Um blog sobre planejamento,
gestão e otimização de cursos
e treinamentos online.

Fique por dentro de atualizações e novidades e potencialize seus resultados.

Acompanhe e faça parte!

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.

Tamanho de post no Instagram: descubra as dimensões ideais [2022]

Saber o tamanho de post no Instagram é um dos elementos principais para qualquer pessoa que cria conteúdo na plataforma. Isso porque a rede social tem uma série de exigências para quem deseja utilizá-la. Por isso, se você deseja ficar por dentro dos tamanhos, formatos e estrutura de conteúdo para garantir ainda mais sucesso no […]

Saber o tamanho de post no Instagram é um dos elementos principais para qualquer pessoa que cria conteúdo na plataforma. Isso porque a rede social tem uma série de exigências para quem deseja utilizá-la.

Por isso, se você deseja ficar por dentro dos tamanhos, formatos e estrutura de conteúdo para garantir ainda mais sucesso no Instagram, confira esse post que preparamos para você. Boa leitura! 

Por que é importante conhecer o tamanho de post no Instagram?

Hoje em dia, os usuários estão cada vez mais exigentes em relação às experiências que as empresas e marcas podem proporcionar-lhes na internet. 

Por essa razão, é importante contar com alguns conhecimentos extras, como, por exemplo, saber os diferentes formatos e tamanho de post no Instagram. Pense nisso como mais um diferencial para o seu negócio. Pode até parecer preciosismo, mas não é. 

Conhecer as dimensões vai te ajudar na hora de postar um conteúdo e não errar, além de entender qual tamanho de post combina mais com cada tipo de publicação.

Tamanho de post no Instagram: feed, stories e reels

Agora que você entendeu a importância de conhecer o tamanho do post no Instagram, elencamos cada um deles para ajudar você na hora de produzir os seus conteúdos de forma ainda mais prática. Confira!

Feed

O feed do Instagram é o lugar em que as postagens aparecem para os seus seguidores. É como uma espécie de linha do tempo. Nele, é possível utilizar três dimensões, que são:

  • Quadrado: o tamanho de post no Instagram para imagens em formato quadrado é de 1080 px por 1080 px em uma proporção de 1:1. Ou seja, tanto a altura quanto a largura precisam ter a mesma proporção.
  • Retrato: no caso das publicações de tamanho retrato (vertical), o tamanho deve ser 1080px por 1350 px, já a proporção é 4:5. Sendo assim, a largura da imagem é inferior que a sua altura.
  • Paisagem: esse formato de imagens é na horizontal e apresenta o tamanho de post no Instagram de 1080 px por 566 px em uma proporção de 16:9. Logo, a altura é menor que a largura.

Stories

Já no caso do tamanho dos stories, a dimensão adequada é 1080 px por 1920 px, correspondendo a uma medida de 9:16. Isso se aplica tanto para fotos como para vídeos. 

Cada imagem é exibida por 5 segundos e os vídeos duram 15 segundos.

Reels e Vídeos

Como você já deve saber, o Instagram agora exibe os vídeos em tela cheia. Por isso, a medida para essa forma de exibição é de 1080 px por 1920, com proporção de 9:16. Para isso, a plataforma incentiva a criação de reels e Instagram TV (extinto IGTV).

Até mesmo posts que utilizam gif, o Instagram transforma em Reels. Portanto, é importante seguir a recomendação do formato ideal.

Como definir conteúdo para postar no Instagram? 

Após conhecer o tamanho de post no Instagram adequado para cada função, confira abaixo como definir os melhores conteúdos para você postar na plataforma:

Conheça sua persona

É muito importante você conhecer o público-alvo do seu negócio. Saber quais são seus interesses, motivações, angústias e o tom de voz adequado para a comunicação.

Por meio dessas informações, é possível criar um conteúdo mais assertivo e adequado para o seu público. O ideal é você fazer pesquisas para levantar informações verdadeiras e construir pelo menos duas personas para o negócio.

Defina seu objetivo

Além da sugestão anterior, é importante definir o seu objetivo com o conteúdo. Você deseja fidelizar? Criar um relacionamento com os clientes? Vender? 

Ter esses elementos bem definidos ajudará na hora de criar pautas para os conteúdos.

Conheça os formatos

Outro elemento que você não pode deixar de lado é a criação de conteúdos para cada tipo de formato. É possível fazer lives, stories, vídeos para o feed, fotos únicas e carrossel. Qualquer um desses formatos precisa ser bem definido para cada etapa do funil.

Confira algumas dicas para saber quando usar cada tipo de formato:

  • Lives: esse formato é ótimo para quem deseja engajar-se com os seguidores. O legal é que depois você pode postá-lo no feed para outras pessoas assistirem.
  • Stories: é uma ótima oportunidade de criar conteúdos que sejam mais rápidos e dinâmicos, mostrando a rotina, os bastidores do seu trabalho e etc.
  • Fotos: o recurso visual faz parte do Instagram, então, não pode faltar aquele conteúdo que chame a atenção da sua audiência.
  • Carrossel: pode ser utilizado para fazer uma sequência informativa, com conteúdo educativo que tenha até 10 imagens.
  • Vídeos: esse é um formato que é o carro-chefe do Instagram nos últimos tempos, uma vez que a plataforma está em competição direta com o TikTok. Assim, o ideal é fazer vídeos curtos em formato de reels, entre 15 segundos até 1 minuto.

Elabore conteúdos atrativos

Outro ponto para você focar é na elaboração de conteúdos atrativos. Por isso, é importante elaborar textos com técnicas de copywriting. Afinal, são elas que ajudarão a conduzir o usuário, levando-o pelas etapas do funil de vendas até realizar a compra.

Tenha uma linha editorial

A linha editorial para o Instagram é fundamental para elaborar um bom conteúdo e boa copy para o seu negócio. Assim, é possível elaborar estratégias que ofereçam à sua persona o que ela precisa e temas que sejam do seu interesse.

Dessa forma, pensando em te ajudar a garantir uma boa presença no Instagram, disponibilizamos um material completo com várias estratégias para você usar. 
Baixe agora gratuitamente o nosso e-book “Kit de Marketing Digital” e aprenda como criar estratégias e conteúdos que vão fazer o seu perfil ter sucesso no Instagram!

Como crescer no Instagram em 2022: 12 dicas infalíveis!
Whatsapp com múltiplos usuários: o que é, como usar e quais as vantagens que gera para o seu negócio?

Deixe uma resposta

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.