Um blog sobre planejamento,
gestão e otimização de cursos
e treinamentos online.

Fique por dentro de atualizações e novidades e potencialize seus resultados.

Acompanhe e faça parte!

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.

Chatbot WhatsApp: o que é, para que serve e como criar um? [GUIA]

Chatbot WhatsApp é a integração feita entre um aplicativo de mensagem e um chatbot, garantindo um atendimento mais rápido, prático e 100%.  Provavelmente você já recebeu alguma resposta automática ao enviar uma mensagem para uma conta comercial no WhatsApp, não é mesmo?  Então, isso acontece graças ao bot para WhatsApp! Além de otimizar a comunicação […]

Banner baixe grátis - Glossário do marketing digital

Chatbot WhatsApp é a integração feita entre um aplicativo de mensagem e um chatbot, garantindo um atendimento mais rápido, prático e 100%. 

Provavelmente você já recebeu alguma resposta automática ao enviar uma mensagem para uma conta comercial no WhatsApp, não é mesmo? 

Então, isso acontece graças ao bot para WhatsApp! Além de otimizar a comunicação com os clientes, ele pode melhorar o momento do pós-venda, coletar informações relevantes sobre a audiência e, ainda, implementar outras estratégias de marketing. 

Portanto, prossiga a leitura deste artigo para saber o que é chatbot Whatsapp, para que serve e como criar um!

O que é chatbot para WhatsApp?

O chatbot é um sistema de inteligência artificial que funciona como um robô automatizado no aplicativo de mensagens. Seu objetivo é agilizar a conversação com o público e o gerenciamento de problemas com consumidores.

Enquanto um chat é um simples canal de conversação, o chatbot para WhatsApp foi desenvolvido para automatizar o atendimento online, coletando dados relevantes e oferecendo uma série de vantagens para as marcas.

Por que usar chatbot WhatsApp?

Agora que você já sabe o que é um chatbot WhatsApp, é hora de entender o porquê de utilizar esse assistente virtual integrado ao programa de mensagens da sua empresa. 

Assim, os principais benefícios de usar bot para WhatsApp, são:

  • Aumento no alcance da sua marca;
  • Alta escalabilidade no atendimento;
  • Automação de serviços;
  • Melhorias na experiência de atendimento, suporte e pós-venda dos clientes;
  • Disponibilidade 24 horas;
  • Expansão das possibilidades de venda;
  • Redução de custos;
  • Coleta de dados com mais facilidade. 

De acordo com dados de algumas pesquisas, 99% das pessoas que possuem smartphone utilizam o WhatsApp, sendo uma das principais ferramentas de comunicação dos brasileiros.

Então, ter um chatbot para automatizar as respostas dos clientes pode gerar mais competitividade para a sua empresa.

Como fazer um chatbot para WhatsApp?

O chatbot para WhatsApp é a melhor opção para você que deseja mais praticidade, rapidez e eficácia. Portanto, confira o nosso passo a passo para criar o seu!

1. Consiga a autorização do WhatsApp para acessar sua API

Acesse o site do WhatsApp e solicite essa autorização para criar um chatbot automatizado no aplicativo. Outra forma de fazer isso é procurar um provedor de soluções oficial para agilizar o seu retorno.

2. Defina a atuação da sua empresa no chatbot WhatsApp

O que sua empresa pretende fazer ao utilizar um bot para WhatsApp? O modo de uso é um dos critérios mais analisados pelo canal de comunicação, a fim de entender o que será feito por meio da plataforma. 

Então, é indicado definir quais são os objetivos do seu negócio ao automatizar as mensagens, a fim de garantir experiências mais satisfatórias aos clientes e melhorar os resultados das suas estratégias de marketing digital

Assim, o WhatsApp liberou dois casos de uso da API:

  1. Responder usuários que entram em contato com seu chatbot e iniciam a conversa, para melhorar o atendimento sem render custos para sua marca;
  2. Enviar notificações para clientes que desejam receber novidades, com exceção de envios de propaganda ou ofertas/conteúdos promocionais.

