Um blog sobre planejamento,
gestão e otimização de cursos
e treinamentos online.

Fique por dentro de atualizações e novidades e potencialize seus resultados.

Acompanhe e faça parte!

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.

Treinamento corporativo: vale a pena investir em cursos online?

Hoje em dia, há um consenso sobre a necessidade de treinamento dos profissionais para se ter melhor desempenho no mercado. Porém, muitas empresas ainda se sentem receosas em investir nessa capacitação, principalmente quando essa qualificação é a distância. Algumas das justificativas são o medo de não ter o retorno esperado e menor tempo de produtividade. […]

treinamento-online

Hoje em dia, há um consenso sobre a necessidade de treinamento dos profissionais para se ter melhor desempenho no mercado. Porém, muitas empresas ainda se sentem receosas em investir nessa capacitação, principalmente quando essa qualificação é a distância. Algumas das justificativas são o medo de não ter o retorno esperado e menor tempo de produtividade. Se você ainda dá essas justificativas, esse artigo é para você.

O treinamento corporativo é essencial para que o profissional entenda plenamente a dinâmica de funcionamento da companhia e o que a empresa espera dele. Para que a relação entre empregador e empregado seja harmônica e para que a empresa alcance os melhores resultados, o funcionário precisa desse conhecimento e que essa expectativa seja explícita.

Muitas companhias caem no erro de deixar que o funcionário aprenda suas tarefas ao longo do tempo, no cotidiano. Dessa forma, é possível que alguma informação importante se perca. Enquanto que, tendo um tempo exclusivo para o treinamento, o profissional entende que todas aquelas informações transmitidas naquele momento são importantes. Se o treinamento passa a ser uma atitude focada em vez de passiva, isto é, um momento de aprendizado em vez de um conhecimento empírico na prática do dia a dia, há várias outras vantagens a serem levadas em consideração.

Ao investir no treinamento corporativo, a companhia agrega valor não só a ele, mas também a si mesma. Quando a companhia passa a proporcionar essa experiência, o colaborador passa a ver o emprego como um local de aprendizado. Isso torna o ambiente de trabalho mais estimulante e agradável.

Muda não só a forma como o profissional vê a empresa, mas também a forma como a empresa é vista no geral. Ter um profissional capacitado é sinal de que a empresa se preocupa com excelência, o que reflete na visão que as outras empresas têm dela. Isso contribui para um bom networking e faz com que ela se destaque no benchmarking.

Economicamente falando, ter um profissional capacitado é muito mais lucrativo. Se a empresa escolhe economizar em mão de obra, em vez de colher os frutos que um bom profissional planta, a empresa acaba tendo prejuízos em consertar erros que poderiam ter sido evitados com um bom treinamento.

Mesmo que existam candidatos previamente qualificados no mercado, é mais vantajoso treinar o profissional e garantir que o conhecimento que ele possui é exatamente o que você espera que ele use posteriormente. Além disso, sendo o seu treinamento, os conteúdos serão assimilados pensando na prática do cotidiano da sua empresa em específico, então a experiência vai ser personalizada,  e consequentemente, os retornos serão melhores.

Podemos concordar, então, que investir no treinamento e desenvolvimento do seu funcionário é um caminho muito melhor. Agora, por que não fazer essa capacitação online?

Use a tecnologia a seu favor

Te convido a dar uma olhada rápida ao seu redor. Quantos dos objetos que você conseguiu ver tiveram alguma influência tecnológica para estar aí onde estão? Imagino que você tenha respondido “todos”, certo?

Nosso modo de viver nos tornou realmente dependentes da tecnologia. Sem ela, gastaríamos muito tempo em tarefas simples. Imagine que você precisasse, nesse minuto, descobrir um bom curso. Sua primeira decisão poderia ser consultar a internet. E caso não existisse internet? Certamente você deve ter se lembrado de quando as gigantescas enciclopédias eram o principal meio de pesquisa. Mas mesmo na enciclopédia, essa procura demoraria bem mais que um minuto. E bem, até para publicar as enciclopédias foi necessária uma prensa, que também é tecnologia.

O que estou querendo dizer com tudo isso é: Você precisa de tecnologia. Você está imerso nela e sem dúvidas o seu negócio precisa dela. Esse é o ponto crucial que precisamos tocar. Se em todos os campos a tecnologia se faz presente, nada mais natural, então, que utilizá-la a seu favor também na capacitação dos seus profissionais.

Treinamento online

Pensando na qualificação dos colaboradores, muitas empresas ainda são assoladas pelo medo de investir em cursos, principalmente online. Há insegurança de que o curso fique esquecido no desktop ou que o tempo dedicado ao curso signifique menos tempo de produtividade.

Esses medos são reais, mas não precisam – e não devem – sobrepor a motivação de investir no profissional. Isso porque, um LMS, Learning Management System (ou Sistema de Gestão de Aprendizagem) te permite administrar o curso. Através dele, você consegue determinar os horários das aulas de acordo com o melhor período do expediente. Assim, o colaborador consegue ter um momento reservado para o aprendizado, sem ter que se multiplicar para dar conta de todas as tarefas ao mesmo tempo. Além disso, é possível acompanhar o desempenho e estimular o engajamento do colaborador ao longo do programa. Podendo assim, dar feedbacks e saber quando o treinamento está recebendo menos atenção que deveria.

