Um blog sobre planejamento,
gestão e otimização de cursos
e treinamentos online.

Fique por dentro de atualizações e novidades e potencialize seus resultados.

Acompanhe e faça parte!

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.

Como usar o Instagram para negócios: 5 dicas para ter sucesso!

Você pensa em usar o Instagram para negócios? Saiba que essa ferramenta pode ser fundamental para a estratégia do seu empreendimento e trazer resultados incríveis quando bem utilizada. Afinal, o Instagram é uma rede social que conta com mais de 1 bilhão de usuários engajados e dispostos a consumir conteúdos diariamente. Isso significa que ele […]

Você pensa em usar o Instagram para negócios? Saiba que essa ferramenta pode ser fundamental para a estratégia do seu empreendimento e trazer resultados incríveis quando bem utilizada.

Afinal, o Instagram é uma rede social que conta com mais de 1 bilhão de usuários engajados e dispostos a consumir conteúdos diariamente. Isso significa que ele é uma ótima oportunidade para o seu negócio crescer.

No artigo de hoje, você vai descobrir o que é o Instagram para negócios e como usar essa ferramenta para fidelizar ainda mais os seus clientes. Boa leitura!

O que é o Instagram para negócios?

O Instagram para negócios, ou Instagram for Business, é uma ferramenta para empresas e empreendedores. Ela possibilita que uma organização ou empreendedor consiga marcar presença digital para se comunicar com o seu público-alvo.

Essa ferramenta vai além do básico de uma conta normal. Isso porque, ela conta com um painel profissional, que oferece ao usuário o seguinte:

  • Percepções sobre a conta;
  • Ferramentas para anúncios;
  • Alcance do perfil;
  • Engajamento das postagens;
  • Informações sobre os seguidores;
  • Entre outros.

Assim, com a possibilidade de saber quem são os seguidores do seu perfil, fica mais fácil saber com qual público você dialoga e de que forma é possível vender pelo Instagram seus produtos ou serviços, não é mesmo?

Como criar um perfil comercial no Instagram? 

Se você ainda não sabe como usar o Instagram para negócios, vamos te mostrar um passo a passo rápido e fácil para criar a conta da sua empresa e começar na plataforma. Confira!

  1. Primeiramente, é necessário se cadastrar no Instagram e escolher um nome de usuário para representar o seu negócio, por exemplo: @nomedaempresa;
  2. Em seguida, selecione a opção de perfil comercial ou mude a sua conta pessoal para essa modalidade;
  3. Depois, basta preencher com os dados que forem solicitados e criar uma boa linha editorial para o seu Instagram

Perceba que para criar um perfil no Instagram para negócios não tem muito mistério. É simples, rápido e só precisa saber quais informações usar para destacar o perfil ainda mais! 

Como usar o Instagram para negócios? 

Na hora de usar o Instagram para negócios, é importante garantir que o seu perfil esteja otimizado com nome de usuário apropriado, boa descrição, link da empresa na bio e foto do perfil com boa qualidade. 

No entanto, existem outras ferramentas que você pode utilizar para melhorar seu perfil comercial. Confira quais são elas abaixo!

1. Use o Instagram Ads

Estratégias de tráfego orgânico são fundamentais para qualquer negócio. Contudo, é importante aliar isso a anúncios pagos. É nessa hora que entra em campo o Instagram Ads. Isso porque, esse tipo de investimento pode trazer um retorno mais ágil e a curto prazo.

Por meio do Instagram Ads, existem 5 possibilidades principais de anúncios:

  1. Por meio de foto no feed;
  2. Por meio de vídeos de 60 segundos;
  3. Por meio de stories;
  4. Por meio de carrossel com foto ou vídeo em uma única propaganda;
  5. Por meio da coleção, que integra vídeos e fotos.

Lembre-se que o uso dos anúncios pagos não invalidam as estratégias de conteúdos orgânicos. Ambas devem funcionar paralelamente.

2. Invista nos stories

Sabia que os stories do Instagram são uma ferramenta poderosa? Ela pode ser utilizada de forma prática e sem mistério algum. Inclusive, ajuda a aumentar o engajamento da empresa, pois abre margem para diversos tipos de conteúdos.

O maior ponto positivo dos stories é que ele cria proximidade do empreendimento com o público-alvo e, a depender do número de seguidores, é possível inserir links dos produtos, serviços ou do site da empresa.

3. Utilize uma ferramenta de gestão

Por meio de uma boa ferramenta de gestão de mídias sociais, é possível otimizar várias funções do seu Instagram para negócios. Isso, inclusive, ajuda você a identificar informações sobre o seu público, como, por exemplo:

  • Idade;
  • Horário que acessa a plataforma;
  • Conteúdos que apresentam mais engajamento.

Vale dizer que existem ferramentas que possibilitam o agendamento de publicações, otimização da descrição e link da bio. Além disso, é possível ter acesso a relatórios importantes para entender se os resultados da sua estratégia são positivos ou negativos.

4. Recorra ao “Melhores Amigos”

O “Melhores Amigos”, ou “Close Friends”, é uma outra ferramenta funcional para usar o Instagram para negócios. Por meio dela, é possível criar uma lista exclusiva de seguidores para receber os conteúdos da empresa.

Isso abre chances de um estreitamento do relacionamento com o cliente e gera ainda mais engajamento para o seu negócio. 

Além disso, o “Melhores Amigos” pode se tornar uma ótima forma de monetizar. Para isso, você pode utilizar a ferramenta para coletar assinaturas e postar conteúdos de acordo com o seu nicho de atuação. 

Lembre-se que o objetivo aqui é aprofundar o relacionamento, mostrar conteúdo de valor e abrir portas para chances de vendas.

5. Crie conteúdo de valor

Lembra que isso foi citado no item anterior? Pois bem, os conteúdos precisam ser estratégicos, criativos e bem elaborados. Afinal, os consumidores estão cada vez mais exigentes e querem consumir materiais interessantes.

Por isso, elabore conteúdos que sejam objetivos. Trabalhe bem na edição de imagem, invista em legendas e não se esqueça que o Instagram é uma rede social bastante visual.

Na hora de postar, é bom levar em consideração fatores como: 

  • Melhor horário para postar;
  • Assuntos que gerem valor para o seu público;
  • Quais elementos utilizar nos conteúdos, imagens e legendas;
  • Entre outros.

Agora que você sabe como usar o Instagram para negócios, estamos disponibilizando um material com dicas incríveis sobre mídias sociais. Baixe gratuitamente o nosso e-book: “Descubra na prática como criar as suas redes sociais” e melhore as suas estratégias!

Como ganhar dinheiro na internet pelo celular: 7 ideias
Como funciona a remuneração de coprodutores?

Deixe uma resposta

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.