Um blog sobre planejamento,
gestão e otimização de cursos
e treinamentos online.

Fique por dentro de atualizações e novidades e potencialize seus resultados.

Acompanhe e faça parte!

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.

O que é CRO e como aplicar no seu site

O seu site recebe muitas visitas, mas há poucas conversões? Há muitos motivos possíveis para isso acontecer. É exatamente por essa razão que é importante saber o que é CRO e como aplicar. Do inglês, CRO significa “otimização da taxa de conversão”. A análise consiste em observar o tráfego da página e entender por que […]

O que é CRO

O seu site recebe muitas visitas, mas há poucas conversões? Há muitos motivos possíveis para isso acontecer. É exatamente por essa razão que é importante saber o que é CRO e como aplicar.

Do inglês, CRO significa “otimização da taxa de conversão”. A análise consiste em observar o tráfego da página e entender por que os usuários não seguem um determinado CTA. Por exemplo, assinar um boletim informativo ou se cadastrar para um webinar

 

Você entendeu a importância da prática e quer saber mais a respeito? Então, vamos aprender mais sobre o assunto.

 

O que é CRO?

 

CRO é abreviação do termo em inglês “Conversion Rate Optimization” que, em tradução livre, significa “otimização da taxa de conversão”. O objetivo  da prática é testar sites e identificar formas de melhorar a taxa de conversão.  

Nem sempre as ações de CRO visam atrair mais visitantes. O principal intuito é contribuir para que leads qualificados realizem uma determinada ação, de acordo com o objetivo da estratégia de marketing. Ou seja, conversão não significa, necessariamente, “vendas concluídas”. Outras ações podem ser consideradas como uma conversão:

 

  • Preencher informações de contato em um formulário;
  • Começar a testar um produto ou  serviço;
  • Seguir os perfis das redes sociais do negócio;
  • Clicar no botão de CTA para baixar um material rico.

 

A análise de CRO traz inúmeros benefícios, pois o empresário passa a conhecer seu público. Assim, fica mais fácil pensar em estratégias para reduzir o CAC (Custo de Aquisição do Cliente), a otimizar as páginas e a analisar a jornada de compras.

Para ajudar nesse processo, existem práticas e ferramentas muito úteis e importantes. A vantagem é que a maior parte delas são acessíveis e fáceis de realizar. 

 

Melhores práticas de CRO

 

Remarketing

O remarketing visa manter sua marca presente para os visitantes do seu site. Com isso, o usuário vai se lembrar da empresa e ficar mais atento aos benefícios oferecidos.

A estratégia é lançar anúncios para os leads que já demonstraram interesse, de alguma forma, em algum produto ou serviço. Um exemplo é quando uma pessoa acessa a página de um produtos. As chances dela ter interesse em adquiri-lo são grandes. Portanto, investir em anúncios mais específicos, de acordo com o momento da jornada de compra do usuário, aumenta as chances de conversão.

 

 Otimização de conteúdo

De acordo com pesquisa divulgada pela Rock Content em 2019, empresas que usam marketing de conteúdo têm até 1,3 vezes mais visitas e 1,4 vezes mais clientes em potencial. Portanto, não há dúvida de que a criação de conteúdo é importante para aumentar o tráfego do site.

No entanto, para aumentar as conversões, você precisa otimizar seu conteúdo. A inclusão de CTAs adequados é um exemplo de medida que deve ser considerada.

 

Teste A / B

O teste A / B tem como objetivo comparar elementos distintos com o objetivo de descobrir qual gera melhores resultados. Como esses testes mudam apenas uma variável, não há dúvida sobre a causa do resultado.

Aqui estão alguns fatores que você pode alterar em sua página de destino:

falar com um consultor

 

  • Cor do botão CTA;
  • Posicionamento de botões de CTA.
  • URL;
  • Elementos visuais.

 

No entanto, não mude tudo de uma vez. Isso torna mais fácil definir os melhores elementos de conversão para sua próxima página de destino.

 

Melhore a experiência do usuário

Nesse caso, a experiência do usuário se aplica às percepções dos visitantes do site. Uma pesquisa com 1.500 usuários descobriu que 88% dos consumidores online têm menos probabilidade de retornar a um site após ter uma experiência ruim. Por outro lado, se o site for fácil de usar, as pessoas tendem a continuar navegando. Por isso, é importante estar atento às tendências de UX Design. 

 

Ferramentas de CRO

 

Análise do Google

O Google Analytics é uma ferramenta básica e deve ser incluída em sua estratégia de CRO. Monitore o tráfego do site para entender o que os visitantes estão fazendo. Leve em consideração:

 

  • A taxa de rejeição;
  • O tempo que o usuário passa no site;
  • O número médio de páginas visitadas;
  • O dispositivo mais comumente usado.

 

GooglePageSpeed ​​Insight

A velocidade da página é um fator que muitas pessoas esquecem quando se trata do que é um CRO. Mas esse é um fator analisado pelo Google para classificar as páginas SERP.

O Google PageSpeed ​​também mede com precisão o que pode afetar a velocidade do seu site e seu desempenho. Assim, com a ferramenta, você extrai:

 

  • O tempo médio de carregamento da página;
  • Os resultados de desempenho em PCs móveis e desktop.
  • Propostas de melhoria;
  • Os pontos positivos que existem.

 

Kissmetrics

Com o Kissmetrics, você pode descobrir no que os usuários do seu site estão mais interessados. Essa ferramenta realiza análises comportamentais que podem otimizar pontos de interesse do público em geral. As principais características do programa são:

  • Relatório de teste A / B.
  • Segmentação de dados;
  • Envie um email baseado em seus interesses.
  • Análise de tráfego.

 

Unbounce 

O Unbounce destina-se a testes A / B em páginas de destino. Observe que esta plataforma não é adequada para testes multivariados. Esta ferramenta é fácil de usar e muito eficaz para estratégias de CRO. Os principais recursos são:

  • Criação de uma página de destino.
  • Testes que ajudam a melhorar as conversões.
  • Estatísticas de visitantes.

 

Hello Bar

Hello Bar é uma excelente plataforma para a captação de clientes em potencial. É gratuita e fácil de usar. Permite criar alguns popups, que podem ser fixados na página ou exibidos de acordo com algumas ações do visitante.

 As janelas popup podem certamente solicitar e-mails dos visitantes, por exemplo, o que pode ajudar a melhorar a CRO. A pessoa que preencher provavelmente é um lead qualificado e está interessado em receber mais conteúdo de marca.

 

Conclusão

Saber o que é CRO e colocar em prática é um grande e importante passo para o seu negócio digital, especialmente se for um curso online, no qual a experiência do aluno e dos leads é fundamental para o seu sucesso.

Portanto, a hora de colocar a mão na massa é agora! 

E, para te ajudar com a estratégia, conte com a SparkFunnels. A ferramenta gratuita da HeroSpark permite que você crie funis de vendas de alta conversão, incluindo a criação de landing page e automação de e-mails. Certamente, os recursos agregarão muito em sua estratégia de CRO.

Processo de tomada de decisão: 5 ferramentas úteis
Como fazer um mapa mental

Deixe uma resposta

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.