Um blog sobre planejamento,
gestão e otimização de cursos
e treinamentos online.

Fique por dentro de atualizações e novidades e potencialize seus resultados.

Acompanhe e faça parte!

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.

O que é absenteísmo e como solucionar esse problema na sua empresa?

O absenteísmo é um padrão comportamental que reflete as ausências de colaboradores em um ambiente de trabalho. Seja por falta, atraso ou algum motivo interveniente, este artigo te ajudará a evitar esse problema em sua empresa.

absenteísmo

Para saber lidar com o absenteísmo é preciso ter conhecimento sobre o seu conceito. Este termo tem referência com algo bastante habitual nas empresas: as faltas dos colaboradores.

De forma direta, o absenteísmo nas empresas significa a ausência dos funcionários no ambiente de trabalho. Apesar da palavra ser pouco utilizada é bastante comum no universo corporativo.

Caso este índice seja normal na empresa, ou seja, quando os colaboradores faltam com frequência, significa que algo está errado. Para quem deseja lidar com este problema e saber como evitá-lo, pode acompanhar o artigo que ele será bastante útil para você 🙂

Logo, vamos abordar os seguintes itens:

O que é absenteísmo

Importância da boa relação entre funcionários e empresa

Condições que contribuem para absenteísmo

Como verificar a taxa de absenteísmo

Resolva os impactos da ausência

Aprenda a diminuir a falta na empresa

Continue acompanhando o artigo e aprenda a lidar com esta questão. Caso tenha qualquer dúvida, deixe um comentário ao final do artigo.

Boa leitura!

O que é absenteísmo

O absenteísmo (ou ausentismo) é o termo usado para um funcionário que falta do trabalho. De origem latina, quer dizer uma pessoa que está fora, ausente ou afastado.

Na prática, ela pode ter relação com o número de trabalho perdido, faltas e atrasos justificados ou não.

Esta falta pode ser frequente ou esporádica e tem relação com atrasos, ou falta de cumprir o horário semanal ou total.

O vídeo a seguir pode dar uma ideia melhor sobre o que é absenteísmo.

Importância da boa relação entre funcionários e empresa

Para garantir o crescimento da sua empresa é fundamental que seus funcionários estejam comprometidos. Como o mercado está cada vez mais competitivo é preciso que ocorra um trabalho colaborativo.

Neste ponto é necessário que exista qualidade dos produtos e serviços, além do compromisso com a empresa. Para que isto ocorra é fundamental que os funcionários estejam satisfeitos.

Para assegurar a motivação dos colaboradores é importante ter uma gestão que trabalhe com os objetivos da empresa. Não existem dúvidas de quem está satisfeito produz mais e melhor, e isto até influência no engajamento da equipe.

Os funcionários contentes permitem a diminuição do turnover (rotatividade) e até garante um ambiente de trabalho mais leve. Com funcionários engajados com sua empresa, isto pode influenciar na evolução até da parte organizacional da empresa.

Condições que contribuem para absenteísmo

Quando existe uma quantidade de colaboradores desmotivados, isto favorece o alto índice de absenteísmo. Estas questões podem ter relação com problemas de saúde e até falta de vontade.

A experiência ruim de trabalho, faz com que os funcionários apresentem situações de estresse que pode desencadear outros problemas.

A falta de colaboradores pode trazer prejuízos e má distribuição das tarefas. O ideal é sempre incentivá-los com estratégias motivadoras. Antes de abordar esta questão, veja alguns fatores que favorecem o absenteísmo:

Líder inábil

Os líderes que não estão preparados e delegam ordens sem conhecimento podem afugentar a sua equipe. Neste link, você pode ter acesso a um material gratuito que pode fazer mudar essa história a partir da qual ajudará um líder a usar a inovação para melhorar seus resultados e ter uma equipe mais motivada.

Infraestrutura

Alguns funcionários têm dificuldades em executar suas tarefas pela falta de recursos ou infraestrutura adequada. A falta de suporte também pode influenciar na ausência dos funcionários.

Meta inatingível

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Ao propor metas, isto pode gerar o estresse entre os colaboradores. Além disso, se for casos intangíveis, isto pode oprimir e fazer com que o colaborador tenha dificuldade com a situação.

Falta de comunicação

A comunicação empresarial ineficiente ou a falta pode gerar interpretações errôneas. Existem casos na qual os funcionários ficam desestimulados.

Funcionários desmotivados

Um clima ruim, brigas, falta de pagamento, imaturidade, entre outros itens podem contribuir para a falta do trabalho.

Doença ocupacional

Uma atividade profissional de modo inadequado pode ocasionar problemas físicos ou mentais, como consequência elevar o absenteísmo na sua empresa.

Assédio moral

O assédio moral é grave e pode ocorrer de diversas maneiras em um ambiente de trabalho. Quando ocorre é preciso que seja tratado com rigor pela empresa.

