Um blog sobre planejamento,
gestão e otimização de cursos
e treinamentos online.

Fique por dentro de atualizações e novidades e potencialize seus resultados.

Acompanhe e faça parte!

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.

O que está por trás de um treinamento online de sucesso?

O Brasil passa por um processo de profissionalização e alta empregabilidade. As pessoas mais qualificadas estão empregadas e trazê-las tem custos mais altos do que preparar o seu público interno. Com isso, as empresas estão percebendo que através de um treinamento online bem sucedido, é possível qualificar, com pouco investimento, qualquer funcionário. Além de alinhar […]

O que está por trás de um treinamento online de sucesso?

O Brasil passa por um processo de profissionalização e alta empregabilidade. As pessoas mais qualificadas estão empregadas e trazê-las tem custos mais altos do que preparar o seu público interno. Com isso, as empresas estão percebendo que através de um treinamento online bem sucedido, é possível qualificar, com pouco investimento, qualquer funcionário.

Além de alinhar os objetivos da empresa e promover de forma estratégica o desenvolvimento, o treinamento online é também uma forma de investir no crescimento individual dos funcionários, incentivando-os a trabalhar melhor em função da empresa, tendo melhorias consideráveis em diversos outros fatores, como clima organizacional, produtividade, etc.

Nesse contexto, a educação corporativa vem crescendo a passos largos no Brasil. Cada vez mais se torna crescente a necessidade de treinamento no meio empresarial com foco real no alance de resultados.

Quando a educação corporativa nas empresas é bem realizada, há maior eficiência na tomada de decisão, mais rapidez na resolução de tarefas no dia a dia e potencial melhoria na comunicação interna.

O mundo corporativo está mais familiarizado com estratégias e tecnologias avançadas. Existe uma busca pela formação baseada em tecnologia, visualmente atrativa, integrada às redes sociais e claro, que possam ser acessadas através de dispositivos móveis. Essa exigência entre alta tecnologia e aprendizagem é o motor fundamental de mudança.

A tecnologia deve ser um recurso usado para desenvolver a formação adequando às necessidades e às preferências do usuário. Ela precisa estar alinhada aos seus hábitos e aos fluxos de trabalho de cada um, e não o contrário.

Com o passar dos anos, a tecnologia continuou a crescer e cada vez mais às empresas a terem acesso a um grande conjunto de ferramentas. Ela está acessível e pronta para ser usada. Não é mais um obstáculo, e sim um ótimo recurso à disposição das organizações.

Com isso, muitos empreendedores querem implementar o treinamento online em uma empresa, ou já possuem e não sabem como fazer com que ele seja 100% proveitoso para a empresa, para o gestor e, principalmente para o colaborador.

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Investir em estratégias para manter seus colaboradores conectados e interessados no conteúdo é extremamente importante e pode ser o diferencial entre um treinamento online de sucesso e uma perda total de investimento.

Aqui vão algumas dicas:

Utilizar abordagens inovadoras

O modelo de ensino em que o aluno fica sentado escutando o professor discursar em frente a um quadro já está se tornando um tanto quanto ultrapassado, visto que as tecnologias atuais estão transformando tal cenário.

Com um treinamento online, os treinandos podem ter aulas muito mais inovadoras, contando com ferramentas de interação com o instrutor, colegas e tutores, além de formatos diversos de conteúdo, como videoaulas, fóruns de discussão, transmissão ao vivo, através de jogos (gamificação), entre outros.

As formas de avaliação também podem ocorrer de forma inovadora, com exercícios e simulados completamente virtuais e com diferentes opções de questões, como discursivas, múltipla escolha, etc.

Para um treinamento online obter sucesso, ele deve sempre ter como prioridade manter os colaboradores engajados e conectados com os objetivos da empresa.

Economizar tempo

Na grande maioria das metrópoles brasileiras, o trânsito e a vida corrida são problemas constantes. E todos sabemos que nos dias de hoje “tempo é dinheiro”. Com isso, muitas vezes um colaborador que deseja aprimorar ou qualificar seus conhecimentos, é impedido por não ter tempo dentro de sua rotina inconstante para frequentar algum tipo de curso presencial.

Com a velocidade em que as informações estão surgindo, aprender sozinho tornou-se um hábito necessário.

Além disso, as empresas não podem despender muito tempo de seus colaboradores para treinamentos visto que a produção não deve ficar pausada por muito tempo.

Com isso, o treinamento online surge como a solução para economizar o tempo dos treinandos, visto que é possível realizá-lo de sua casa durante o tempo livre ou até mesmo em sua própria mesa de trabalho, não sendo necessário desgastes de locomoção à outros locais.

Uma coisa é certa: colaboradores bem treinados tornam-se muito mais produtivos, pois são capacitados para executar suas atividades de forma rápida e eficaz. Além disso, a motivação também aumenta.

Ganhos em escala

Com a economia de tempo e consequentemente de dinheiro, é possível realizar o treinamento online com muito mais frequência e com conteúdos mais curtos, o que gera mais estímulo em relação à aprendizagem como um todo.

