Um blog sobre planejamento,
gestão e otimização de cursos
e treinamentos online.

Fique por dentro de atualizações e novidades e potencialize seus resultados.

Acompanhe e faça parte!

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.

Como crescer no Instagram em 2022: 12 dicas infalíveis!

As redes sociais podem ser utilizadas como verdadeiras máquinas de vendas. Por isso, saber como crescer no Instagram é essencial para impulsionar os resultados de negócios digitais ou até mesmo físicos.  Mas como é possível atrair mais seguidores e alavancar o engajamento dos conteúdos no Instagram de maneira comprovada? Pensando nisso, listamos neste artigo algumas […]

As redes sociais podem ser utilizadas como verdadeiras máquinas de vendas. Por isso, saber como crescer no Instagram é essencial para impulsionar os resultados de negócios digitais ou até mesmo físicos. 

Mas como é possível atrair mais seguidores e alavancar o engajamento dos conteúdos no Instagram de maneira comprovada?

Pensando nisso, listamos neste artigo algumas dicas infalíveis de como crescer no Instagram de forma consistente. Quer conferir? Então continue a leitura!

1. Conheça seu público-alvo

O primeiro passo para  saber como crescer no Instagram é conhecer bem o público com o qual você pretende se comunicar, pois, assim, a comunicação poderá ser mais assertiva.

Além disso, ao conhecer seu público-alvo também será possível alinhar seus conteúdos às expectativas da sua audiência em potencial. 

Entre os ajustes que você pode realizar a partir do estudo de comportamento e consumo do seu público, podemos destacar:

  • Melhores horários para postagens;
  • Regularidade de conteúdo;
  • Formatos de conteúdos que mais engajam;
  • Linha editorial.

2. Defina uma meta

Também é importante encarar o crescimento do seu Instagram como um projeto. Sendo assim, é preciso estabelecer uma meta e ter métricas claras e objetivas para mensurar seus resultados.

Por exemplo: se você tem como meta crescer no Instagram em número de seguidores, é necessário acompanhar o número de followers a partir do momento em que sua estratégia é colocada em prática.

Por outro lado, se a sua meta for conquistar mais engajamento em suas postagens, é importante perceber quais os conteúdos que performam melhor. 

3. Tenha um perfil comercial 

Ao conhecer seu público e ter um planejamento com metas bem traçadas, o ideal é contar com dados que indiquem se os resultados esperados estão acontecendo e se é necessário redirecionar sua estratégia. 

Por isso, ter um perfil comercial se faz tão necessário para quem deseja saber como crescer no Instagram, porque disponibiliza ferramentas de insight e apresenta o percentual de crescimento da sua página.

Além disso, um perfil comercial também permite realizar vendas direto no Instagram e realizar postagens publicitárias. 

4. Escreva uma bio atraente

A bio do Instagram é como um cartão de visita para o seu público. É por meio dela que você pode destacar de maneira objetiva e atraente o seu serviço ou produto.

Na hora de construir uma bio, é importante usar a criatividade e dar sinais da singularidade da sua marca. 

Além disso, é possível incluir link da sua página de vendas ou de um agregador de links para direcionar tráfego para suas outras redes sociais ou landing pages.

5. Tenha um calendário de conteúdo

Umas das estratégias mais importantes para garantir como crescer no Instagram de maneira consistente é construir um calendário de conteúdo. 

Isso porque, a consistência é uma das principais chaves para destravar o crescimento nas redes sociais. Mas, para fazer isso, é preciso organização e planejamento.

A construção de um calendário de conteúdo deve estar alinhada aos interesses e hábitos do seu público-alvo e, para que ele seja eficiente, é importante seguir algumas dicas, como:

  • Poste com regularidade;
  • Invista na diversificação dos conteúdos;
  • Crie conteúdos interativos. 

6. Utilize hashtags nas legendas

Uma outra iniciativa que você pode agregar à sua estratégia de como crescer no Instagram é incorporar hashtags nas suas legendas. 

Uma hashtag é um recurso de utilização de palavra-chave clicável e que, nas redes sociais, pode agregar diversos conteúdos relacionados.

Dessa forma, alguém que esteja interessado em consumir conteúdos atrelados a essa palavra vai chegar até sua postagem. 

