Um blog sobre planejamento,
gestão e otimização de cursos
e treinamentos online.

Fique por dentro de atualizações e novidades e potencialize seus resultados.

Acompanhe e faça parte!

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.

Como estimular uma melhor tomada de decisão através de treinamentos online?

Tomar decisões pode ser um processo complicado. No artigo de hoje vamos falar sobre como elas são importantes para o sucesso da sua empresa e de que maneiras cursos online podem facilitar e baratear esse processo.

tomada-de-decisão

Tomar decisões faz parte do dia a dia de todo mundo. Desde o que vamos vestir para aquele determinado dia, até uma decisão importante para uma situação complexa na empresa.

Então, saber lidar com os momentos e compreender qual a melhor decisão para determinada situação é de extrema importância.  

Não tem como definir uma estratégia, escolher uma direção, se posicionar diante de uma situação específica ou definir metas para o sucesso da empresa sem que antes uma decisão seja tomada.

E, para que isto aconteça de forma clara, é preciso uma série de análises, avaliações e argumentações para que a melhor escolha seja feita sempre.

Para muitas corporações, encontrar as melhores ferramentas para ajudar nesse processo é complicado. Existem diversos fatores de avaliação que podem afetar uma tomada de decisão.

No artigo de hoje vamos falar sobre um dos principais métodos que podem ajudar na tomada de decisões da sua empresa:

Gostou dos tópicos? Que tal continuar a leitura e entender ainda mais sobre os treinamentos online e como eles podem melhorar a vida da sua empresa e da sua equipe?

Boa leitura

A importância da tomada de decisões

Quanto mais corretas são as decisões tomadas, melhores serão os resultados da sua empresa. Uma matemática simples e direta. Por esse motivo, é fundamental diminuir os riscos, evitando escolhas equivocadas.

São muitas as empresas que acabam fechando as portas após cometerem sucessivos erros em decisões estratégicas.

E vamos entender que, na maioria das vezes, isto ocorre por conta de três motivos simples. Confira abaixo.

  • Falta de acompanhamento e de análise do mercado e de outros fatores externos e internos que podem influenciar o desempenho da empresa;
  • Coleta insuficiente de dados e informações que acabam não trazendo todas as respostas necessárias;
  • Coleta de muitos dados e informações e a falta de uma ferramenta que possa auxiliar na correta interpretação e avaliação analítica.

A fim de extrair os detalhes essenciais para uma conclusão positiva, é preciso selecionar todas as informações coletadas que ajudem nesse momento. O uso de soluções que ajudem nessa etapa é fundamental.

Agora, saiba as quatro principais ferramentas que poderão auxiliar na hora de tomar as melhores decisões em sua empresa:

Análise SWOT

A Análise SWOT, também conhecida como Matriz SWOT, é uma das ferramentas mais conhecidas e utilizadas pelas empresas. Ela é aplicada para avaliação dos ambientes interno e externo por meio das análises de Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).

Essa análise é essencial em um planejamento estratégico e torna-se ainda mais fundamental no momento da tomada de uma decisão.

Ao conhecer sua empresa em detalhes, o que ela tem de positivo e seu potencial, além de saber também os seus defeitos, e o que precisa ser melhorado, você terá mais precisão nas suas decisões.

Os pontos positivos aumentam com a integração desta análise interna com o conhecimento do mercado e dos concorrentes, ciente das oportunidades que a organização possui e das possíveis ameaças que serão encontradas.

A união destas informações, juntamente com a análise SWOT, serão fundamentais nas suas escolhas.

Controle de Qualidade

Conhecer os processos internos e saber como está a qualidade da prestação de serviços, e dos produtos, da sua empresa é importante para o crescimento de qualquer empresa.

Se você não controla a qualidade, e não sabe como está o grau de satisfação de seus clientes e de seus colaboradores, será muito difícil entregar soluções diferenciadas.

Estabelecer uma política interna com padrões e procedimentos de desenvolvimento, atendimento e execução das atividades ajudam a dar sentido para a sua corporação.

