Um blog sobre planejamento,
gestão e otimização de cursos
e treinamentos online.

Fique por dentro de atualizações e novidades e potencialize seus resultados.

Acompanhe e faça parte!

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.

Dados do mercado EAD no Brasil

Você conhece o mercado EAD? Um dos temas mais falados em educação este ano diz respeito a educação a distância. No Brasil, o mercado EAD tem crescido bastante e acaba por se tornar uma real oportunidade de negócio para muitas pessoas e empresas que pretendem investir em cursos online nos mais diversos formatos disponíveis. A […]

Dados do mercado EAD no Brasil

Você conhece o mercado EAD? Um dos temas mais falados em educação este ano diz respeito a educação a distância. No Brasil, o mercado EAD tem crescido bastante e acaba por se tornar uma real oportunidade de negócio para muitas pessoas e empresas que pretendem investir em cursos online nos mais diversos formatos disponíveis.

A educação a distância vem evoluindo a cada dia a partir do avanço das tecnologias disponíveis, onde estas influenciam diretamente o ambiente educativo e a sociedade.

Com o aumento da demanda por mão de obra especializada em todos os setores da indústria, comércio e serviços, somada a vontade dos trabalhadores em crescerem e se desenvolverem profissionalmente, os cursos EAD, vem se tornando fundamental para aqueles que não desfrutam de tempo nem dinheiro para frequentar um curso presencial, além daqueles que optam uma nova experiência de aprendizagem, mais dinâmica e interativa.

Para aumentar sua confiança na educação online, resolvi escrever esse artigo como forma de expor alguns dados interessantes conquistados pelo mercado EAD nos últimos anos. Esses resultados, que por sinal são excelentes, atestam cada vez mais a eficácia e valorização da educação a distância no processo de aprendizagem de alunos em geral, além de proporcionar uma experiência única e inovadora para eles.

Neste sentido, separamos a apresentação desse artigo de forma segmentada da seguinte maneira para retratar o mercado EAD: evolução do número de cursos, matrículas e investimentos no setor. Como fonte dessas informações, utilizamos o Censo EAD 2014/2015, onde forma foram analisadas 226 instituições exclusivamente formadoras e 15 formadoras e fornecedoras e o E-Learning Market Trends & Forecast 2014/2016 Report, da Docebo.

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

# Cursos

De acordo com o último Censo de Mercado EAD, em 2014 foram oferecidos 25.166 cursos (entre as instituições analisadas). Neste caso, os cursos livres foram os mais comercializados, com um total de 19.873, sendo 12.475 corporativos e 7.398 não corporativos. Logo em seguida temos os cursos regulamentados semipresenciais ou disciplinas EAD, que somaram 3.453 cursos online, além de 1.840 cursos regulamentados totalmente a distância.

Confira os dados percentuais no gráfico a seguir:

Mercado EAD: Dados do Mercado EAD - Cursos

#Matrículas

Com relação ao número total de matrículas, podemos dizer que são números surpreendentes. Só em 2014, os cursos EAD somaram 3.868.706 novas matrículas, sendo 519.839 (13%) nos cursos regulamentados totalmente a distância, 476.484 (12%) nos cursos regulamentados semipresenciais ou disciplinas EAD de cursos presenciais e 2.872.383 (75%) nos cursos livres, com uma média de 154 matrículas por curso.

Podemos melhor visualizar esses resultados a partir do gráfico abaixo:

Mercado EAD: Dados do Mercado EAD - Matrículas

Para saber como trabalhar e motivar seus alunos, recomendo a leitura do artigo: 10 formas de engajar alunos de cursos online.

# Investimentos no mercado EAD

No que se refere aos investimento realizados no setor de EAD, a maioria das instituições aumentaram os recursos direcionados a melhorias e/ou implementação da modalidade EAD com relação ao ano anterior: 51% do total.

