Um blog sobre planejamento,
gestão e otimização de cursos
e treinamentos online.

Fique por dentro de atualizações e novidades e potencialize seus resultados.

Acompanhe e faça parte!

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.

Incentive a realização de cursos empresariais

Esse é um guest post do blog Guia de Investimento e te ajudará a entender mais sobre como levar cursos empresariais para a sua empresa.

Cursos Empresariais

A valorização dos funcionários é uma peça chave no desenvolvimento de uma empresa de sucesso, independente do porte ou do setor. A motivação e a capacitação dos colaboradores é fundamental não só para a garantia de um serviço de qualidade, mas também para a produtividade. Por isso o empreendedor que oferece cursos empresariais e se preocupa com o bem-estar do trabalhador se destaca.

Por mais que a empresa tenha processos bem planejados e modernos, sem a capacitação dos profissionais a equipe fica estagnada e com pouca perspectiva de competitividade.

Além disso, os cursos empresariais colaboram para incentivar boas práticas de segurança do trabalho e saúde ocupacional, o que contribui para evitar gastos com afastamentos ou indenizações trabalhistas.

Em um tempo em que a cada dia são inúmeras as novidades tecnológicas, é cada vez mais necessário que os profissionais tenham a utilidade comprovada através da renovação de conhecimentos, como uma forma de manter-se ativos no mercado de trabalho.

Incentivar a realização de cursos na empresa e cuidar para que os colaboradores tenham boas condições de trabalho é fundamental para assegurar a qualidade da equipe e alcançar o sucesso no negócio.

A importância da capacitação profissional

Por meio da realização de cursos dentro das empresas, os gestores podem contribuir para a capacidade intelectual dos colaboradores, aumentando as suas habilidades profissionais. 

Outro ponto positivo é o reforço ao cumprimento das normas empresariais, de acordo com os princípios e objetivos da organização. 

Problemas corriqueiros do dia a dia laboral, como atrasos ou faltas, improdutividade, desperdícios, conflitos internos e desmotivação também podem ser abordados. Dentre as vantagens é possível citar:

  • A retenção de talentos na empresa;
  • A motivação dos funcionários;
  • Aumento do diferencial competitivo;
  • E a redução de gastos com as equipes, de maneira geral.

Empresas atentas ao desenvolvimento dos funcionários passam a ser vistas como um ambiente favorável ao aprendizado. E isso é bastante bem visto pelas novas gerações. 

Ao oferecer um espaço favorável para o conhecimento e as experiências dos funcionários, a gestão passa a impactar em suas vidas de maneira muito positiva. Um dos resultados é um relacionamento harmonioso entre empregadores e funcionários.

Como as pessoas estão cada vez mais focadas no desenvolvimento pessoal e profissional, esses profissionais tendem a ser mais leais e dedicados em ambientes que considerarem construtivos.

O sentimento de lealdade é fundamental para o engajamento dos colaboradores, que se sentem motivados para a aplicação dos conhecimentos adquiridos em cursos empresariais.

Como um dos efeitos da capacitação é a produtividade com qualidade, as empresas têm o diferencial competitivo destacado, e estão sempre a um passo à frente de seus concorrentes.

A redução de custos acontece naturalmente, já que os funcionários ganham condições para descobrir novas técnicas e identificar oportunidades de melhorias. Além disso, com uma equipe de qualidade engajada, motivada e unida, a rotatividade dos funcionários pela empresa tende a ser muito pequena.

Como implantar uma estratégia de capacitação e motivação?

Qualquer campanha a ser implementada dentro de uma empresa depende de um planejamento detalhado, com foco nos resultados que se espera alcançar. Não adianta esperar resultados positivos na prevenção de acidentes e segurança do trabalho, por exemplo, entregando treinamentos aleatórios e negligenciando equipamentos básicos. É preciso agir de forma completa, oferecendo cursos empresariais pertinentes aos funcionários e criando um espaço seguro, ao comprar extintor de incêndio e outros itens de segurança, por exemplo.

Nesse contexto, alguns pontos relevantes para a implementação da estratégia são:

Formação de multiplicadores

É muito comum que os gestores escolham, nos diversos setores das empresas, pessoas comunicativas e com perfil pró-ativo para repassar informações e estimular a cultura de inovação. Elas devem estar engajadas em espalhar conhecimento técnico, valores e políticas da empresa.

Identificação do cliente interno

Antes de pensar nos cursos na sua empresa e atividades, é essencial estudar o perfil dos funcionários que participarão de cada processo educacional. É importante que a capacitação seja realmente necessária e útil para os colaboradores. Por isso, uma dica é pensar de maneira objetiva em quais problemas a programação deve estar focada em resolver.

