Um blog sobre planejamento,
gestão e otimização de cursos
e treinamentos online.

Fique por dentro de atualizações e novidades e potencialize seus resultados.

Acompanhe e faça parte!

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.

Como ser um professor online de sucesso

Um bom professor online é crucial para o sucesso do curso e do ensino a distância no geral. O professor é o elo entre o aluno e o curso. Por isso é também a chave para que o ensino a distância alcance um modelo educacional que atenda à todos. Ainda que a tecnologia tenha avançado […]

professor-online

Um bom professor online é crucial para o sucesso do curso e do ensino a distância no geral. O professor é o elo entre o aluno e o curso. Por isso é também a chave para que o ensino a distância alcance um modelo educacional que atenda à todos.

Ainda que a tecnologia tenha avançado muito, não extingue o papel do professor online. Pelo contrário, o professor é a garantia de que o conteúdo do curso online seja absorvido de forma mais acertada.

É papel do professor online ser a porta de entrada para o conhecimento presente no curso. Quanto melhor o professor, melhor o curso é capaz de ser.

Se você nos acompanha, provavelmente já sabe como criar um curso online. Mas você sabe como ser um professor online de sucesso?

A seguir listamos os principais pontos que você precisa saber para ter êxito na carreira.

Entenda seus alunos

Assim como no modelo presencial, é preciso estar atento às necessidades de seus alunos. Dessa forma, é possível detectar a dificuldade deles e agir em cima dela.   

Muitas vezes o aluno tenta ignorar a dificuldade por medo de se “atrasar” no curso. Isso o leva a avançar as etapas mesmo sem ter de fato as competências necessárias. Um olhar atento vindo do professor online, evitará que os alunos avancem no curso com defasagem de conteúdo.

Além disso, nem sempre o aluno irá saber explicitar exatamente qual é a sua dificuldade. Por isso é crucial estar sempre atento para ajudá-los a, primeiramente, identificar e depois fazer as adaptações.

Entendê-los fará toda diferença tanto para eles quanto para você. Você saberá o momento certo de intervir e garantirá uma otimização do desempenho do curso. Pelo lado deles, se sentirão estimulados ao sentir que o objetivo do curso é o aprendizado, e não a conclusão a qualquer custo.

Mesmo com a aprendizagem adaptativa, em que um LMS te ajuda a entender o ritmo dos alunos, é necessária certa sensibilidade do professor. Pois é ele que traduz as respostas da plataforma e decide qual a estratégia ideal a partir delas.

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Faça uma auto análise

Tão importante quanto estar atento aos seus alunos é estar atento a você mesmo. É preciso observar: seu método atinge os objetivos? Mesmo que atinja, há uma forma mais eficiente de alcançá-los?  

Pensando no tópico anterior, em entender seus alunos, você deve constantemente analisar a própria didática e pensar em meios de aperfeiçoá-la. Garantir que os alunos estão bem ambientados e satisfeitos com a sua forma de ensinar é essencial para ser um professor online de sucesso.

Muitas vezes o professor se sente vilanizado pelos estudantes e não entende em que ponto a relação tomou aquele rumo. É claro que cada pessoa tem suas particularidades e há diversos fatores que podem justificar um aluno não gostar do professor. Mas quando todos os alunos passam a não gostar do professor, será que o problema é o grupo de alunos ou o professor? Certamente algo está errado.

Ainda que esse seja um exemplo aplicável mais ao modelo presencial, é uma ótima amostra de como uma frequente auto análise pode te ajudar. Estar atento à própria postura além de impedir que a relação chegue a esse extremo, vai aumentar a qualidade do seu ensino.

Mude

Tendo em vista o que você coletou de seus alunos e da sua auto análise, mude, adapte-se. Não adianta apenas observar o que pode ser aprimorado e não fazer nada a respeito.

Pesquise referências de outras táticas que resolveram problemas como os que você identificou nos seus alunos ou em você mesmo. Adapte o modelo ao seu curso e então trace sua própria estratégia personalizada.

Atualizar-se também é importante. Muitos profissionais se acostumam com aquela forma de ensinar e não se atualizam. Passam anos repetindo as mesmas frases. Isso é desestimulante tanto para o professor quanto para o aluno, pois a aula passa a acontecer de maneira automática.

