Um blog sobre planejamento,
gestão e otimização de cursos
e treinamentos online.

Fique por dentro de atualizações e novidades e potencialize seus resultados.

Acompanhe e faça parte!

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.

Tecnologia na gestão de pessoas: 4 soluções incríveis

Este é um guest post do Tangerino

Já foi o tempo em que o departamento de Recursos Humanos era uma área estritamente operacional da empresa. Graças à tecnologia e a automação de tarefas cotidianas, como a gestão e controle de ponto, esse setor tornou-se cada vez mais estratégico, influenciando até mesmo nos resultados do negócio.

Mas, para conseguir atingir essa relevância é fundamental que os gestores de RH invistam em inovação, no treinamento dos colaboradores e entendam que a tecnologia tornou-se fundamental para uma gestão de pessoas realmente eficiente.

Quer entender melhor como isso é possível? Então, confira essas soluções!

1. Controle de ponto digital

Controlar a jornada de trabalho dos colaboradores é uma atividade fundamental para qualquer empresa. Isso porque cometer um erro na hora de calcular as horas extras, banco de horas e intervalos intrajornada pode acarretar em pagamentos equivocados, prejuízos e até mesmo em problemas trabalhistas.

O controle de ponto digital é uma excelente maneira de diminuir drasticamente as chances de erro, já que o sistema calcula e consolida todas as informações automaticamente. Além disso, ele permite que os gestores consultem os dados e embasem suas decisões em números gerados em tempo real.

2. People Analytics

People Analytics é o processo de coleta, armazenamento e análise de dados relativos aos colaboradores de uma empresa. O que deixa seus funcionários felizes? Quais aspectos do ambiente de trabalho eles mais gostam? O que mudariam? Como vêem a relação com sua empresa no longo prazo?

Com os dados consolidados em um software de gestão de pessoas é possível responder a essas perguntas e antecipar determinadas tendências. Na prática, isso contribui para diminuir consideravelmente a rotatividade de funcionários e apontar potenciais melhorias na sua gestão de pessoas.

3. Recrutamento e Seleção

Outra mudança que a tecnologia trouxe para a gestão de pessoas faz referência ao processo de recrutamento e seleção. Se antes era preciso analisar uma pilha de currículos para encontrar um potencial colaborador, agora basta uma busca no LinkedIn para selecionar dezenas de perfis interessantes para sua empresa.

falar com um consultor

Se o seu RH já conta com a tecnologia no dia a dia essa missão se torna ainda mais simples. Com base nos dados captados é possível acertar de primeira na contratação, economizando tempo e evitar gastos desnecessários com funcionários que não são os ideias para seu negócio.

4. EAD e treinamento de pessoal  

Por muitos anos oferecer um treinamento completo para os colaboradores foi um desafio enorme. Afinal, como alinhar todas as agendas? Fazer a logística, pensar em um material completo e, principalmente, como calcular o retorno desse investimento?

A Educação a Distância (EAD) surgiu como uma excelente solução para esses problemas. Por ser online, ela pode ser feita individualmente ou em grupo, como for melhor para os gestores.

Além disso, o formato digital diminui muito os custos e permite que a evolução de cada pessoa seja acompanhada de perto.

Além dos treinamentos técnicos, o formato EAD permite que a empresa invista muito menos para oferecer palestras motivacionais, compartilhe avisos internos e dialogue diretamente com seus colaboradores.

Em um contexto onde os vídeos devem representar 80% de todo o tráfego da internet brasileira, contar com essa tecnologia é um importante diferencial competitivo.

Seja no controle de ponto, no recrutamento e seleção ou na oferta de treinamentos técnicos e motivacionais, as soluções tecnológicas ampliam as possibilidades e reduzem os custos.

E você, já utiliza a tecnologia em seu dia a dia? Compartilhe suas experiências nos comentários!

Empreendedorismo digital: o que é e como começar o seu negócio?
Onboarding e treinamento: a importância para o sucesso do cliente

Deixe uma resposta

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.