Um blog sobre planejamento,
gestão e otimização de cursos
e treinamentos online.

Fique por dentro de atualizações e novidades e potencialize seus resultados.

Acompanhe e faça parte!

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.

Planos de Assinatura para treinamento e desenvolvimento de pessoas: vale a pena?

O mundo corporativo atual já reconhece que são os profissionais e as equipes de alta performance que formam o grande diferencial competitivo das empresas. Também não é mais novidade para nenhuma companhia que investir na capacitação e desenvolvimento de pessoas é uma prática que dá resultados ao negócio. Mas então, porque ainda são poucos os […]

Planos de assinatura para treinamento e desenvolvimento de pessoas

O mundo corporativo atual já reconhece que são os profissionais e as equipes de alta performance que formam o grande diferencial competitivo das empresas. Também não é mais novidade para nenhuma companhia que investir na capacitação e desenvolvimento de pessoas é uma prática que dá resultados ao negócio.

Mas então, porque ainda são poucos os gestores que conseguem aplicar essa “cultura de conhecimento” em suas equipes ou departamentos?

Bom, é claro que cada empresa tem suas peculiaridades e dificuldades na implementação de uma nova cultura que incentive o aprendizado, mas algumas respostas são mais comuns para essa pergunta e podem nos ajudar a entender.

Duas dessas dificuldades mais comuns são:

  • Não sei qual a melhor maneira de treinar a minha equipe;
  • Não consigo gerenciar o tempo destinado para aprendizado e para realização das tarefas rotineiras.

Essas dúvidas são justificadas pela falta de experiência nesse tipo de investimento e pela grande oferta de modelos e possibilidades disponíveis hoje para treinar pessoas.

Uma das opções que mais está caindo nas graças dos departamentos de RH e gestores, por exemplo, é o treinamento online no modelo de plano de assinatura. Mas será que vale a pena assinar?

É para te ajudar a responder isso, que preparamos o artigo de hoje. Continue lendo e confira tudo!

O que são Planos de Assinatura online para treinar equipes?

Os planos de assinatura de cursos online são uma alternativa vantajosa para quem pretende implementar uma cultura de capacitação em suas equipes. O assinante garante acesso dos colaboradores e equipes em diversos e diferentes treinamentos a distância.

Hoje já é possível encontrar planos ideais para a realidade de cada empresa, havendo opções para um grande número de usuários ou mesmo para equipes mais enxutas. Com as muitas opções no mercado, você também pode escolher os planos por áreas de estudo, como Marketing Digital, TI ou administrativo.

Mas e aí, vale assinar? Quem eu posso treinar na empresa? Por quanto tempo vale investir na capacitação?

Calma, vamos falar um pouco sobre algumas das vantagens de capacitar times com os planos de cursos online e ajudar a responder essas questões. Veja:

Flexibilidade de horário

Você como gestor já notou que precisa qualificar seu capital humano, mas também não pode abrir mão da produção do dia a dia? Tranquilo, pois esse é um dos problemas mais comuns no mundo corporativo.

Mas é para driblar isso, evitando a liberação dos profissionais por grandes períodos de treinamentos e, assim, não ter queda na produtividade, que muitas empresas estão apostando na capacitação a distância.

Treinamentos mais curtos, que podem ser feitos direto do trabalho ou mesmo de casa, ajudam a conciliar os horários de estudo e trabalho.

Com os planos de assinatura, você tem apenas o trabalho de cadastrar os funcionários interessados e acompanhar o estudo deles nos treinamentos liberados, podendo estipular que sejam horários mais tranquilos para estudos, como no começo ou final de expediente, por exemplo.

Equipes multidisciplinares

Um segredo que muitas das empresas inovadoras utilizam na hora de montar suas equipes de trabalho é buscar profissionais capazes de entenderem e – eventualmente – executarem tarefas de outros departamentos ou áreas. São os chamados profissionais multidisciplinares.

Com os planos de assinatura de cursos online, fica muito mais fácil ter equipes com profissionais assim. Como as opções de treinamentos são variadas, um funcionário pode assistir a um curso que não seja necessariamente da sua área, mas que vai ajudá-lo a compreender e lidar melhor com outros departamentos.

Cultura de inovação e conhecimento

Mudar a cultura de uma organização não é tarefa fácil, mas os planos de cursos online podem ser o primeiro passo!

Uma coisa é oferecer um treinamento específico e esporádico para determinado colaborador, outra bem diferente é oferecer um plano de capacitação como diferencial da cultura empresarial.

Além de ser um fator motivacional, o fato da empresa mostrar que se preocupa com a qualificação das pessoas é um ótimo atrativo para contratação e retenção de talentos.

Custos menores

Geralmente os planos de assinatura oferecem vantagens também quando o assunto é o valor de investimento. Isso porque sai muito mais em conta assinar um plano com vários cursos, do que contratar em separado ou tentar fechar turmas específicas para seu time.

Além disso, só a diminuição de rotatividade do efetivo já ajudaria na economia. Outro fator é que você pode eliminar tarefas feitas por empresas terceirizadas, treinando funcionários para realizarem esses serviços.

Com as plataformas dos planos também fica mais fácil gerir e analisar quais colaboradores estão dando retorno com os estudos e quais não estão aproveitando. Acompanhando esse processo, os retornos em produtividade da sua equipe com certeza serão garantidos.

Conclusão

No mundo corporativo atual as empresas já reconhecem a importância do capital humano para o sucesso dos negócios, mas muitos não sabem qual a melhor maneira de treinar seus colaboradores sem prejudicar a produção e entrega.

É aí que os planos de assinatura de cursos online estão ganhando espaço. Com opções para os mais variados cenários, tamanhos e necessidades, os planos oferecem muitas vantagens para quem pretende incentivar a capacitação e colher os frutos disso na empresa.

Saber qual é a melhor opção para sua empresa exige uma análise mais profunda, entretanto o meio digital e o ensina a distância dão muito mais flexibilidade para fazer a sua escolha.

E aí, o que achou? Vale a pena conhecer esse tipo de capacitação? Deixe seu comentário e conheça o Plano de Assinatura EAD da Impacta, ideal para formar equipes completas e preparadas.


Este guest post foi produzido pela Impacta, empresa parceira e cliente Edools.

Como criar um portal de ensino online?
Planejamento de Inbound Marketing para cursos online: como fazer?

Deixe uma resposta

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.