Portanto, esteja sempre disposto a mudanças.

Esteja disponível

Criar um canal de diálogo aberto entre você e seu aluno tem muito mais vantagens que apenas a boa relação.

Ao dar essa abertura, seus alunos se sentirão mais à vontade tanto para dar feedbacks sobre você quanto para falar das próprias dificuldades. Essas informações são de suma importância para que você possa entendê-los e para a auto análise.

Não é como se você fosse gastar muito tempo a mais para que isso aconteça. Apenas deixar claro para os seus alunos que eles podem ir até você já faz toda diferença.

Muitos mentores e líderes no geral caem no erro de achar que criar esse vínculo com os alunos os faz perderem o respeito e preferem até ter uma postura mais dura. Se os seus alunos te respeitam porque você é rude, na verdade eles não te respeitam, eles têm medo. O respeito é primordial e não é um canal de comunicação aberto que irá podá-lo. Os limites continuarão existindo. A diferença é que um professor querido é muito mais estimulante e isso facilita o diálogo.

Não pense que isso não se aplica aos cursos online. As plataformas LMS tem diversas funcionalidades de interação que podem, e devem, ser usadas para manter esse canal aberto.

Planeje

Organizar as estratégias pretendidas é primordial para que o curso tenha os objetivos alcançados. Por isso, é essencial fazer um plano de aula bem estruturado. O planejamento é o primeiro grande passo para que o curso seja um sucesso.

O sucesso do curso e o sucesso do professor online são objetivos interligados. Investir tempo no plano de aulas é avançar rumo aos dois objetivos. Portanto, vale a pena fazer seu planejamento com cuidado.

Mesmo no caso de um professor online experiente, o planejamento não é dispensável. O plano de aulas serve como guia também para o aluno, que consegue se organizar com mais facilidade.

Além disso, montar um plano de aula te faz refletir sobre a eficiência do conteúdo passado. Você consegue visualizar melhor o que deve ser atualizado e o que deve permanecer.

Seja antenado

A tecnologia evolui cada vez mais e impacta na educação a distância. Por isso, o professor online deve estar atento às principais tendências tecnológicas para a educação.

Novas metodologias como a gamificação, que usa os jogos para ensinar e engajar pessoas e a mobile learning, que utiliza o celular na aprendizagem, são cada vez mais faladas. Por isso é importante entender do que se trata e a viabilidade de cada uma.

Ficar a par dessas novidades vai te guiar em como melhorar suas aulas e qual caminho a educação a distância está seguindo.

O mercado de trabalho está dia mais competitivo e exigente. A capacitação básica não é mais suficiente e por isso, você deve tentar absorver o máximo de informações possíveis. Profissionais que não se atualizam ficam para trás.

Motive

Manter seus alunos motivados e engajados é o segredo contra as taxas de abandono.

O bom professor online deve usar todas as ferramentas disponíveis para manter seus alunos empolgados e alinhados com o curso. Essas ferramentas podem ser funcionalidades da própria plataforma online, como o fórum, por exemplo. Mas também podem ser outras práticas, instituídas por você na sala de aula virtual.

Dentre elas, estimular a interação e até a competição entre os estudantes. Elaborar atividades com premiação ou algum tipo de bônus. Existem muitas práticas para engajar alunos em cursos online.

Não basta apenas pensar em seus alunos. Para que essa estratégia funcione, é preciso que você também esteja motivado. Um professor online bem-humorado conquista os alunos, pois os faz ter vontade de assistir e participar. Ainda que você não se considere um piadista nato, ser simpático já faz toda diferença.

Conclusão

Sem dúvidas a tecnologia alavancou as possibilidades educacionais e o EAD só tem a crescer. Mas todo esse avanço não exclui o papel do professor, pois é o professor online o responsável pela real eficiência do curso.

Há diversos pontos a se considerar para ser um professor online de sucesso e aqui falamos os principais. Porém só a experimentação junto a seus alunos vai de fato dizer o que funciona.

Espero que você tenha gostado da dicas! Continue nos acompanhando para saber mais sobre a carreira de professor online.

Até a próxima!

Benefícios do Ensino Online no Brasil - EaDCast #04
Dinâmica de grupo: como aliar a tecnologia e inovação?

Deixe uma resposta

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.