Um blog sobre planejamento,
gestão e otimização de cursos
e treinamentos online.

Fique por dentro de atualizações e novidades e potencialize seus resultados.

Acompanhe e faça parte!

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.

Criando e vendendo cursos online

Este é um guest post da GestãoClick com dicas para você criar seu negócio de cursos online.

cursos-online

Nos últimos anos o aprendizado online se tornou bastante acessível e cada dia mais pessoas aproveitam as vantagens de estudar através da internet.

Essa mudança de comportamento mostrou o potencial desse mercado e hoje, produzir e vender cursos EAD se tornou uma prática bastante acessível e rentável para todos que desejam divulgar conhecimento.

Se você pretende entrar nesse mercado de cursos digitais pode precisar de informações mais detalhadas e por isso vamos apresentar um passo a passo desde o desenvolvimento do material até a divulgação dele.  

1 – Escolha um segmento lucrativo

A escolha do seu nicho de mercado deve se basear em afinidades com o segmento, mas também com oportunidades lucrativas.

Amplie suas possibilidades analisando os nichos que podem ser mais lucrativos. Liste os seus principais assuntos de interesse e também alguns que podem atrair boa audiência, mesmo que você não seja especialista, ainda.

Utilize ferramentas para pesquisa de palavras-chave. Elas são úteis para identificar o volume de busca para cada termo pesquisado.  O Google Trends também ajuda a nessa busca e a descobrir a evolução dos termos pesquisados ao longo do tempo.

2 – Conheça seu público-alvo

Também é muito importante compreender as características do público-alvo, além das informações básicas como idade e sexo. É preciso analisar as particularidades do cliente ideal para identificar quais são as melhores formas de atrair e interagir com ele.

3 – Defina o formato do seu curso online

A internet permite criar cursos online de diversos formatos como e-books, videoaula, audiobooks, podcasts, cursos livres, entre muito outros.

Descubra qual formato será mais interessante para o conteúdo que você irá transmitir e crie o seu curso.

4 – Pesquise sobre o tema

Para criar o curso será necessário se aprofundar no assunto e fazer muitas pesquisas. Não se atenha aos conhecimentos que você já tem. Busque novas fontes e referências para oferecer um conteúdo bastante rico.

5 – Produza o curso online

Crie um rascunho ou um roteiro para o curso, que poderá guiar você até o final. Coloque as ideias no papel e organize as informações. Busque referências em outros cursos, mesmo que não tenha relação com o assunto do seu.

Coloque a mão na massa e comece a criar efetivamente o curso. No caso de vídeos, garanta que o áudio e a imagem estejam com boa qualidade.

Revise tudo e edite o que for necessário. Esperar alguns dias para fazer a revisão pode evitar o olhar viciado sobre o conteúdo.

6 – Busque uma plataforma para hospedar seu curso online

É preciso escolher bem a plataforma em que seu curso irá funcionar para garantir que os alunos tenham todo o suporte necessário.

Existem plataformas especializadas em cursos EAD que auxiliam o produtor a criar o conteúdo da melhor forma e distribuir corretamente, utilizando os melhores recursos do mercado.

Preste atenção se a plataforma ajuda você a organizar o conteúdo e se ela tem integração com ferramentas de marketing, além de suporte ao produtor, checkout simples, segurança, pagamento automatizado, além do relatório de vendas.

7 – Divulgue seu curso online

Para que seu curso seja vendido é preciso que as pessoas conheçam ele. Crie uma estratégia de marketing digital para divulgar seu curso online e atrair seus clientes.

Existem diversos recursos de marketing que podem ajudar como estratégias de marketing de conteúdo em blogs, SEO e busca orgânica, e-mail marketing, anúncios pagos, páginas de vendas, redes sociais, webinários e transmissões ao vivo.

Depois de colocar em prática esse passo a passo você começará a ver as vendas do seu curso. Nesse momento sua empresa começará a ser oficialmente ativa e será preciso muita organização para gerenciar tudo e fazer o controle de vendas.

Uma dica interessante é contar com a ajuda de um sistema de gestão empresarial que centraliza e unifica as informações sobre as vendas da empresa e compartilha com os outros módulos automaticamente, como o de controle financeiro, o de emissão de notas fiscais e o de relatórios, por exemplo.

Com essas informações será possível obter insights sobre novos produtos, outros nichos de mercado e também terá acesso a todos os dados sobre o negócio, que ajudam a tomar decisões importantes e fazer a empresa crescer.

Aproveite essas dicas e comece hoje mesmo a pesquisar sobre o seu curso online.

Tendências em 2019 para o ensino online
Temas: potencializando a conversão em seu EAD

Comentários (1)


  1. 05/02/2019 às 14:50

    Olá boa tarde curti bastante esse artigo, gostaria de deixar um link de uma agência de marketing digital, para quem quiser o serviço de criação de sites otimizados com blog em wordpress,Seo etc em sp. https://www.alanpereira.com/

Deixe uma resposta

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.