Um blog sobre planejamento,
gestão e otimização de cursos
e treinamentos online.

Fique por dentro de atualizações e novidades e potencialize seus resultados.

Acompanhe e faça parte!

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.

Como criar um portal de ensino online?

Sabemos que a educação a distância é uma ótima opção para alunos que querem se especializar e valorizam seu tempo. A EAD é uma modalidade de ensino que permite ao aluno administrar melhor o tempo dos estudos podendo fazê-lo em casa ou nos horários livres do trabalho. Com isso, esse mercado está se expandindo cada […]

Como criar um portal de ensino online?

Sabemos que a educação a distância é uma ótima opção para alunos que querem se especializar e valorizam seu tempo. A EAD é uma modalidade de ensino que permite ao aluno administrar melhor o tempo dos estudos podendo fazê-lo em casa ou nos horários livres do trabalho.

Com isso, esse mercado está se expandindo cada vez mais e com isso surge a necessidade de procurar por um portal de ensino online que atenda às demandas que este e-learning irá precisar.

Um portal de ensino online nada mais é que um ambiente onde é possível disponibilizar e consumir conteúdos, facilitando todo o processo de ensino-aprendizagem.

Se você espera ter sucesso em um negócio, é primordial ter em mente que fazer uma organização e um planejamento, conhecer a fundo o mercado em que você deseja atuar são fatores decisórios.

Você deve estabelecer um plano sobre como será o escopo de seu projeto, quais serão os próximos passos para criar um curso online e fazer a abertura do mesmo, e essa etapa se faz fundamental nesse sentido.

Então, se você pretende se tornar um professor EAD e deseja montar um portal de ensino online mas ainda não sabe por onde começar, fique sabendo que está no lugar certo! Estamos aqui para lhe ensinar.

Com isso, separei alguns pontos muito importantes que você deve se atentar para não errar nesta etapa inicial de planejamento para criar um portal de ensino online.

Primeiro passo: planejamento

Como citado acima, sem um planejamento prévio, não há negócio que se sustente. Para começar a pensar em seu curso online, é importante definir alguns itens:

Conteúdo a ser abordado: já passa de 20.000 o número de cursos livres no Brasil, segundo dados do mercado EAD. E o que isso interfere no conteúdo de seu curso? Tudo! Você deve ter em mente que encontrar um segmento de mercado inovador será quase que impossível, visto que hoje já existem cursos online que ensinam coisas inimagináveis. Então, se você optar em seguir por um segmento que já exista concorrência, o que irá lhe diferenciar dos demais será nada menos que o conteúdo. É ele que irá garantir todo o valor que o seu EAD irá transmitir. Portanto, planeje bem como ele será desenvolvido e tudo o que estará contido.

Sugestão: faça uma pesquisa para saber o que este tipo de segmento tem feito e estude para fazer ainda melhor em cima do que já existe. Faça checklists com todos os tópicos necessários, rascunhe bastante, mas tire um tempo para pensar em seu conteúdo.

Público-alvo: definir o seu público pode ajudar (e muito) no planejamento da criação de um portal de ensino online. Levante as dificuldades, pontos de atenção e diferentes possibilidades de público dentro de seu segmento.

Sugestão: dê nomes às personas básicas, observando as características existentes, limitações, competências e os materiais que mais agradam àquelas que você quer atingir.

Dessa forma, você pode pensar em ações que tenham maior engajamento, visto que irá gerar maior identificação por parte do seu público e isso pode fazer com que você alcance excelentes resultados.

Quem irá dar a aula: esta é uma etapa do seu planejamento fundamental. Após definir as qual conteúdo seu curso irá abordar e qual público irá atingir, é hora de decidir quem irá fornecer essas aulas. Você irá ser o mentor? Ou você irá contratar um serviço terceirizada que faça isso por você?

Sugestão: se você não se sente seguro para falar em frente à câmeras ou por simplesmente não dominar tão bem determinado assunto, contrate alguém para garantir que seu conteúdo final seja impecável.

Colocando a mão na massa

Depois da etapa do planejamento, é hora de colocar tudo o que foi pensado em prática. Seu conteúdo precisa ser definido e estruturado, assim como sua ementa e também é hora de convidar seus alunos.

Você deve pensar em quais formatos suas aulas serão produzidas, existem muitas opções de materiais (como videoaulas, fóruns, slides em pdf, entre outros) em um portal de ensino online.

Procure utilizar os modelos que atendam a sua necessidade para comunicar tudo o que você deseja passar a seus alunos de forma eficiente.

Ao finalizar essa parte, você já pode começar a pensar em fazer chamadas anunciando que seu curso, para quando lançar, já ter um bom número de matrículas.

É nessa hora que você vai utilizar o que aprendeu com seu planejamento de público-alvo, para saber onde encontrar os alunos que irão se interessar por seu curso.

Invista em divulgação nas redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter ou Linkedin. Verifique onde a maioria do seu público está concentrada.

Escolhendo a Plataforma

Para que o ensino a ser passado tenha uma boa funcionalidade e de fácil aplicação, é importante utilizar um bom LMS, podendo focar todos os recursos desejados em um só lugar, otimizando muito mais o ensino.

Portanto, faça uma pesquisa prévia das plataformas existentes no mercado e faça uma relação de todas as funcionalidades que cada uma possuir, para entender qual irá atender melhor tudo o que seu portal de ensino online precisa para ser bem sucedido e assim você possa escolher qual irá fazer mais sentido para criar seu portal de ensino online.

Configurando seu portal de ensino

Se você já contratou a plataforma, agora é hora de configurar tudo para transformar seu portal de ensino online em único. Você deve inserir todos os conteúdos, matricular os alunos, configurar permissões para os usuários administrativos, gateway de pagamento (caso você comercialize seus cursos), criar fóruns, questões, e claro, customizar tudo para que fique de acordo com a sua marca.

O design de interface e a consistência visual. Além de ter um layout atrativo e que facilite a navegação, seu portal de ensino também deve ser um grande fortalecimento de branding. Se você quer que os alunos tenham uma jornada positiva de aprendizado, tenha em mente que o portal deve dialogar com sua identidade visual, reforçando sua marca.

Conclusão

Para que cursos online possam ter um melhor desempenho, um portal de ensino online tem a função de facilitar todo o tipo de divulgação e informações do curso em geral, através do uso de um LMS (Learning Management System).

A Edools tem hoje a melhor e mais completa plataforma LMS do mercado, onde é possível ter uma personalização completa de todo o seu portal de ensino online.

Se quiser conhecer melhor as funcionalidades que a plataforma pode oferecer para seu portal, é só entrar em contato com um de nosso especialistas ou deixar um comentário ao final da página, ok?

Até a próxima!

Como uma Produtora de Vídeos pode se beneficiar com o Programa de Parcerias da Edools?
Planos de Assinatura para treinamento e desenvolvimento de pessoas: vale a pena?

Deixe uma resposta

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.