Um blog sobre planejamento,
gestão e otimização de cursos
e treinamentos online.

Fique por dentro de atualizações e novidades e potencialize seus resultados.

Acompanhe e faça parte!

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.

Onboarding e treinamento: a importância para o sucesso do cliente

Onboarding e treinamento na contratação de uma plataforma EAD são etapas fundamentais para o sucesso do projeto . Por isso, neste artigo falaremos sobre o que é cada um e a importância de ambos.

onboarding-e-treinamento

Os recursos de onboarding e treinamento após a contratação da plataforma podem ser fundamentais para que o sucesso seja alcançado.

Além de um bom direcionamento para o lançamento da sua escola online, conhecer totalmente o produto em questão evita a subutilização da plataforma e mais do que isso: ajuda na utilização correta de acordo com as suas necessidades e individualidades do seu projeto.

Antes de tudo é importante entendermos como cada um pode agregar ao seu projeto separadamente apesar de funcionarem muito melhor juntos.

O onboarding

De maneira geral, onboarding é um termo usado para um conjunto de procedimentos que tem como objetivo guiar os novos clientes para o melhor uso de um produto.

Esses processos visam diminuir o tempo para atingir o potencial com um acompanhamento mais próximo que é capaz de minimizar futuros erros e ajuda a garantir uma melhor estabilidade no uso.

Nele você poderá ter um acompanhamento de pré-lançamento, lançamento e pós lançamento que, geralmente, acontecem através de reuniões que devem ser bastante assertivas.

Após o alinhamento inicial, é possível definir qual é o melhor caminho a ser seguido. Sendo esse caminho planejado para que os resultados sejam encontrados mais rapidamente.

Além disso, após a criação de um cronograma é possível ter uma maior garantia sobre o cumprimento no prazo estipulado anteriormente.

É importante que não só a implementação tenha passos definidos já que os próximos passos também precisam ser claros de forma que seja possível visualizar o sucesso que poderá atingir.

Todo esse acompanhamento com um especialista garante que todos os prazos e metas sejam alcançadas, já que ele poderá trazer uma visão mais realista dentro das condições apresentadas.

Treinamento da plataforma

O treinamento da plataforma é fundamental para que você conheça bem o produto que vai utilizar, principalmente se ele é administrado por mais de uma pessoa.

Apesar das demonstrações da plataforma durante a venda, muitas vezes não é possível reter todo o conhecimento passado e algumas funções podem acabar sendo esquecidas.

Além dessa questão, como o treinamento ocorre de forma personalizada de acordo com as necessidades de cada cliente, fica muito mais fácil entender, não só o que a plataforma oferece, mas sim como cada funcionalidade é capaz de agregar em cada ponto fundamental do projeto.

Por que o onboarding e o treinamento funcionam melhor juntos?

Mesmo que cada um tenha a sua importância individualmente, ambos funcionam de forma muito mais assertiva quando trabalhados em conjunto.

No momento do pré-lançamento, no qual há muitas decisões e configurações necessárias, o onboarding garante o alinhamento de expectativas, cumprimento de metas e prazos com a ajuda de um especialista na plataforma.

O treinamento, em paralelo, garante que todas as funcionalidades sejam exploradas de acordo com a necessidade de cada projeto e não permite a subutilização e utilização diferente por membros diferentes da equipe administrativa.

Um cliente com um onboarding completado com sucesso, e que conhece bem a plataforma em questão, dificilmente terá problemas com a expectativa e subutilização no futuro.

Caso queira saber mais e esclarecer alguma dúvida sobre os nossos serviços de onboarding e treinamento, deixe um comentário no fim deste post ou fale com um de nossos consultores.

Vamos juntos garantir o sucesso do seu projeto!

Tecnologia na gestão de pessoas: 4 soluções incríveis
Gamification: o que é, como funciona e benefícios no EAD

Comentários (1)


  1. Pingback: Tecnologia na gestão de pessoas: 4 soluções incríveis - Procurar Serviços

Deixe uma resposta

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.