Um blog sobre planejamento,
gestão e otimização de cursos
e treinamentos online.

Fique por dentro de atualizações e novidades e potencialize seus resultados.

Acompanhe e faça parte!

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.

Como criar uma intro para canal no YouTube eficiente?

Uma intro para canal no YouTube bem feita pode refletir diretamente no sucesso do seu canal. Neste artigo, vamos ensinar tudo o que você precisa saber para criar a sua e se destacar na melhor rede social para vídeos da web.

intro-para-canal-no-youtube

A intro para canal no YouTube é uma maneira de garantir que o seu conteúdo em vídeo tenha um aspecto mais profissional. Também conhecida como vinheta, o seu uso oferece uma identidade única aos seus vídeos e serve para diferenciar você frente a outros canais.

Existem diversas formas para se criar uma boa intro para canal no YouTube. Nesse artigo, vamos mostrar tudo o que você precisa saber para criar a sua de forma eficiente.

Acompanhe o artigo até o final e veja o que separamos sobre o assunto. Confira o que vamos abordar:

O que é intro para canal no YouTube

Importância do visual profissional para canal no YouTube

Aprenda a fazer sua intro com o celular

Melhores programas para intro para canal no YouTube

Se tiver qualquer dúvida basta deixar um comentário ao final do artigo, ok?

Boa leitura!

O que é intro para canal no YouTube

Uma introdução para canal no YouTube é um clipe breve na qual resume todo o conteúdo. Este material deve ser exibido no início do vídeo.

Para a produção é possível usar alguns formatos, que vão desde a animação, com detalhes modernos, retrô, mais diversos ou com aspecto clássico.

Este conteúdo deve seguir um padrão com nome do canal e sua identidade. O ideal é que a intro para canal no YouTube tenha pelo menos 10 segundos de duração.

Com o material bem desenvolvido é possível melhorar a visualização dos seus vídeos e garantir o aumento de cliques e compartilhamentos.

No vídeo a seguir, temos um YouTuber explicando como produzir sua própria vinheta.

Importância do visual profissional para canal no YouTube

De acordo com o próprio YouTube, os vídeos na plataforma cresceram 70% em 2016, em relação ao ano anterior. Com isto, é importante que o seu conteúdo se destaque entre os já disponíveis.

Como alternativa, a identidade visual é uma forma de trazer a personalização para o seu produto. Se este aspecto for bem trabalhado vai ser fácil associar o seu canal, com o logo e até a cor.

Além disso, no canal no YouTube, a vinheta serve para informar sobre o assunto. Este conteúdo precisa ser dinâmico e informativo.

A vinheta pode ser considerada uma das marcas do seu canal, além da sua personalidade. A intro caminha junto ao formato do seu vídeo, conteúdo e deve seguir na construção dos seus vídeos.

A intro para canal no YouTube é uma forma de atrair o seu público. No final das contas, a intro deve ser relevante e sempre de curta duração. Com estas características é possível manter atenção do usuário e garantir um novo assinante no seu canal.

Aprenda a fazer sua intro com o celular

Para quem deseja criar a sua vinheta pelo celular, pode se utilizar de aplicativos para tal. Hoje existem diversos programas que facilitam os processos e permitem intro incríveis.

Para criar uma identidade no YouTube de forma simples, confira esta opção de aplicativo. Siga as orientações e comece já!

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Aplicativo Legend – Anime Texto em Vídeo

O aplicativo Legend permite criar letras animadas para Instagram, Facebook e para o YouTube. Pelo programa é possível criar uma imagem dentro do padrão do YouTube (1280px 7209x) e exportar o arquivo. Confira:

  1. Ao baixar o programa defina a palavra na qual você deseja animar;
  2. Em seguida, defina uma imagem de fundo (com as medidas do YouTube);
  3. Escolha uma animação para as letras (para mais opções compre os adicionais);
  4. Depois de ter definido configure o formato ( paisagem) e o tamanho para 1280x720p;
  5. Ao concluir faça o download em vídeo ou gifs.

Melhores programas para intro para canal no YouTube

A intro para canal no YouTube pode ter diversas imagens ou uma animação. Todos os vídeos do seu canal devem seguir um padrão e se relacionar com o conteúdo.

Além de não ser muito extensa e seguir como apresentação ela é vista como a impressão do seu canal. Pode parecer difícil criar um material deste tipo, mas existem diversos programas que facilitam o processo.

Confira nossa lista a seguir:

FlixPress

O FlixPress é bastante popular e oferece diversas introduções de modelo. Basta instalar e escolher as opções para edição e personalização. Com opções gratuitas e pagas, existem intro que permitem mudanças de cores, elementos e textos.

Biteable

O Biteable é gratuito e garante vinhetas de alta definição. Para quem deseja ficar livre da marca d’água, basta usar a versão paga do programa.

Wondershare Filmora

No Wondershare Filmora é possível fazer o seu texto e logo de modo dinâmico. No programa é possível ver opções animadas com etiquetas e até colocar um fundo personalizado com música.

IntroChamp

O IntroChamp é pago, mas oferece intro variadas que permitem a adição de logo ou texto. Para a busca, a plataforma apresenta o seu conteúdo organizado em categoria.

Fiverr

O Fiverr.com é um site que oferece material para todos os profissionais. Na plataforma é possível encontrar usuários que fazem intros com trabalho freelancer e até logos. A ideia é pesquisar e ver as opções que se enquadram na sua necessidade.

iVipID

No iVipID existem vinhetas para abertura dos vídeos. Para as opções de alta qualidade é preciso pagar.

IntroMaker

O IntroMaker oferece conteúdo pago e gratuito. Para quem procura por uma intro profissional vale investir e ter um arquivo de qualidade.

Sony Vegas

O Sony Vegas não é de uso exclusivo para vinhetas, mas também para a edição de vídeos. No programa o usuário conta com alguns modelos de intro, além de ajudar a editar os seus vídeos ou fazer a introdução para o seu canal.

Aqui na Edools nós usamos sempre o Sony Vegas para fazer nossas edições de vídeos. Porém, vale dizer que ele é um programa mais completo que os demais, mas também um pouco mais complexo.

Logo, vale avaliar quais os níveis de conhecimento você possui para saber qual a melhor opção para a sua realidade 😉


A vinheta pode ser considerada uma assinatura do seu canal. Através desta marca é possível identificar o seu vídeo no meio da multidão. Procure produzir de forma rápida e marcante.

Com as dicas acima vai ser mais fácil produzir a intro para canal no YouTube. Mas cuidado! Lembre-se que o seu usuário também deseja um conteúdo relevante e não só uma intro chamativa!

Gostou do texto? Quer saber também como monetizar os seus vídeos? Assine nossa newsletter e receba as novidades no seu e-mail.

Até a próxima!

Tudo o que você queria saber sobre dissídio e não te disseram
O que é absenteísmo e como solucionar esse problema na sua empresa?

Deixe uma resposta

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.