3. Ofereça conteúdos exclusivos para quem está no WhatsApp

Quais são as principais dores do seu público? O que seus clientes desejam saber e como eles gostam de se comunicar? Qual é o perfil, o comportamento e os valores do seu cliente ideal? 

Fazer esses questionamentos pode ajudar você a identificar quais conteúdos podem ser criados para o WhatsApp. 

Vale pensar nas possibilidades que as funções do WhatsApp oferecem e utilizá-las a seu favor. Saiba que o principal foco da plataforma é gerar conversas naturais, espontâneas e práticas no cotidiano. 

Então, que tal criar conteúdos que criem conversas agradáveis e impulsionem seu marketing online por lá?

4. Consiga o opt-in para o chatbot no WhatsApp

O opt-in nada mais é do que a autorização dada por cada usuário para que determinadas marcas entrem em contato com ele, e isso é exigido tanto no WhatsApp quanto no e-mail e SMS. 

Afinal, você não gostaria de receber mensagens que optou por não receber, não é? 

Então, é necessário analisar se você pode conseguir esse opt-in por e-mail, no site da empresa ou no final do atendimento de um cliente que procurou seus serviços ou produtos.

5. Entenda como funciona o pagamento do WhatsApp Business API

Ao receber o contato de um cliente no chatbot WhatsApp da sua empresa, você tem uma janela de 24 horas para conversar com ele e enviar quantas mensagens desejar. 

Caso a conversa gere valor entre ambas as partes, você tem mais tempo para manter o diálogo ativo sem adição de custos.

Porém, caso a resposta da sua empresa ou o próximo contato do cliente ocorra apenas 24 horas depois, isso pode gerar um custo a mais para sua marca.

Qual o melhor bot para WhatsApp?

Atualmente, é possível encontrar diversas opções de bot para WhatsApp, mas é necessário ver quais realmente oferecem as vantagens que você precisa. 

Pensando em ajudar você, reunimos as melhores opções. Confira!

Weni WhatsApp Business API

É possível integrar esse chatbot na plataforma de WhatsApp do seu negócio, rendendo um bom aumento no número de atendimentos e conectando a comunicação da sua marca com um sistema inteligente. 

Além de integrar com ERPs e CRMs, esse investimento gera mais oportunidades de vendas e alcance.

Yalochat

Empresa de desenvolvimento de chatbot para Whatsapp, a Yalochat pode ajudar você a melhorar o envolvimento com os clientes por meio de uso de CRM com Inteligência Artificial.

Ele pode automatizar até 90% das conversas e melhorar a escalabilidade de comunicação e vendas da sua empresa a longo prazo.

Take Blip

Plataforma de construção do chatbot de várias empresas, o Take Blip é o provedor oficial do WhatsApp Business API.

Por meio de um sistema eficiente, você pode integrar as APIs, definir o fluxo, criar o conteúdo das conversas e publicar seu bot em vários canais de forma segura e prática.

Engati

Uma das ferramentas de chatbot mais reconhecidas de forma positiva, o chatbot da Engati oferece 14 recursos, incluindo a PNL, um construtor de fluxo de conversação, recursos de integração para APIs e muitas integrações padrão OOB, além de suportar vários idiomas.

Como é possível perceber, há várias ferramentas de bot para WhatsApp, mas é preciso prestar atenção nas funcionalidades e integrações de cada uma, a fim de fazer a escolha que atenda aos recursos mais necessários para sua empresa. 

Então, antes de escolher uma ferramenta de chatbot WhatsApp, é recomendável pensar quais são os objetivos a serem alcançados, como desenvolver relacionamentos com mais facilidade ou aumentar a produtividade da equipe, por exemplo.

Deixe um comentário sobre o que você acha de usar chatbot para WhatsApp e compartilhe este artigo para ajudar outras pessoas.

Como crescer no Instagram em 2022: 12 dicas infalíveis!

Deixe uma resposta

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.