Confira os dados completos no gráfico:

Mercado EAD: Dados do Mercado EAD - Investimentos

Com relação ao tipo de curso que foi foco dos investimento, a maioria das instituições trabalhou com cursos regulamentados totalmente a distância, com 36% do total, conforme gráfico a seguir:

Mercado EAD: Dados do Mercado EAD - Investimentos

Além disso, os investimentos de 66% das instituições fornecedoras se centram na área de tecnologia e inovação, como a busca por uma plataforma EAD profissional. Confira no gráfico a seguir a proporção das instituições em relação à área de maior relevância em termos de investimentos em EAD em 2014:

Para fechar essa questão de investimento, a expectativa de evolução de investimentos em EAD entre 2015 e 2016 também são otimistas:

Mercado EAD: Dados do Mercado EAD - Investimentos

O aumento dos investimentos no setor apenas comprovam que o negócio como um todo dá resultados e cada vez mais as empresas investem em inovação para proporcionar a melhor experiência para os alunos, visando o sucesso de seus cursos online.

Como podemos comprovar com os números aqui exibidos, o mercado EAD hoje já se tornou realidade no Brasil. A evolução no número de cursos e matrículas apenas comprova que a EAD se mostra extremamente eficiente e importante para a educação do país como um todo.

Além disso, o aumento significativo da demanda gera novas excelentes oportunidades de negócios para o mercado EAD. Em tempos de crise, é importante ter um negócio bem estruturado e saudável em um segmento que tem uma perspectiva de crescimento ainda maior nos próximos anos, como é o caso da EAD.

Enfim, se você estava com alguma dúvida ou pé atrás com EAD, creio que esse seja o melhor momento para você começar a empreender seu próprio negócio de cursos online e ter muito sucesso em sua escolha.

O Edools oferece a melhor e mais completa plataforma mercado EAD, aliado a um excelente suporte ao cliente. Caso ainda tenha dúvidas, entre em contato conosco ou compartilhe sua opinião com um comentário.

Como abrir uma empresa de cursos online
Somos EAD: Manifesto pela Educação Online

Comentários (9)


  1. Pingback: EAD para Energia Solar: como entrar neste mercado estudando online

  2. Pingback: EAD ou presencial? Como não iniciar com o pé esquerdo a sua jornada acadêmica. – Monografando

  3. HELIBERTO TEIXEIRA DE CASTRO
    17/04/2017 às 15:46

    Tenho uma empresa constituída em 2005. Posso Trabalhar com essa empresa na área de cursos livres EAD, ou não há necessidade de um CNPJ?

    • Bruno Mendonça
      17/04/2017 às 15:52

      Olá, Heliberto! No caso, você pode criar seu negócio EAD via pessoa física mesmo, ou seja, não há necessidade de se ter um CNPJ. Grande abraço!

  4. 07/08/2017 às 08:51

    O site de vocês é muito bom. Minha empresa é no ramo de Plataformas LMS. (GlobalEAD).Todos os dias acrescentamos uma novidade sempre em prol do aluno, o consumidor final. Vejo um numero enorme de pessoas querendo empreender nesta área, mas ainda com poucas informações. Sugiro, sem querer abusar uma matéria sobre o empreendedor do EAD atualmente.
    Sucesso.

    • Bruno Mendonça
      07/08/2017 às 11:06

      Obrigado, Dilma. Vou considerar essa dica em nossas próximas publicações, ok? Abraços!

  5. Cristiane
    07/08/2017 às 17:17

    Bruno, seu material é excelente.
    Quero oferecer cursos livres à distância com material em apostilas.
    O certificado que vou emitir necessita ter algum Registro Digital ou posso fazer apenas o meu controle de emissão dos certificados?
    Obrigada

    • Bruno Mendonça
      07/08/2017 às 18:52

      Olá, Cristiane. Tudo bem? Como são cursos livres, você pode sim fazer o seu próprio controle de emissão, ok? Abraços!

Deixe uma resposta

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.