Loucos por TecnologiaUm blog sobre tecnologia, inovação e marketing para ensino online.

Desenvolvido para impactar
e otimizar resultados.

Acompanhe e faça parte!

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.

Tipos de infográfico: conheça os principais e use a seu favor

Sabia que existem vários tipos de infográfico? O recurso nada mais é do que uma representação visual de dados e informações.    Trata-se de uma ótima escolha para quem deseja facilitar o entendimento sobre um determinado assunto. Afinal, os recursos visuais tendem a ser processados pelo ser humano 6 mil vezes mais rápido do que […]

Sabia que existem vários tipos de infográfico? O recurso nada mais é do que uma representação visual de dados e informações

 

Trata-se de uma ótima escolha para quem deseja facilitar o entendimento sobre um determinado assunto. Afinal, os recursos visuais tendem a ser processados pelo ser humano 6 mil vezes mais rápido do que os textuais, segundo o estudo We Live In A Visual World. 

 

Ou seja, se você quer que as pessoas fixem melhor um conteúdo, considere incluir um infográfico na sua estratégia de comunicação

 

Para te ajudar com esse desafio, levantamos os principais tipos de infográfico que existem. Inspire-se e use-os ao seu favor! 

 

Principais tipos de infográfico

 

Infográficos interativos 

 

Os infográficos animados são os mais sofisticados. Normalmente, permitem que o leitor interaja diretamente com as informações, conforme a realização de determinadas ações (como passar o mouse por cima de uma ilustração ou clicar e aparecer um texto complementar). 

 

A elaboração de um desses é mais complexa e pode, até mesmo, envolver o uso de animações e programação. A principal vantagem é que tende a deixar o usuário mais imerso e engajado com o conteúdo. 

 

Infográficos animados

 

Os infográficos animados são aqueles que “têm movimento”. Ou seja, o conteúdo é apresentado de forma dinâmica, sem a necessidade do leitor ter realizado uma ação. Geralmente, são arquivos de vídeo ou gifs. 

 

Assim como os infográficos interativos, o preparo pode ser um tanto trabalhoso e, até mesmo, envolver mais profissionais para desenvolvê-lo. Contudo, não deixa de ser uma excelente forma de chamar a atenção do leitor. 

 

Infográficos estáticos

 

É um dos tipos de infográfico mais simples que há. Em essência, consiste na aliança entre pequenos textos e ilustrações, que ajudam o leitor a entender uma mensagem principal. 

 

Para fazê-lo, basta utilizar um editor de imagem e exportar em .png, .jpg, .jpeg etc.

 

Além da facilidade, a maior facilidade dos infográficos estáticos está no fato de que podem ser aproveitados tanto no meio digital quanto no meio impresso. É muito comum vermos infográficos em matérias de revistas, por exemplo. 

 

Dicas para fazer um bom infográfico

 

Se você nunca fez um infográfico antes, é normal ter dúvidas. Para te ajudar no processo, leve em consideração os tipos de infográfico que mencionamos antes e as etapas a seguir. 

 

  1. Defina um objetivo para o infográfico

 

Qual é o propósito do seu infográfico? O que você espera alcançar como material? Qual é a principal mensagem que deseja que a sua audiência retenha? 

 

falar com um consultor

Ao ter claras as respostas para essas questões, a produção do infográfico fica muito mais fácil para você. Além disso, você reduz as chances de produzir um material confuso.

 

2. Selecione as informações essenciais

 

Ao ter um objetivo claro, fica mais fácil selecionar o conteúdo que realmente importa para o seu infográfico. 

 

Para esta etapa, busque as informações mais interessantes e relevantes relacionadas à mensagem que você quer transmitir. 

 

Lembre de tomar cuidado para não deixar o conteúdo curto ou longo demais. Foque em incluir o necessário para que você comunique bem o que deseja, sem excessos ou informações incompletas. 

 

3. Faça um esboço

 

Agora, é a hora de rabiscar como você imagina o seu infográfico. Escolha o tipo mais adequado, busque por referências e sinalize onde deseja que cada informação e ilustração fique. 

 

Como é apenas um rascunho, não se preocupe se a arte de desenhar não é o seu forte. O mais importante desta etapa é te ajudar a ter uma visão um pouco mais clara do que deseja – e, se outra pessoa for produzir o material, fica mais fácil transmitir o que você espera. 

 

4. Coloque a mão na massa

 

Finalmente, a hora de tirar sua ideia do papel – ou colocar, depende de onde você publicará seu infográfico. 

 

Se você mesmo for fazer, saiba que há dois caminhos a seguir. Um é utilizar editores de imagem. Você pode usar opções como o Gimp, o Illustrator, o Photoshop ou, até mesmo, o Paint. Contudo, é necessário que você saiba como usar as ferramentas. 

 

Caso não domine nenhuma ou ainda não tenha confiança o suficiente para usá-las, há plataformas online que permitem a criação de forma mais simples. Algumas, inclusive, contam com templates prontos, os quais você precisa apenas preencher as informações que deseja. É o caso da Canva e da Vengagge. 

 

Lembre-se de caprichar na escolha dos recursos! Além dos textos e das ilustrações, considere utilizar também gráficos, setas, caixas etc. Assim, a leitura tende a ficar mais suave. 

 

5. Hora de divulgar

 

Gostou de como ficou o seu infográfico? Então, chegou a hora de divulgá-lo. Caso queira, você pode utilizá-lo como uma isca digital para aumentar a sua base de leads (que são os contatos de potenciais clientes do seu negócio). 

 

Veja este vídeo para entender melhor: 

 

 

Para isso, pode contar com a HeroSpark para te ajudar. Por meio da plataforma, é possível criar páginas de captura em poucos minutos, com formulários nos quais as pessoas podem preencher os próprios dados e baixar o seu infográfico. 

 

Além disso, você consegue enviar e-mails automatizados para os leads e, assim, manter um relacionamento com a sua audiência. Quer saber mais? Acesse agora mesmo o site www.herospark.com 

Seguidores no Instagram: como otimizar seu perfil para conquistá-los
Modelo de negócio: conheça os principais formatos

Deixe uma resposta

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.