Loucos por TecnologiaUm blog sobre tecnologia, inovação e marketing para ensino online.

Desenvolvido para impactar
e otimizar resultados.

Acompanhe e faça parte!

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.

Seguidores no Instagram: como otimizar seu perfil para conquistá-los

Apesar de muitos considerarem como “métrica de vaidade”, é fato que conquistar seguidores no Instagram (de forma orgânica) ainda é importante. Afinal, é um indicativo de que seu perfil é atraente.    Há várias formas de cativar a audiência, e muitas envolvem otimizações e práticas simples. Para te ajudar com essa missão, separamos 5 dicas […]

Apesar de muitos considerarem como “métrica de vaidade”, é fato que conquistar seguidores no Instagram (de forma orgânica) ainda é importante. Afinal, é um indicativo de que seu perfil é atraente. 

 

Há várias formas de cativar a audiência, e muitas envolvem otimizações e práticas simples. Para te ajudar com essa missão, separamos 5 dicas importantes. Ao realizá-las, é natural que surjam mais seguidores no Instagram sem que você precise investir em publicações patrocinadas. Confira! 

 

 

7 dicas para ganhar seguidores no Instagram

 

1 – Use hashtags (#)

 

As hashtags ajudam a organizar o seu conteúdo por categorias, além de permitirem que o público encontre seus posts de acordo com o tema abordado. Assim, é comum que pessoas que sequer conheciam o seu perfil o encontrem – o que é ótimo para aumentar o seu alcance. 

 

Busque utilizar as hashtags mais relevantes relacionadas ao seu conteúdo. Também é interessante criar sua própria hashtag. Com isso, fica mais fácil dos usuários localizarem a sua marca. 

 

2 – Tenha um calendário editorial

 

No marketing digital, conteúdo é rei. Para conquistar e manter os seguidores no Instagram, é essencial que você faça boas publicações regularmente. Afinal, perfil parado não engaja ninguém.

 

Uma forma de garantir que você não se perca e mantenha a conta constantemente atualizada é através da criação de um calendário editorial. Através dele, você pode planejar tudo com antecedência e não esquecer nenhuma ideia interessante. 

 

3 – Faça Reels e IGTV

 

Hoje, o Instagram prioriza a entrega de vídeos aos seus usuários – e os recursos do Reels e o IGTV são exatamente voltados para isso. Portanto, se você deseja aumentar seu alcance e o número de seguidores, eis uma boa oportunidade para você aproveitar. 

 

Explore todas as possibilidades que a sua criatividade permitir: making offs, tutoriais, dicas, memes, prévias de lançamentos. Lembre-se apenas que, hoje, os Reels podem ter até 60 segundos e o IGTV 60 minutos (para contas verificadas). 

 

4 – Crie boas parcerias

 

As parcerias são uma boa forma de aumentar o alcance da sua marca e, por consequência, atrair novos seguidores no Instagram. 

 

Há vários formatos que podem ser adotados. Contudo, o mais comum é que um perfil ajude a promover o outro. Com isso, é possível fazer lives compartilhadas, marcação do Instagram do parceiro nos Stories e sorteios em que o prêmio esteja alinhado com as dores e necessidades da sua persona

falar com um consultor

 

Ao selecionar seus parceiros, lembre-se de avaliar antes a audiência de cada um. Veja se o nicho com quem trabalham faz sentido para o seu negócio.

 

5 – Organize os destaques

 

Organizar os destaques ajuda os usuários a entenderem melhor o que você entrega. Com isso, aumenta as suas chances de ganhar mais seguidores no Instagram. 

 

Busque ajeita-los de forma estratégica, com informações sobre você/sua marca, que tipo de conteúdo há no perfil, produtos e serviços ofertados, além de instruções para adquiri-los. 

 

6 – Interaja com os seguidores

 

As redes sociais, em geral, têm o objetivo de gerar conexões. Por isso, busque interagir com seus seguidores. Assim, você incentiva que a audiência engaje com você e, até mesmo, converta. 

 

Para isso, invista em Stories, caixinhas de perguntas e CTAs em suas publicações. 

 

Mas tome cuidado com o trabalho robotizado. Mensagens padronizadas não costumam ser muito bem vistas. Busque personalizá-las o máximo que puder. Assim, a audiência se sente, de fato, especial para você e as suas chances de conquistar novos seguidores no Instagram também aumentam. 

 

7- Realize testes 

 

A cada momento, o Instagram se atualiza e novos recursos são implementados na plataforma. Por isso, é importante realizar testes de tempos em tempos, para validar o que continua funcionando ou não na hora de engajar a audiência. 

 

Portanto, periodicamente, experimente realizar publicações em diferentes: 

 

  • Formatos (imagens, vídeos, carrosséis etc.) ;
  • Horários (manhã, tarde, noite e por aí vai);
  • Dias da semana (não é porque seu conteúdo performou bem às terças uma vez que vai seguir o padrão sempre);
  • Legendas (teste versões mais curtas e longas).

 

Em seguida, analise as métricas (impressões e alcance de publicações e informações dos seguidores), para ajustar as suas estratégias da melhor maneira possível.

 

E aí, o que achou das dicas? Quer aprender mais sobre o assunto? Veja este vídeo especial que preparamos para você! 

 

Chamada para ação (CTA): o que é e por que usar
Tipos de infográfico: conheça os principais e use a seu favor

Deixe uma resposta

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.