O ganho em escala é totalmente referente à capacidade de alcançar  muito mais colaboradores com muito menos gastos físicos e econômicos.

Menos rotatividade de funcionários

Em uma instituição corporativa saudável, podemos observar um pequeno volume de rotatividade, que pode ser considerado normal, especialmente quando for caracterizado a partir do aumento do número de contratações frente um baixo número de desligamentos com intuito de ampliar e melhorar os resultados do negócio.

No entanto, o aumento da taxa de rotatividade, ou taxa de turnover, podem representar uma grande ameaça à saúde organizacional, refletindo em situações de insegurança para a atuação da empresa.

Quando um colaborador é desligado de uma empresa, além de ter gastos com um novo processo seletivo, você acaba desperdiçando todo o conhecimento que passou para capacitar este funcionário, tendo que começar todo o treinamento novamente. Consequentemente, isso irá gerar um atraso em atividades da área em que irá ocorrer a troca da vaga em questão e também do gestor que deverá parar sua tarefa para ensinar o novo colaborador.

Portanto, é muito importante pensar em métodos que possam evitar que essa rotatividade aconteça,  para poupar a empresa a ter este tipo de prejuízo.

Investir em treinamento online faz com que os seus colaboradores se mantenham sempre informados, e é uma ótima forma de mantê-los leais a empresa, aumentando sua motivação e reduzindo a rotatividade.

Crescimento da acessibilidade

Como mencionado acima, o colaborador pode acessar ao treinamento online em qualquer lugar, basta ter um computador conectado à Internet para isso.

Um treinamento online não só aumenta a acessibilidade como um todo, como elimina preocupações com horários ou locais a serem pré-estabelecidos. O colaborador adapta o treinamento corporativo via EAD ao seu ritmo de aprendizagem e no seu tempo.

Ter um conteúdo relevante

Quando falamos em o que está por trás de um treinamento online, um dos fatores que garantem o seu sucesso é sem dúvidas é ter um conteúdo relevante o suficiente para acrescentar na vida pessoal e profissional de seus colaboradores.

Portanto, faça uma pesquisa para entender quais são as maiores dores de seu público e o que eles poderiam se interessar para se aprofundarem ainda mais. Tentar educar com conteúdos que não estão alinhados com o conhecimento de seus colaboradores pode ser um erro bastante prejudicial para o seu treinamento online.

O completo entendimento do seu quadro de colaboradores é fundamental para que sejam desenvolvidos programas de treinamento online com foco na qualidade de vida do trabalho de acordo com as estratégias da empresa. As atividades posteriormente desenvolvidas irão servir para auxiliar ainda no aumento da produtividade, criando forças para gerar ainda mais resultados favoráveis.

Vantagens de um treinamento online para a empresa:

  • medição de desempenho de todos os gestores que oferecem o treinamento;
  • preço acessível pois o preço médio de um treinamento tradicional, você capacita uma equipe inteira com o treinamento online, precisando apenas ter acesso à Internet;
  • praticidade e acessibilidade;
  • variedade de conteúdos;
  • redução de custos para investir em treinar e capacitar colaboradores.

Vantagens de um treinamento online para o gestor:

  • a matrícula pode ser feita de forma simples e rápida;
  • possibilidade de realizar acompanhamento de desempenho de cada colaborador em uma área específica;
  • relatórios completos;
  • rapidez para auxiliar em dúvidas e questões;
  • padronização de informações.

Vantagens de um treinamento online para o colaborador:

  • flexibilidade de horário e local para consumir o conteúdo e realizar o treinamento;
  • ambiente interativo com diversas formas de aprendizagem, indo além do modelo tradicional não-inovador;
  • material completo com exemplos práticos e ampla linguagem visual, além de certificado ao final do treinamento;
  • relatórios de acompanhamento de progressos de estudo para facilitar e estimular a conclusão do curso no prazo estipulado;
  • modelos de exercícios variados de fixação e revisão;
  • faz com que o colaborador se sinta prestigiado e o estimula a ser mais produtivo.

Conclusão

O treinamento online, além de capacitar e qualificar colaboradores para que estes alcancem maiores e melhores resultados em suas atividades, é ainda uma maneira de incentivar o crescimento pessoal e profissional.

Se você investir em um treinamento online de qualidade, com as devidas ferramentas interativas, exercícios, metas e que envolvam situações com as quais o colaborador lida normalmente em seu dia a dia, com certeza irá conseguir captar muito mais a atenção destes.

Faça um planejamento, levante as necessidades da sua empresa e comece já a investir. Se você precisar de alguma ajuda ou estiver com alguma dúvida sobre o que está por trás de um treinamento online de sucesso basta entrar em contato conosco ou deixar um comentário ao final desta página.

E na sua empresa já existe um programa de treinamento online? Se sim, como é feito? Conte a sua experiência para nós.

Até a próxima!

Quais os tipos de treinamento estão em maior evidência nas empresas?
Como reduzir custos e escalar treinamento de franqueados?

Deixe uma resposta

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.