Uma maneira eficiente de utilizar as hashtags a seu favor é pesquisar as palavras-chave em alta. Isso é possível utilizando ferramentas como:

  • Google Trends;
  • Moz;
  • SEMrush;
  • Ubersuggest.

7. Crie conteúdos em vídeo

Cada vez mais os algoritmos do Instagram estão reposicionando a rede como uma plataforma de conteúdo em vídeos. Por isso, é importante incluir esse formato em seu calendário de conteúdos.

No Instagram, que foi pensado originalmente como uma rede social voltada para fotos e publicações estáticas, hoje existem diversas maneiras de publicar vídeos de diferentes durações. Entre elas pode citar reels e stories.

Além disso, também é possível estabelecer comunicação por vídeo ao vivo por meio de lives. Elas permitem, inclusive, a interação com outros criadores de conteúdo e até mesmo seguidores. 

8. Estabeleça parcerias estratégicas

Falando em interação com outros infoprodutores, estabelecer parcerias estratégicas e produzir conteúdos em conjunto pode ser uma ótima contrapartida para o crescimento mútuo das marcas.

Esse modelo de divulgação pautado no marketing de influência pode ajudar a impulsionar sua marca para um público ainda maior, principalmente se a sua parceria for com outra marca que tenha aspectos em comum com a sua.

Por isso, aposte na afinidade dos produtos e serviços da marca ou infoprodutor que deseja se associar, especialmente porque essa estratégia deve ser positiva e não associar algo que possa prejudicar sua autoridade digital.  

9. Use técnicas de copywriting 

Você já ouviu falar sobre copywriting? Pode ser que não, mas com certeza já sentiu os efeitos de uma ótima copy para impulsionamento das vendas.

Para quem não sabe, o copywriting é formado por recursos de escrita persuasiva que ocupa um espaço estratégico nas principais campanhas de marketing online e offline. 

Utilizando essas técnicas, é possível ressaltar as qualidades de produtos e serviços de maneira atraente e encantando sua audiência. 

É importante salientar que copy não tem nada a ver com ludibriar seus leads, mas apresentar sua oferta de maneira mais eficiente.

Se você quer saber como crescer no Instagram utilizando técnicas de copywriting, inclua nos seus conteúdos recursos como:

  • Gatilhos mentais;
  • Chamadas para ação;
  • Títulos e legendas chamativas;
  • Voz ativa;
  • Textos com escalabilidade, etc. 

10. Busque referências em conteúdos virais 

Outro recurso simples mais poderoso para quem deseja saber como crescer no Instagram é se manter atualizado sobre os conteúdos que estão em alta nas redes.  

Esses conteúdos são uma boa bússola para apontar quais são os modelos de postagens com grande potencial de chamar atenção das pessoas. 

Mas é importante você lembrar sempre do estudo que fez sobre seu público-alvo, pois é ele que vai deixar claro se algo faz sentido para sua audiência ou não. Pois nem todo conteúdo viral pode ser do interesse dos seus leads. 

11. Faça promoções  

Seja no mercado digital ou para quem possui um negócio fora da internet, oferecer descontos e realizar promoções pode ajudar a atrair a atenção do seu público.

Mas, para que essa estratégia seja eficiente, não basta oferecer, é necessário que os leads percebam o valor agregado à sua proposta. Sendo assim, aposte na construção de uma narrativa para o anúncio da sua promoção. 

12. Crie uma CTA

A CTA ou Chamada para Ação é o momento do convite irrecusável, aquela proposta que você fará aos seus seguidores e eles vão sentir o desejo de realizar. 

Incluir uma CTA em seus conteúdos, como uma resposta a uma caixinha de perguntas nos stories ou até mesmo o direcionamento para uma landing page pode ser uma ótima estratégia para turbinar o impacto de suas redes. 

Agora que você sabe como crescer no Instagram, viu que para utilizar as redes sociais a seu favor é necessário apostar em uma estratégia, certo?

Mas para saber qual é a estratégia ideal para impulsionar o seu sucesso no digital, que tal garantir um conteúdo exclusivo que vai lhe ajudar a montar as melhores campanhas de marketing digital?

Então baixe agora gratuitamente o Kit Marketing Digital da HeroSpark e tenha acesso a um pacote completo com estratégias e ferramentas para criar conteúdos que realmente convertem. 

Tamanho de post no Instagram: descubra as dimensões ideais [2022]

Deixe uma resposta

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.