Um blog sobre planejamento,
gestão e otimização de cursos
e treinamentos online.

Fique por dentro de atualizações e novidades e potencialize seus resultados.

Acompanhe e faça parte!

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.

Treinamento e Capacitação: o que é, importância e incentivos

Entenda neste artigo sobre capacitação e treinamento de colaboradores para você colocar em prática na sua empresa da melhor maneira e confira as dicas para engajar colaboradores, inclusive em treinamento EAD.

capacitação

O treinamento e capacitação é o modo de garantir o desenvolvimento de habilidades. Este processo permite auxiliar a necessidade dos clientes, além de ser útil para os produtos e serviços.

Independente das formas de aprendizagem é possível oferecer uma nova postura para as organizações. Este cuidado pode influenciar e beneficiar as necessidades no ambiente de trabalho.

Diante disso, ao investir é possível que os funcionários e colaboradores tornem-se peritos em determinado item. Pensando nisso, resolvemos abordar em detalhes sobre este tema.

Para compreender um pouco da importância e aplicação deste processo, vamos trazer as seguintes questões:

Acompanhe o artigo até o final leitor e fiquem por dentro dos benefícios e aplicações. Caso fique alguma dúvida basta deixar um comentário ao final do artigo.

Boa leitura!

O que é o treinamento e a capacitação

O processo de treinamento é a forma de preparar um indivíduo com o objetivo de melhorar o que ele já sabe. Ou seja, a ideia é garantir o aperfeiçoamento de suas habilidades.

Através do treinamento é possível garantir novos ensinamentos e métodos para alcançar os seus objetivos.

Na capacitação a base segue com o intuito de preparar e desenvolver alguma atividade. Por meio da competência é possível ensinar novas habilidades e deixar o usuário pronto para desempenhar determinada função.

Além disso, é possível inserir vários métodos para o desenvolvimento dos colaboradores que seguem desde:

  • Avaliação de desempenho;
  • Cursos via internet/intranet;
  • Movimentações internacionais;
  • Treinamento em sala de aula;
  • Treinamento no local de trabalho (em campo);
  • Troca de função/área de trabalho/local (job rotation);
  • Entre outros.

Importância do Treinamento e Capacitação para empresa

Não tem como negar como os usuários são as partes mais importantes de uma empresa. Estes profissionais têm a tarefa de representar a sua empresa.

Com a qualificação dos colaboradores e da equipe em uma empresa, é possível garantir o desenvolvimento de todas as áreas. Este meio envolve todos, desde os profissionais da diretoria, assim como gerência, supervisão, atendimento, inclusive da limpeza.

Para que o seu negócio atinge a superioridade é necessário pensar em um todo. Ou seja, a sua marca se desenvolve desde o seu local, capital, capacidade tecnológica, mas principalmente pela capacidade do seu pessoal.

Diante disso, quanto mais for investido na empresa, principalmente com novas tecnologias, isto exige mais dos colaboradores. Neste ponto é fundamental que aconteça o desenvolvimento das habilidades pessoais, técnica e meio intelectual. Com a aplicação do treinamento e capacitação é possível favorecer o encontro destes objetivos.

A capacitação é um modo de garantir o treinamento e direcionar o seu profissional. Ao final é possível que ele receba uma educação, reciclagem para que isto influencia e proporcione uma alteração do seu comportamento.

Através do treinamento profissional o colaborador tem como adquirir novas características. Ou seja, pode se tornar mais pró-ativo, além de ter conhecimento sobre as necessidades específicas da empresa e do setor.

Diante disso, ao investir nestes pontos é possível também receber outros benefícios. Entre eles podem citar:

  • Ambiente de trabalho agradável;
  • Diminuição na rotatividade de pessoal;
  • Elevação na produtividade;
  • Empresa mais competitiva.
  • Entrosamento entre os funcionários;
  • Redução de custos.

Com os itens acima apresentados podemos partir para o nosso próximo tópico. Acompanhe!

Como incentivar Treinamento e Capacitação

Cada vez mais o consumidor tem cobrado do mercado, portanto, é importante que as empresas estejam dispostas a oferecer sempre o melhor. Para isto é necessário que o incentivo e aprendizado estejam presentes entre as organizações.

A disponibilidade deste trabalho para os colaboradores é fundamental, entretanto, cada vez mais é comum à necessidade de incentivar este meio.

Para que o treinamento e capacitação estejam presentes na rotina, preparamos algumas dicas de incentivos. A seguir veja como garantir o desenvolvimento de toda sua equipe.

Sirva como exemplo

É necessário que exista uma coerência do discurso, com a atuação para que os empregados possam se sentir motivados e inspirados com a atividade.

Compartilhamento do conhecimento

Ao oferecer conhecimento é preciso demonstrar que este novo aprendizado e importante para o sucesso. Procure fazer com que acontece uma aproximação de gestores e colaboradores para que desenvolva a confiança e comunicação. Este trabalho em grupo pode permitir o desenvolvimento dos resultados corporativos.

