Um blog sobre planejamento,
gestão e otimização de cursos
e treinamentos online.

Fique por dentro de atualizações e novidades e potencialize seus resultados.

Acompanhe e faça parte!

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.

Tendências em 2019 para o ensino online

Se o ano que passou foi promissor para os cursos online, o ano de 2019 promete ser ainda melhor! É fácil notar o quanto a oferta de certificações online cresceu nos últimos anos e o quanto a modalidade EAD vem ganhando adeptos frente ao ensino presencial tradicional. Cenário EAD atual A forma como consumimos conteúdo […]

tendencias-2019-ensino-online

Se o ano que passou foi promissor para os cursos online, o ano de 2019 promete ser ainda melhor! É fácil notar o quanto a oferta de certificações online cresceu nos últimos anos e o quanto a modalidade EAD vem ganhando adeptos frente ao ensino presencial tradicional.

Cenário EAD atual

A forma como consumimos conteúdo mudou e serviu como fomento para que empresas abrissem uma nova vertical, criando suas próprias certificações online. Além disso, ao longo dos anos as instituições de ensino foram incorporando novas tecnologias em sua rotina e ganharam fomentos em forma de leis que permitiram desenvolver uma operação online.

Segundo o estudo “Um ano do decreto da EAD”, realizado pela ABMES as matrículas em cursos online vem se aproximando dos números do presencial e se ambas se mantiverem com as mesmas taxas de crescimento anual o EAD ultrapassará o ensino presencial em 2023.

página do pdf da pesquisa "Um ano do decreto da EAD", realizado pela ABMES.
fonte: https://abmes.org.br/arquivos/pesquisas/Percepcao_EAD.pdf

página do pdf da pesquisa "Um ano do decreto da EAD", realizado pela ABMES.

fonte: https://abmes.org.br/arquivos/pesquisas/Percepcao_EAD.pdf

Diante desse cenário promissor, vamos abordar nesse artigo algumas tendências do mercado de ensino online em 2019.

Blockchain

Criada há cerca de 10 anos como suporte a operações com criptomoedas, a tecnologia blockchain é usada com sucesso para transações financeiras e garante autenticidade e segurança à transação, pois não há a possibilidade de fraude.

Trazendo para a realidade de cursos online, o blockchain poderá ser utilizado por exemplo, na validação de notas, frequência e certificação do aluno. Nesse último caso, a validação é em formato de badges (medalha virtual) que podem ser associados às suas redes sociais, comprovando o conhecimento adquirido e permitindo que o mercado verifique a formação e especialização de seus colaboradores e candidatos sem recorrer a documentos impressos.

E para quem imagina que essa realidade está distante de nós, está enganado. Em março de 2018 foi lançada a Woolf University, a primeira universidade do mundo a ter toda a sua operação baseada em blockchain.

Por aqui, a Faculdade Impacta de Tecnologia é considerada pioneira no uso desse recurso e oferece certificados em blockchain em seus cursos.

Microlearning

Assunto no mercado EAD há alguns anos, o microlearning, também conhecido como pílulas de conhecimento, é uma abordagem de aprendizagem voltada para a divisão da informação em partes pequenas, concisas e claras com foco na aprendizagem a curto prazo.

Em uma geração que tem cada vez menos tempo disponível para se dedicar ao aprendizado por longos períodos, o microlearning surge como alternativa para entregar conteúdos de fácil acesso mobile e com foco em assuntos específicos.

Para as empresas o formato é ideal para duas situações: a primeira é no aperfeiçoamento dos colaboradores em práticas pontuais voltadas para a obtenção de resultados específicos.

Já a segunda, para o incentivo a formação continuada do profissional, que também se aplica para os alunos de instituições de ensino.

Nas instituições, o uso de mini cursos é uma oportunidade de diversificar o seu portfólio, ingressar no universo EAD e contribuir também para a especialização dos alunos.

Flipped Classroom

O flipped classroom, ou sala de aula invertida, é uma modalidade de blended learning que tem como objetivo utilizar o melhor dos recursos presenciais e virtuais, facilitando a aprendizagem dos estudantes.

Aqui o material teórico é consumido em casa em diversos formatos: vídeos, textos, podcasts, jogos, manuais interativos, entre outros. Enquanto isso, o ambiente da sala de aula é voltado para a prática, com dinâmicas, projetos em grupo e discussões.

Segundo o mesmo estudo da ABMES, “Um ano do decreto da EAD” , quando perguntados sobre um modelo de ensino a distância no qual as aulas práticas serão realizadas presencialmente, 93% optaram por aderir a modalidade EAD em detrimento do modelo tradicional presencial.

página do pdf da pesquisa "Um ano do decreto da EAD", realizado pela ABMES.

fonte: https://abmes.org.br/arquivos/pesquisas/Percepcao_EAD.pdf

Ao serem apresentados ao conceito de modelo híbrido a recepção também é bastante positiva, e quase não há rejeição na pesquisa. Essa percepção deve-se ao fato de que o modelo permite a manutenção da rotina com flexibilidade, otimizando o tempo em sala de aula e respeitando o ritmo individual de aprendizado de cada aluno.

Learning Analitycs

A análise de dados é imprescindível para as instituições que trabalham com cursos online. E o learning analytics se propõe não só a medir, coletar e analisar os dados, como também assumir uma posição proativa diante da aprendizagem do aluno com ofertas personalizadas de conteúdo.

Com isso, o aluno ganha uma rota de aprendizagem personalizada, construída a partir da sua interação com o ambiente virtual de aprendizagem. Essa rota é atualizada em tempo real, a cada interação com o sistema.

Para as instituições, é a possibilidade de individualizar a distribuição de conteúdo e compreender com os hábitos, preferências e desempenho dos indivíduos e, com isso, traçar melhorias de conteúdo, novas estratégias de aprendizagem e ofertas.

E mesmo que o learning analytics não seja uma possibilidade em sua operação atual, não deixe de lado a análise de dados. Entenda o que é importante ser metrificado e os cruzamentos de dados necessários para levá-lo a resultados assertivos através de melhorias contínuas da operação.


Agora que você foi apresentado(a) a estes recursos que potencializam o ensino online, veja qual se aplica melhor a realidade da sua escola EAD.

Como dissemos no artigo, são tendências para este ano. Mas já são termos que vem sendo falados no mercado de ensino online (e não é de hoje).

Por isso não deixe de conhecer mais sobre cada uma dessas tendências e mantenha seu curso atualizado e engajando cada vez mais alunos.

Como precificar cursos online?
Criando e vendendo cursos online

Comentários (1)


  1. Pingback: Como precificar cursos online? - Procurar Serviços

Deixe uma resposta

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.