O controle de qualidade tem por objetivo abranger tudo isto, garantindo as informações e argumentos necessários para que haja uma tomada de decisão correta e precisa.

Softwares de Gestão

As novas tecnologias estão cada vez mais presentes no nosso cotidiano. E nas rotinas de uma organização isso não é diferente. Muitos trabalhos difíceis são facilitados pela aplicação de softwares e recursos que agilizam os processos.

As tomadas de decisão podem ser diretamente auxiliadas por ferramentas de gestão. Estes softwares ajudam na coleta e compilação de informações, monitoramento do mercado, interação nas redes sociais e relacionamento com clientes.

Os softwares de gestão são responsáveis por conectar os mais diferentes dados coletados e permitir que as tomadas de decisão sejam estratégicas, baseadas em análises mais completas e concretas.

Análise de Problemas

Fato que problemas vão surgir na rotina de qualquer organização. Por mais bem estruturado e preparado que você esteja, ninguém está livre de enfrentar problemas e agir na busca pela melhor resolução.

Para tomar a melhor decisão, no momento que um destes imprevistos surgir, é preciso que você tenha em sua empresa ferramentas para ajudá-lo.

Um bom exemplo é a “Árvore de Análise de Problemas”, na qual o problema apontado passa por uma identificação das causas e efeitos. Saber o que pode ter causado tal situação, e quais são os efeitos possíveis, irão te orientar na decisão.

Outra ferramenta que você pode aplicar em sua empresa é a Matriz GUT. Neste caso, os problemas são ordenados a partir de fatores como a Gravidade, a Urgência e a Tendência.

Ao surgir uma situação específica, com a aplicação desta Matriz você saberá ponderar a extensão e impacto do problema, em quanto tempo ele precisa ser resolvido e os possíveis cenários de agravamento.

Sobre o treinamento online

O Brasil está em um processo de profissionalização e alta empregabilidade. As pessoas mais qualificadas estão empregadas e trazê-las para sua empresa tem custos altos, diferente de preparar o seu público interno.

Sabendo disso, as empresas começaram a perceber que através de um treinamento online bem-sucedido, é possível qualificar qualquer funcionário.

Investir em estratégias para manter seus colaboradores conectados e interessados no conteúdo é extremamente importante e pode ser o diferencial entre um treinamento online de sucesso e uma perda total de investimento.

Aqui vão algumas dicas:

Seja a favor de abordagens inovadoras

O modelo de ensino em que o aluno fica sentado escutando o professor discursar em frente a um quadro já está se tornando um tanto quanto ultrapassado, visto que as tecnologias atuais estão transformando tal cenário.

Com um treinamento online, os colaboradores podem ter aulas muito mais inovadoras, contando com ferramentas de interação com o instrutor, colegas e tutores, além de formatos diversos de conteúdo, como videoaulas, fóruns de discussão, transmissão ao vivo, através de jogos (gamificação), entre outros.

As formas de avaliação também podem ocorrer de forma inovadora, com exercícios e simulados completamente virtuais e com diferentes opções de questões, como discursivas, múltipla escolha, etc.

Para um treinamento online obter sucesso, ele deve sempre ter como prioridade manter os colaboradores engajados e conectados com os objetivos da empresa.

Economize tempo

Na grande maioria das metrópoles brasileiras, o trânsito e a vida corrida são problemas constantes. E todos sabemos que nos dias de hoje “tempo é dinheiro”.

Com isso, muitas vezes, um colaborador que deseja aprimorar ou qualificar seus conhecimentos é impedido por não ter tempo dentro de sua rotina inconstante para frequentar algum tipo de curso presencial.

Com a velocidade em que as informações estão surgindo, aprender sozinho tornou-se um hábito necessário.

Além disso, as empresas não podem despender muito tempo de seus colaboradores para treinamentos visto que a produção não deve ficar pausada por muito tempo.

