Um blog sobre planejamento,
gestão e otimização de cursos
e treinamentos online.

Fique por dentro de atualizações e novidades e potencialize seus resultados.

Acompanhe e faça parte!

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.

Temas: potencializando a conversão em seu EAD

Neste artigo vamos falar sobre o uso de temas na personalização do EAD deixando seu portal de cursos online com “a cara” de sua empresa e atingindo de forma objetiva seu público na hora da conversão.

temas

Ao pensar no termo “tema” dentro de um contexto de personalização, vislumbramos cores, formas e texturas. A ideia que esse conjunto nos remete é de uma experiência de customização satisfatória para adequarmos algo ao que necessitamos.

A capinha de celular, o fundo de tela, uma festa de aniversário, um texto são exemplos de situações em que há um tema presente. Todos devem passar o conceito desejado e atingir o que se almeja quanto a sua função. No EAD não é diferente.

Mas como o uso de um tema pode me ajudar a alcançar o que almejo e quais diretrizes devo usar para escolher o tema apropriado? Veja a seguir como funciona na prática.

Tema e identidade visual no EAD

Primeiramente, sua escola necessita de uma identidade e essa tem grande importância por apresentá-la aos consumidores. A escolha de um tema ajuda na adaptação da identidade a plataforma.

No momento de conversão, a identidade atua como mais um argumento transmitindo a credibilidade necessária para que o cliente adquira o seu produto e esteja satisfeito ao utilizar seu portal de cursos.

Investir em uma identidade de qualidade não pode ficar pra depois. É importante confeccioná-la assim como apresentá-la com excelência ao mercado. Não ser fiel ao padrão visual de sua marca irá transmitir amadorismo e inconsistência.

Escolher um tema ajuda a trazer profissionalismo, posicionamento no mercado e seriedade ao seu portal de cursos transmitindo a complexidade do conteúdo e enaltecendo os detalhes particulares de sua escola.

Um logotipo bem pensado e bem produzido, além de fotos de qualidade dão o toque final ao tema para que sua escola se aproxime do usuário. Faz também com que ele crie interesse pelo conteúdo, confie na ementa apresentada e compre o curso.

Mas para que a adaptação de sua identidade aconteça de forma orquestrada, é necessário saber o que a identidade de sua escola deseja passar para o público e qual o público que sua empresa deseja atingir. Respondendo a essas questões de forma satisfatória, escolher o tema a ser usado será a parte mais fácil.

Como a Edools pode ajudar no tema da sua escola

A Edools oferece um tema base logo na sua contratação, que além de completo, foi construído com áreas que atendem a necessidade de um EAD por inteiro.

O tema base também expõe de forma satisfatória as informações, permite adequar a identidade do cliente a plataforma de maneira flexível e ampla, criar destaques e vender os cursos sem que faltem informações.

Além disso, de forma responsiva, se adapta à telas de tablets, celulares e computadores. O que faz com que sua escola esteja disponível para todos e em qualquer momento.

Com conhecimento e uma diretriz gráfica se chega de forma fácil a uma solução formidável.

Se sua equipe não possui um designer, possui somente o logotipo ou não possui uma diretriz gráfica, o uso de um tema é aconselhado e só trará benefícios.

Benefícios de contratar um tema para a sua escola

Além de todos os pontos positivos do tema base, os temas confeccionados pela Edools foram feitos pensando em alguns segmentos do mercado de ensino a distância. Isso facilita na hora da escolha de qual usar.

São cinco até o presente momento e as inspirações foram websites de áreas médicas, curso de inglês, treinamentos empresariais, cursos para concursos, especializações, pós-graduações, entre outros.

São vários os benefícios de contratar um tema personalizável. Dentre eles, podemos citar:

  • alinhamento com os consumidores e usuários, a partir da identidade visual escolhida;
  • possibilidade de uma boa adaptação de visual de sua identidade ao escolher as seções que serão mostradas;
  • aumento de engajamento;
  • opção de colocar em destaque as informações que fazem seus clientes converterem mais;
  • escolher que seções são importantes no momento da customização.

Vale lembrar que ao contratar um tema e adaptar sua identidade é fundamental conhecer a jornada de compra do seu público-alvo e como ele se comporta em relação ao seu negócio.

A Edools, ao cogitar desenvolver os novos temas, logo pensou nas “seções modulares”, visando aumentar as conversões. Elas podem ser habilitadas ou desabilitadas de acordo com as informações que se quer destacar.

Ao levar em consideração o caminho percorrido pelo usuário no uso do portal de cursos e, quais fatores são levados em consideração para fazer a compra, pode ser adicionada uma parte e ter uma outra retirada.

A seção de comentários, por exemplo, ajuda muito na conversão de usuários, na qual, através de opiniões de consumidores, é agregada credibilidade aos cursos. Sobre isso, a dica é: vale a pena mantê-la se seu portal não for voltado para treinamentos internos.

Mais um motivo para o uso de temas é que esses apresentam melhorias contínuas por serem mantidos pela Edools e são atualizados constantemente, disponibilizando novas funcionalidade para fazer seu EAD crescer.

Nessas atualizações podem ser observadas desde novas funcionalidades na apresentação do conteúdo para o cliente, até ações que facilitem o uso da escola pelo aluno. As atualizações acompanham os últimos lançamentos e tendências do mercado fazendo com que sua escola esteja sempre atual.

Os temas possuem também opções de paletas de cores que mantém a unidade visual e um conceito coeso.

Essas paletas são nativas quando se contrata o tema, mas também é possível escolher as cores institucionais de sua empresa que devido a organização da paleta se mantém em equilíbrio.

As opções de cores trazem uma organização que primam pela leitura e o contraste de elementos quando se customiza o portal de cursos.

Todos os temas da Edools são encontrados na Loja de Temas.

Conheça cada um dos temas e escolha o que mais se adequa ao seu portal de cursos online.

Caso queira saber mais e esclarecer alguma dúvida sobre nossos temas personalizáveis, deixe um comentário no fim deste post ou fale com um de nossos consultores.

Boa escolha e boas conversões!

Criando e vendendo cursos online
Scrum: como utilizar a metodologia ágil para desenvolvimento de projetos

Comentários (1)


  1. Pingback: Scrum: como utilizar a metodologia ágil para desenvolvimento de projetos -

Deixe uma resposta

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.