mais silencioso e impessoal.

Existem funcionários que não se motivam sozinhos, possuem um perfil mais introspectivo. Esses são aqueles precisam de ajuda para sair da zona de conforto, mas de alguma maneira não conseguem ou, até mesmo, não acreditam em seu potencial. Mostre a eles que são importantes. Use a palestra motivacional para fazer com que eles se sintam essenciais e fundamentais para a estrutura da empresa.

Identificar os sinais é o primeiro passo para uma mudança na sua empresa. Identifique-os e comece o processo para reverter isso.

Como planejar uma palestra motivacional?

Primeiramente, uma palestra motivacional precisa ser planejada com antecedência e calma para que ela tenha o foco nas questões importantes a sua empresa. Afinal, não adianta ser um “blá blá blá” que não vai chegar aos seus funcionários da maneira certa.

É importante escolher um profissional que consiga assimilar todos os pontos essenciais que você gostaria de incentivar em seus funcionários. Existem diversas maneiras de montar uma palestra motivacional. Abaixo, vamos pontuar algumas para ajudar vocês nessa escolha.

Primeiramente, é importante entender que um evento desse tipo pode precisar de uma quantia em dinheiro que, às vezes, não pode caber no budget da sua empresa.

Entretanto, isso não pode virar um problema. Estamos aqui para ajudá-lo nesse momento. Um palestrante interno, alguém que tenha um perfil motivacional, uma história de vida que inspire ou um talento para esse tipo de “conversa”.

Outra possibilidade é buscar palestras onlines em plataformas de EAD. Muitas vezes, o custo do deslocamento e o dia daquele palestrante podem pesar no orçamento, mas reservar uma sala para seus funcionários com um vídeo bacana pode suprir isso.

Contudo, se a sua empresa pode investir alto em um palestrante profissional, saiba que esse já será um grande evento em si, que até pode tomar meio dia de trabalho dos seus funcionários, mas que, com certeza, valerá muito a pena futuramente para eles e para a sua empresa. E, lembre-se, pesquise bem sobre seu convidado, traga alguém de extrema relevância e grande potencial para conversar com seus colaboradores.

Outro caso importante é entender a quantidade de funcionários que precisam dessa palestra. Muitas vezes, são colaboradores pontuais ou algumas equipes. Desse modo, não há necessidade de um esforço e um gasto enorme. Pense em uma palestra motivacional em vídeos para aquela parcela de funcionários.

Entretanto, se você optou por um palestrante físico, lembre-se: grave sua palestra. Dessa maneira todos os seus funcionários poderão recorrer a ela sempre que se sentirem desmotivados e precisarem de uma palavra de incentivo de alguém que não seja o próprio chefe. Sabemos que contratar uma equipe de filmagem é um custo extra, mas acredite, valerá a pena.

Outra dica importante é: sempre pense e enumere tópicos importantes para sua empresa para que o seu palestrante esteja ciente da situação.  Saiba o porquê dos seus funcionários estarem desmotivados, pense no contexto, na rotina, na folha de pagamento, em cada função e nas equipes. Desse modo, o palestrante pode pensar em casos pessoais, exemplos de superação e motivação, que “encaixem” com o modelo da sua empresa.

Por exemplo, se a sua empresa trabalha com marketing digital e seus funcionários estão se sentindo desmotivados e pouco criativos, busque um palestrante que tenha uma trajetória em áreas de criatividade, vendas, marketing.

Desse modo, ele será um espelho para que seus colaboradores entendam e sintam realmente o que está sendo dito. Afinal, nada pior que planejar uma palestra motivacional e seus funcionários acharem desnecessário ou superficial, ou até mesmo não cumprir o propósito de engajar e motivar.

Impactos da palestra motivacional

Bem, sua empresa já realizou a palestra, todos os seus funcionários estão falando sobre ela. E agora? Qual o impacto que ela causou no ambiente corporativo e nos seus colaboradores?

A palestra motivacional também é conhecida como “energizadora”, ou seja, ela foi feita para mexer com a emoção dos seus funcionários e fazer com que eles saiam da zona de conforto. Por isso, a palestra precisa ser algo agradável e positivo.

Além do que, sabemos que todos precisam de um empurrãozinho de vez em quando, e no meio corporativo, motivação logo se torna outra força impulsionadora chamada engajamento.

Um indivíduo engajado acredita que o seu trabalho pode fazer a diferença na empresa e se preocupa em melhorar, e ser o melhor sempre. E um único colaborador motivado resulta em projeções mais positivas para toda a equipe, então imagine os benefícios que uma empresa pode obter se todos os seus colaboradores estiverem no mesmo “barco de engajamento”.

Uma boa dica é usar a palestra motivacional para gerar conteúdo e incentivos para os colaboradores nas semanas seguintes. Debates, happy hour, reuniões de equipes, são momentos bons para que o que foi dito na palestra seja debatido entre os funcionários.

O gestor de RH pode promover enquetes e pesquisas para saber se a palestra modificou o dia a dia dos seus funcionários ou não. Não deixe que a palestra seja apenas um momento pontual e depois se perca.

Bons exemplos de palestras motivacionais

O TED Talks é uma excelente plataforma de conferências sem fins lucrativos, destinadas à disseminação de ideias. É exatamente isso o que eles pregam: “ideias que merecem ser disseminadas”.

Suas apresentações em vídeo são limitadas há dezoito minutos e os vídeos são amplamente divulgados na Internet, ou seja, podem ser acessados gratuitamente. Além do TED, o YouTube também é uma excelente plataforma com conteúdo motivacional em vídeo e gratuito.

Mas, se você não quer necessariamente usar uma palestra já existente, ou tem algum profissional que você prefere, procure se ele está em alguma plataforma EAD.

Diversos profissionais usam as plataformas de ensino a distância para criar palestras motivacionais com foco em empresas, trazendo cases verídicos e condizentes com o ambiente onde seus colaboradores se encaixam.

Procure bem, pois no mercado existem diversos profissionais que se dizem coachs, palestrantes e gurus, mas que, muitas vezes, não são profissionais da área. Busque a melhor opção para a sua empresa e faça um investimento com retorno valioso e garantido.

Além da motivação individual, uma palestra motivacional aumenta o engajamento das equipes, melhora o clima organizacional e torna metas e objetivos mais claros.

Como vimos, as palestras motivacionais podem fazer muito pela sua empresa, mas principalmente pela sua equipe. Para mais dicas como esta, assine nossa newsletter.

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Até a próxima!

Como criar um plano de carreira baseado em meritocracia?
Como reconhecer valores humanos em uma empresa?

Deixe uma resposta

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.