Ganhos em escala

Com a economia de tempo e consequentemente de dinheiro, é possível realizar o treinamento online com muito mais frequência e com conteúdos mais curtos, o que gera mais estímulo em relação à aprendizagem como um todo.

O ganho em escala é totalmente referente à capacidade de alcançar muito mais colaboradores com muito menos gastos físicos e econômicos.

Crescimento da acessibilidade

Como mencionado acima, o colaborador pode acessar ao treinamento online em qualquer lugar, basta ter um computador conectado à Internet para isso.

Um treinamento online não só aumenta a acessibilidade como um todo, como elimina preocupações com horários ou locais a serem pré-estabelecidos. O colaborador adapta o treinamento corporativo via EAD ao seu ritmo de aprendizagem e no seu tempo.

Ter um conteúdo relevante

Quando falamos em o que está por trás de um treinamento online, um dos fatores que garantem o seu sucesso é sem dúvidas é ter um conteúdo relevante o suficiente para acrescentar na vida pessoal e profissional de seus colaboradores.

Portanto, faça uma pesquisa para entender quais são os maiores problemas de seu público e o que poderiam interessar a eles para que seja aprofundado ainda mais.

Tentar educar com conteúdos que não estão alinhados com o conhecimento de seus colaboradores pode ser um erro bastante prejudicial para o seu treinamento online.

As vantagens de um treinamento online

Além das vantagens enumeradas acima, vamos explicar algumas vantagens práticas para o empregador e para a empresa ao investir em treinamento online, e como isso pode ser importante para as tomadas de decisões.

Os gestores que oferecem o treinamento online para sua equipe consegue ter um panorama geral de como está sendo o aprendizado de cada funcionário.  

A empresa economiza um valor considerável se pensar que um treinamento online pode ser dado para uma sala cheia de funcionários, diferente de cursos e aulas presenciais.

A vida de todos está corrida. A modernidade trouxe coisas boas, mas fez com que todos andem sempre correndo. Ter mais praticidade e acessibilidade para os gestores e funcionários é uma vantagem enorme.

Quando entramos no ambiente online, a gama de informação e treinamento é enorme.

Ao escolher uma plataforma de confiança, com professores altamente treinados e que dialoguem com seu público, a empresa está ganhando não só na variedade de conteúdo, como investindo nos profissionais que vão levar o nome da empresa para o mercado corporativo.

Investir em capital humano é, sem dúvida, a melhor solução para as empresas.

As vantagens do treinamento online para o funcionário

Se os empregadores possuem inúmeras vantagens, o funcionário não sai perdendo nessa equação. Entrar em uma empresa com um plano de carreira e treinamentos para que você melhore profissionalmente é o melhor dos mundos.

Afinal, se sentir preparado para tomar decisões importantes no trabalho é um reflexo do seu profissionalismo e capacidade. Fazer o seu  colaborador se sentir prestigiado o estimula a ser mais produtivo.

Muitos funcionários não possuem um local calmo, com tecnologia de ponta e internet veloz para assistir as aulas e treinamentos online. Por isso, ter o treinamento na sua empresa em uma sala de reunião, ou uma sala especial para isso pode ser uma vantagem e tanto.

Outra vantagem para o funcionário é o custo. Afinal, muitos cursos presenciais pesam no orçamento de um colaborador e são mais difíceis de pagar.

Com a empresa pagando o treinamento online, o colaborador terá o melhor ensino possível, sem ter que arcar por isso.

Os cursos online possuem material completo com exemplos práticos e ampla linguagem visual, além de certificado ao final do treinamento, garantindo uma melhoria visível no currículo do funcionário.

Assim, o colaborador terá mais prazer para estar na empresa, trabalhará melhor se sentindo prestigiado, investirá sua força de trabalho, criatividade e tomará as melhores decisões possíveis para a empresa.

Se você gostou do artigo de hoje, assine a nossa Newsletter e acompanhe nosso blog:

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Até a próxima!



Futuro RH: para onde caminha essa área?
Onboarding: como escalar e otimizar treinamento para clientes?

Deixe uma resposta

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.