Levantamento das reais necessidades

É recomendado que o gestor realize entrevistas, aplique questionários e colete o máximo de informações for possível acerca dos principais problemas e necessidades das linhas produtivas, e que podem ser solucionados com a programação de cursos e capacitações. Ao identificar os principais gargalos, se torna mais fácil resolvê-los.

Execução controlada do processo

Com os programas definidos de acordo com as necessidades dos trabalhadores e do ambiente de trabalho, é preciso ter em mente, de forma clara e organizada, os resultados esperados. Gestores devem sempre se atentar à relação custo-benefício, assim como temas, metodologias, instrutores e infraestrutura do treinamento.

Avaliação dos resultados

Ao final, além de saber todos os custos do programa, é preciso saber qual foi o retorno do investimento para a empresa, dando um feedback para a organização. É necessário verificar se os cursos agregam valor à empresa e funcionários, medindo a produtividade, notando comportamentos e relações interpessoais.

Cuidado com o funcionário

O cuidado com os colaboradores de uma empresa, básico para o sucesso de um empreendimento, também se expressa em medidas de segurança e na preocupação com o conforto dos funcionários.

Segurança no ambiente de trabalho

Um exemplo é a necessidade do AVCB bombeiros. O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros comprova que as edificações vistoriadas apresentaram boas condições para evitar e combater incêndios. São avaliados todos os equipamentos e sistemas de combate a incêndios, além da presença de rotas de fuga, sinalização e saídas de emergência.

Com o objetivo de auxiliar as empresas no momento de emissão ou de renovação AVCB, empreendimentos especializados oferecem assessoria completa e reduzem o tempo e o estresse envolvidos nos processos.

Segundo a legislação trabalhista brasileira, toda empresa deve contar com uma equipe treinada segundo a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e, diante de uma eventualidade, os funcionários devem realizar o resgate ou imobilização do colaborador em situação emergencial com um kit primeiros socorros completo.

Conforto dos colaboradores

Para o conforto e motivação dos funcionários no dia a dia, além de investir nos cursos empresariais, é importante que eles se sintam queridos e importantes para a empresa.

Uma ideia para presentear os colaboradores diante de uma ocasião especial, como aniversário ou cumprimento de metas, é a distribuição de brindes corporativos personalizados.

Cadernos, agendas, canetas e calendários personalizados podem ser bastante úteis na rotina de trabalho dos profissionais, além de demonstrar o carinho da gestão para com o colaborador, fazendo com que ele se sinta valorizado.

Também é importante que, no seu período de intervalo, o profissional tenha um espaço agradável para o descanso remunerado, principalmente aqueles que fazem as refeições na empresa.

Até uma poltrona que faz massagens pode contribuir para o conforto e produtividade dos funcionários.

Durante as atividades, os locais de trabalho devem estar sempre limpos, com os utensílios e maquinários necessários para a atividade em boas condições de preservação.

Nos mais variados ambientes de trabalho, a ergonomia é fundamental para o conforto. Nos escritórios, até mesmo móveis planejados alto padrão podem contribuir para a motivação e produtividade dos colaboradores.

Como mensurar os resultados em cursos empresariais?

Na gestão de uma empresa, todos os planos e planejamentos a serem executados precisam ter um objetivo claro. Por isso, ao pensar em estratégias para a motivação e capacitação dos funcionários é preciso atentar-se aos principais problemas que se pretende combater.

Ao aprender a mensurar os resultados de uma ação, é possível que a gestão identifique a necessidade de mudar as estratégias ou seguir em frente.

Desta forma, se o problema inicial dos funcionários é a gestão do tempo, é preciso medir justamente esse aspecto na rotina após os treinamentos -através dos cursos empresariais – e melhorias.

Uma forma de medir os resultados, portanto, seria notar a agilidade e a realização de tarefas no dia a dia, comparando o comportamento dos funcionários com o período anterior ao curso.

Independente da estratégia escolhida para impulsionar a produtividade e promover o conhecimento dentro da empresa, cabe à equipe de gestão o planejamento, aplicação e medição dos resultados das ações, de acordo com as características do negócio.

Ao final, os empreendedores precisam ter em mente que os cursos empresariais e melhorias nos ambientes de trabalho não são gastos extras, mas sim investimentos no capital humano, com grandes probabilidades de valorização do negócio. 

As organizações que acreditam em seus funcionários, investem no conhecimento deles e dão espaço para que essas pessoas possam aplicar suas habilidades costumam ter melhores resultados, cumprindo seus objetivos e metas com maior rapidez e harmonia.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

O que é e como se tornar um empreendedor individual?
O que faz um coach e como se tornar um

Deixe uma resposta

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.