Um blog sobre planejamento,
gestão e otimização de cursos
e treinamentos online.

Fique por dentro de atualizações e novidades e potencialize seus resultados.

Acompanhe e faça parte!

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.

Como precificar cursos online?

No artigo a seguir, além de precificação de curso online, entenda conceitos de mercado importantes para te ajudar nessa etapa.

precificar-cursos-online

Um empreendedor que tem um produto físico como a principal solução a ser comercializada no seu negócio tem alguns custos para se basear e definir o preço que irá vendê-lo. Geralmente a maioria das pessoas acha a precificação de um produto físico mais fácil por ser palpável.

Mas e quando se quer vender um serviço ou uma solução que se encontra na internet e que o contato com esse “produto” é online? Como precificar?

É o caso de um empreendedor que vende cursos EAD através de uma plataforma online, por exemplo.

Quando se trata de precificar cursos online pode parecer mais confuso e complexo ainda. Mas se for feito da maneira correta, os ganhos da sua escola podem ser alavancados exponencialmente.

Está planejando criar seu curso online, mas está com dificuldade em definir um preço de venda? Vamos te ajudar neste artigo!

Acompanhe a seguir as dicas práticas sobre precificação de cursos online:

Por que definir o preço de venda?

Precificar produtos não é apenas uma estratégia para atrair clientes. Pelo contrário! É algo muito necessário em uma empresa, principalmente se formos levar em conta a saúde financeira, como o pagamento dos custos e despesas, e o futuro a longo prazo da mesma.

Outros aspectos surgem para mostrar a importância de uma boa precificação de produtos. São eles:

  • Atender as expectativas do consumidor, oferecendo um valor justo e possíveis descontos;
  • Conhecer o público alvo e enfrentar a concorrência de forma competitiva;
  • Alancar as vendas e melhorar o resultado do negócio.

Preço x Valor

Essas duas palavras muitas vezes são usadas como sinônimos, porém elas possuem significados diferentes.

O preço é algo mais quantitativo, sendo formado unindo despesas, custos, tributação e a margem de lucro que se deseja obter diante daquele produto.

Já o valor é algo mais qualitativo e se diz respeito ao modo como o cliente vê aquilo que é oferecido e o quanto poderá agregar na vida dele.

Segmento de mercado

Outro fator importante é entender para quem serão vendidos os cursos online: será um curso preparatório para vestibular para jovens de até 18 anos, um preparatório para concurso público para profissionais já formados ou curso para aprender a costurar tendo como público alvo mulheres que queiram ganhar uma renda extra? Este ponto é importante para que você saiba onde focar e torne-se competitivo.

Também é importante analisar as outras empresas do mesmo setor para verificar se o preço que é oferecido está criando uma competitividade coerente e é compatível com o mercado.

Montando a precificação

Antes de tudo, precisamos saber quanto é gasto (custos e despesas) para produzir um curso online:

  • Custo do produto: aqui entra os gastos para a montagem do curso em si como hora aula dos professores que montarão/darão o curso, tendo despendido na montagem do material de apoio e gravação das aulas etc.
  • Custo operacional: gastos com espaço físico, equipamentos usados na filmagem das aulas, luz, internet, plataforma de ensino

Além disso, gastos com divulgação, e-mail marketing, branding entre outros também precisam ser incluídos na precificação do produto.

Margem de lucro

Após calcular os custos e despesas necessários para colocar o curso no ar, precisamos projetar o lucro que se deseja obter com a venda daquele produto.

Falando de forma mais clara, margem de lucro nada mais é que o faturamento total com a venda do produto menos os custos para a execução do projeto menos as despesas fixas e variáveis, gerando assim a margem de lucro do seu negócio.

Calcular a margem de lucro é um fator essencial para o sucesso do seu negócio, pois esse índice irá te dizer o quanto você realmente fatura com a venda dos seus cursos online. Além de mostrar se você precisa diminuir ou aumentar o valor do produto ou oferecer descontos, tudo dentro da estratégia traçada pela sua empresa.

Com essas dicas simples ficará muito mais fácil fazer sua precificação de cursos na plataforma Edools.

Quer conhecer um pouco melhor sobre a nossa plataforma EAD? Fale com um de nossos consultores!

Ainda ficou com dúvidas? Comente aqui.

Gamification: o que é, como funciona e benefícios no EAD
Tendências em 2019 para o ensino online

Comentários (1)


  1. Osmar
    04/02/2019 às 11:43

    Bom artigo, simples esclarecedor.

Deixe uma resposta

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.