Como verificar a taxa de absenteísmo

A taxa de absenteísmo pode ser calculada de forma que tenha um número exato. Para a situação vamos dar um exemplo com um mês de trabalho e uma equipe de 10 pessoas.

  1. Faça o cálculo de quantas horas de trabalho à equipe deve cumprir no mês, sem faltas, atrasos ou saídas. Por exemplo, se o funcionário trabalha 6 horas por dia, por cinco dias na semana e quatro semanas no mês a conta seria: 6 x 5 x 4 = 120 h/mês.
  2. Some atrasos, faltas e saídas. Se no mês cinco faltaram, os dias perdidos devem virar horas. Sendo: 5 dias faltados x 6 horas diárias de trabalho = 30 horas perdidas no mês.
  3. Em seguida, some minutos e transforme em horas. Se você tem 6 funcionários na equipe e atrasam uma média de 20 minutos, temos: 6 x 20 min/pessoa = 120 min de atraso no mês, que equivale a 2 h de atraso em toda a equipe.
  4. Agora siga com a soma das horas de faltas e atrasos para ter um número total. Exemplo: 2 h/atraso + 30 h/altas = 32 horas perdidas.
  5. Por fim, divida o número das horas perdidas, pelas horas de trabalho (visto na primeira etapa) e multiplique por 100. Ao final é possível saber o absenteísmo de toda a equipe. Exemplo: 32 h/perdidas em um total de 1000 horas no mês, sendo 32/1000×100 = 3,2. O valor de absenteísmo no mês é de 3,2%.

Lembrando que para estes números funcionarem é preciso ter um controle dos empregados para avaliação.

Resolva os impactos da ausência

Como consequência a estes números de ausência, isto pode influenciar toda a produtividade da sua empresa. Inclusive estes números podem interferir nos lucros.

De modo geral, isto pode trazer problemas na perda de receita, pois, é preciso gastar com horas extras e pagamento dos funcionários ausentes.

Através da baixa produtividade isto afeta a qualidade dos seus produtos e serviços. Este colaborador também é visto como irresponsável o que pode gerar conflitos.

Neste aspecto o clima também é alvo de brigas, já que outros colaboradores precisam cobrir os ausentes. No final de contas a substituição e o estresse prejudica toda a empresa.

Aprenda a diminuir a falta na empresa

Agora que você entende mais sobre o absenteísmo para lidar com este desafio, existem algumas ações eficazes contra as faltas. Para saber aplicar as boas prática e garantir um ambiente de trabalho agradável, descubra a seguir.

Ambiente de trabalho de qualidade

Procure criar um ambiente cooperativo na quais todos trabalhem com harmonia. Para isto também é preciso se preocupar com o espaço de trabalho. Ou seja, salas arejadas, equipamentos de qualidade, boa insolação, entre outros.

Comunicação clara e objetiva

Procure manter um diálogo e não deixe de acompanhar os funcionários com registro de ponto, holerites e comunicados em gerais. O ideal é que o colaborador não seja surpreendido para evitar a insatisfação.

Qualidade de vida

A qualidade de vida é importante na satisfação. O ideal é que o mesmo apresente um equilibro entre trabalho e lazer. O local de trabalho também precisa ser seguro e agradável e jamais ignore problemas de saúde.

Feedbacks construtivos

O feedback positivo é útil para garantir o desenvolvimento do funcionário. Não deixe de elogiar e reconhecer os pontos positivos. Os erros também devem ser indicados, mas de forma respeitosa. Não mostre apenas as falhas, mas apresente sugestões para ele melhorar.

Benefícios

Alguns benefícios são obrigatórios em lei, mas garantir benefícios extras pode ser o diferencial. Para que o colaborador escolha sua empresa, ofereça planos de saúde, assistência odontológica, cursos de qualificação, entre outros.

Conheça sua equipe

Todo funcionário tem um modo de trabalhar, o ideal é que todos tenham um ambiente confortável. Existem alguns que preferem autonomia e horário flexível. O importante é que você reconheça o perfil de cada um e proporcione uma oportunidade que permita que o seu trabalho e que eles se sintam confortáveis.

Plano de carreira

Para garantir a motivação e o crescimento é fundamental o plano de carreira. Este item garante um crescimento, portanto, invista nos aumentos salariais conforme a evolução. Para facilitar crie diretrizes para avaliar cada um, conforme o desenvolvimento na empresa.


Agora que você já sabe como garantir que seus funcionários estejam satisfeitos e sabe também lidar com o absenteísmo, coloque tudo em prática.

Aplicar estes conceitos vão contribuir para o crescimento da sua empresa e desenvolvimento.

Gostou deste conteúdo? Aproveite para receber mais novidades direto no seu e-mail. Assine a nossa newsletter!

Até a próxima!

Como criar uma intro para canal no YouTube eficiente?
A miragem dos ilimitados: o que as plataformas EAD não estão te contando?

Deixe uma resposta

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.