Existem vários tipos de treinamento, mas no formato clássico são formadas turmas que precisam se adequar a um horário e a um mesmo ritmo. Diferente disso, no treinamento online o aluno aprende no seu próprio tempo. Como numa aula particular, o aluno seguirá o seu ritmo, podendo extrair muito melhor o conteúdo. Essa é mais uma garantia de que seu investimento valerá a pena.

O estudo online também abre espaço para a aprendizagem adaptativa, que trata-se de uma metodologia em que as técnicas de ensino são pensadas de maneira personalizada. Nessa modalidade, a tecnologia é a mediadora entre professor e aluno. Auxilia o educador a entender as necessidades de cada aprendiz e modela o ensino a partir da análise das respostas/reações.  Dessa forma, seus colaboradores têm uma experiência completa de aprendizado, além de se sentirem contemplados, especiais.

Redução de custos

O treinamento online acaba abrindo um leque de possibilidades mais em conta. É possível que o profissional tenha acesso a uma gama de disciplinas que só estariam disponíveis em outras localidades, por exemplo. É muito mais caro para a empresa custear uma viagem, que contratar um curso online.  Ainda mais se levando em consideração que seria um gasto multiplicado para uma certa quantidade de funcionários.

O curso online é muito mais econômico, além de ser duradouro também. A facilidade de ter o conteúdo disponível para consulta é mais uma vantagem, já que, do contrário, a informação que não fosse absorvida no primeiro momento seria perdida. Se não online, como garantir uma aula disponível 100% do tempo? Você consegue imaginar um profissional à disposição 24h na sua empresa para repetir um mesmo conteúdo durante anos? É completamente inviável, mas uma plataforma online te permite exatamente isso.

Homogenize o treinamento

Outra vantagem é que sendo online, é possível padronizar o treinamento. Então qualquer um de seus colaboradores vai ter o mesmo material disponível.  Isso sem correr o risco de defasagem por fatores adversos, já que todas teriam acesso precisamente às mesmas informações. Isso garante que todos os funcionários dominem os mesmos conteúdos, gerando até uma interdisciplinaridade dentro dos setores. Quanto mais os seus colaboradores dominarem as características do seu produto e da sua marca, melhor será seu desempenho como um todo.

Pensando também numa empresa grande, com várias filiais, essa unificação de conhecimento é essencial para que todas as engrenagens funcionem em sintonia. É importante, a nível de excelência, manter um padrão de qualidade não só dos produtos, mas também dos profissionais.

Para o colaborador

Outro ponto ímpar é o bem estar do funcionário. Quando a empresa cria uma cultura de valorização do colaborador, ele se sente parte da empresa.  Nessa cultura, é preciso instituir que investir no treinamento corporativo é mostrar que a empresa se preocupa especialmente com seu desempenho, e não com mais um funcionário.  

Dessa forma, o colaborador sente que é importante e isso gera maior engajamento, como um gatilho de reciprocidade. Esse gatilho, que é a base do Inbound Marketing, é uma ótima estratégia. O gatilho da reciprocidade aponta uma tendência natural em querermos retribuir. Como se, quando nos é feito um favor, sobrasse um déficit que precisássemos pagar.

No seu negócio, esse pagamento será em forma de produtividade. Ou seja, ao sentir que a companhia se importa, o colaborador sentirá a necessidade de devolver essa valorização e se dedicará  mais ao trabalho na intenção de valer o investimento da empresa. No fim, o tempo que é usado no curso, na verdade, acaba gerando mais tempo produtivo.

Se você chegou até aqui e ainda acredita que o treinamento online pode não ser uma boa ideia, te faço uma pergunta. Se você pode somar economia, modernidade, valorização e produtividade, por que não somar? É isso que o ensino a distância proporciona.

Conclusão

É de suma importância investir no treinamento corporativo. Associar essa necessidade à tecnologia é uma ótima estratégia,  já que os cursos online te viabilizam uma série de vantagens que o curso presencial não oferece. Vale a pena usar cursos online para o treinamento de colaboradores.

A qualidade de poder oferecer e gerir um curso para direcionar as habilidades dos seus funcionários. A praticidade de poder ter o conteúdo a qualquer momento do dia, por tempo indeterminado. A confiança de que seus profissionais vão ter acesso ao mesmo conteúdo, de qualquer lugar do mundo. A economia de poder gastar menos e ter retorno garantido. Todos esses fatores mostram que a tecnologia é a aliada ideal.

E além de todos esses pontos, garantir que seu colaborador esteja feliz. Afinal, o sucesso do funcionário é o sucesso da empresa. 

Agora que você já sabe todas as vantagens do treinamento corporativo, que tal conhecer a melhor plataforma de ensino online?

Até a próxima!

Endomarketing: a ferramenta para o engajamento na sua empresa
EAD Cast - Lançamento do PodCast sobre educação, tecnologia e ensino online

Comentários (3)


  1. celso antunes
    26/02/2018 às 10:09

    adorei o sait

    • Bárbara Leal
      26/02/2018 às 11:26

      Que bom, Celso! Temos muito conteúdo interessante por aqui.
      Um abraço!

  2. Pingback: Treinamento empresarial: por que investir para seus funcionários?

Deixe uma resposta

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.