Dê valor aos trabalhos bem produzidos

Todos os projetos e atividades que foram bem desenvolvidas, precisam de reconhecimento. O ideal é que você demonstre isso para o seu colaborador para que ele se sinta motivado.

Criatividade

A criatividade também precisa ser valorizada e se possível premiada. Este processo pode contribuir para o desenvolvimento da empresa e garantir que alcance novos níveis de sucesso.

Novos talentos

Todos os talentos precisam ser incentivados e reconhecidos. Isto pode partir deste o treinamento e capacitação. A ideia é saber direcionar para que isto seja benéfico para o colaborador e para a empresa.

Por que investir

O investimento no treinamento e capacitação pode garantir o desenvolvimento de alguns itens como tratamos acima. Para entender um pouco mais sobre cada um, veja como isto pode ser vantajoso até em momentos de crise.

Produtividade

A produtividade é importante em qualquer situação. O incentivo na capacitação profissional de equipe e colaboradores, podem influenciar na produtividade do negócio.

O profissional que tem capacidade de desenvolver habilidades específicas pode desenvolver o trabalho com qualidade e menor tempo. Em alguns casos é possível até garantir a economia dos serviços.

Rotatividade da equipe

Ao investir na capacitação dos seus colaboradores e oferecer cursos e treinamento é possível minimizar demissões e trocas. O funcionário que possui preparo, consegue visualizar incentivos na empresa, além de evitar a perca do tempo e dinheiro. Isto também evita a necessidade de procurar novos profissionais.

Ambiente de trabalho

Com a oportunidade de capacitação é possível que o profissional sinta-se valorizado e integrado para a empresa. Esta ação faz com que a equipe fique mais fiel aos valores e as missões da empresa.

União dos colaboradores

Os treinamentos para os funcionários é um modo de garantir a motivação e união da equipe. Com a atividade é possível estimular o seu convívio, aprendizado, além de proporcionar benefícios no fluxo de trabalho. O colaborador que estiver treinado pode passar este conhecimento para novos funcionários.

Mercado

Uma empresa que investe na formação dos funcionários apresentam melhores serviços. Com as novas habilidades é possível que os colaboradores apresentem mais recursos e estejam prontos para ajudar e garantir a competitividade no mercado.

Redução de custos

No final de contas um dos maiores benefícios ao trazer a capacitação dos colaboradores é permitir a redução de custos. Com o conhecimento é possível que os profissionais estejam prontos para executar o trabalho e diminuir erros, o que influencia nos gastos desnecessários.

Treinamento e Capacitação no EAD ou cursos online

Agora que vimos como o treinamento e capacitação são fundamentais, é válido investir neste processo com EAD ou cursos online. O investimento nestes meios é uma forma de garantir o treinamento para os colaboradores.

O processo pode trazer o aprendizado até mesmo com especificações por meio de cursos personalizados. Independente do modo escolhido, seja com a educação à distância ou presencial é possível garantir que os profissionais fiquem mais qualificados e consigam ter mais competitividade no disputado mercado.

Este meio é válido, seja em qualquer segmento e pode ser aplicado nas empresas de pequeno, médio e grande porte. A escolha pelo EAD ou cursos online é uma alternativa para permitir a redução de custos.

Dados no Brasil

Segundo o Ministério da Educação (MEC), a educação à distância (Ead) é a modalidade de ensino que mais cresceu no país na última década. A Associação Brasileira de Ensino à Distância (Abed), também mostra que volume de alunos matriculados em graduações a distância no Brasil pulou de 1,1 milhão para 5 milhões um crescimento significativo de 354%.

De acordo com os dados, das 3,3 milhões de matrículas que foram realizadas entre os anos 2003 e 2013, 1/3 delas eram cursos à distância.
Estes números fazem parte da pesquisa da Abed publicada no final do ano passado e que indica a existência 135 mil graduandos e mais 49 mil matriculados em cursos de pós-graduação à distância no Brasil em 2016.

O censo da Abed ainda mostra um crescimento significativo da procura por alunos de cursos técnicos. Sendo 66 ofertas nesta modalidade oferecidas por instituições brasileiras, número que aumentou para 219 no ano passado, garantindo uma expansão de 213% em dez anos.

Para a Abed, “a presença massiva de cursos técnicos e profissionalizantes reforça o valor do Ead para atender a demandas práticas de educação com resultados rápidos e perceptíveis na empregabilidade”.

O benefício apresentado pelos alunos envolve mensalidades mais baratas, os horários flexíveis, a autonomia e sem necessidade de deslocamento diário.

Com estes dados vemos como o treinamento e capacitação pode partir destes pontos. No entanto, o mais importante é que todo este processo seja direcionado para os objetivos da organização. Com esta proposta é possível que o profissional possa alcançar as metas.

Agora que você conhecimento um pouco sobre treinamento e capacitação de pessoas não perca tempo e invista em sua companhia.

Gostou do conteúdo? Aproveite para assinar nosso blog e receber as novidades no seu e-mail.

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!


Guia Fórmula de Lançamento: tudo que você queria saber!
Atendimento ao cliente: importância, princípios e como deve ser

Deixe uma resposta

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.