TUDO SOBRE EAD

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Quais os tipos de treinamento estão em maior evidência nas empresas?


Quais os tipos de treinamento estão em maior evidência nas empresas?

Um processo de aprendizado como a educação corporativa, auxilia o profissional a atingir a eficiência exigida no seu trabalho através do desenvolvimento de habilidades, ações, atitudes, comportamentos, conhecimentos, técnicas, entre outros. Para tal, é necessário estabelecer os tipos de treinamento os quais serão oferecidos de acordo com o perfil de cada colaborador.

As capacitações oferecidas por uma empresa garantem que os colaboradores saiam dos treinamentos mais engajados e mais preparados para atuar em suas respectivas funções. Se as ações não motivam os funcionários, a rotatividade tende a crescer.

Existem diversos tipos de treinamentos empresariais, com diferentes métodos e finalidades. O grande problema é que muitos gestores ainda acreditam que estes possuem um custo muito alto e com isso, se tornam descartáveis.

Se, treinar pessoas parece sinônimo de gastos, é importante entender que o desenvolvimento pessoal representa desde uma possível criação de um programa de mentores até a um rodízio de papéis dos profissionais dentro da empresa. Essa troca alavanca a produção e faz com que os funcionários trabalhem de forma mais motivada e sincronizada de acordo com as políticas da empresa.

Para garantir que uma empresa tenha seus colaboradores engajados, fazendo o trabalho com satisfação, e diminuindo as chances de erros no dia a dia, é necessário investir em tipos de treinamento que saiam do tradicional, engajem os participantes e tragam resultados mais efetivos.

Alguns treinamentos também ajudam na orientação de investimentos e gastos necessários para que a empresa mantenha o crescimento mesmo em tempos difíceis e em momentos nos quais ainda não possui clientes suficientes para se manter com lucro, por exemplo.

Saber se relacionar em equipe é uma habilidade que deve ser estimulada para os colaboradores realizarem um bom trabalho, construindo ainda o clima organizacional, gerando a fidelização de clientes e estabelecendo ótimas parcerias.

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Pensando nisso, iremos ver agora quais os tipos de treinamento estão em maior evidência nas empresas e para que você possa consiga escolher a melhor opção para adaptar em sua organização.

Rodízio de papéis

Este é provavelmente um dos tipos de treinamento mais conhecidos dentro do ramo corporativo. Ele funciona literalmente como um rodízio, onde os colaboradores trocam suas áreas dentro da empresa por um determinado tempo passam a conhecer melhor o que cada um faz.

Esse tipo de treinamento é muito importante para unir a equipe e criar um espírito de solidariedade entre os funcionários, pois os profissionais acabam se tornando capacitados para exercer habilidades de diferentes áreas em diversas ocasiões.

Gamificação

A gamificação está sendo cada vez mais utilizada pelas empresas, porque ela trabalha de forma sistemática desde a integração com o colaborador, passando por seu treinamento básico, até assumir funções além do que foi proposto. A gamificação é, basicamente, usar ideias e mecanismos de jogos para incentivar alguém a fazer algo.

O resultado é um alinhamento entre a satisfação pessoal no trabalho com os objetivos organizacionais. Na prática, isso significa oferecer recompensas aos participantes que realizam tarefas pré-estabelecidas, que, geralmente, são voltadas para a recomendação, a divulgação ou a avaliação dos produtos ou serviços da empresa.

Para aplicar esta estratégia na sua organização, é importante considerar o funil da gamificação – que são as etapas que levam o colaborador a ter uma consciência sobre os objetivos da empresa e suas próprias tarefas, a desenvolver habilidades de liderança e a criar um vínculo maior de comprometimento com a empresa.

Coaching executivo

O coaching executivo é uma forma de aprimorar os conhecimentos de líderes e executivos, desenvolvendo competências específicas antigas e novas com o objetivo  de eliminar possíveis problemas de forma direcionada, assertiva e otimizada.

Programa de mentoria

O programa de mentoria é um dos tipos de treinamento mais bem aceitos na corporações atuais. Os profissionais com mais experiência normalmente assumem o papel de mentores para os que possuem menos, com isso, o ideal é criar espécies de metas e cobranças para os resultados obtidos.

O colaborador mais antigo na empresa pode orientar os recém chegados com reuniões periódicas, auxiliando em temas abordados em geral, procedimentos, regras, entre outras oportunidades que possam desenvolver o crescimento e desempenho do colega de trabalho.

Compartilhamento de conhecimentos

Profissionais com talentos ou conhecimentos aprofundados em um tema de interesse coletivo podem compartilhar com os colegas de trabalho sempre que possível.  

Por exemplo, se um colaborador faz um curso externo sobre um tema ou se atualizar em determinada área que possa vir a agregar conhecimento à outras pessoas de sua empresa, ele pode compartilhar este conhecimento com seus colegas de trabalho de forma resumida. Desta maneira, o aprendizado de um se transforma no aprendizado de muitos. Este é com certeza um dos tipos de treinamento que menos irá gerar gastos financeiros para sua empresa.

Grupos de estudo

Líderes e integrantes da diretoria costumam se reunir para discutir temas importantes para a empresa. Esta é uma forma de manter a equipe alinhada sobre um tema considerado complicado ou urgente, sem gastar, para isso, mais do que algumas horas.

Não aceite a desculpa de que não há condições de ser tirado do posto de trabalho para treiná-lo porque será “perda de tempo”. Uma equipe precisa se manter unida e motivada, e com o grupo de estudos é possível que cada profissional apresente demandas e desafios que possam ser superados pela empresa.

Esses diálogos fazem com que profissionais de diferentes áreas possam conheçam melhor a relevância do trabalho de seus colegas e juntos busquem superar desafios e criar mecanismos que facilitem a rotina de trabalho e aumentem o desempenho da equipe.

Online

Com o amplo desenvolvimento da Internet, as fronteiras para os tipos de treinamento à distância se expandiram, reduzindo-se os custos e ampliando-se as possibilidades de busca às informações.

Cursos, reuniões e até mesmo apresentações de produtos se tornam cada vez mais comuns através de uma tela de um computador. Desde uma simples reunião para acertar detalhes com entre equipes até apresentações de resultados para investidores ocorrem cada vez mais através do mundo virtual.

E este é um dos tipos de treinamento que vem ganhado muitos adeptos por ter como vantagem a possibilidade de aprendizagem a pessoas que não teria acesso a um local específico ou aquelas que trabalham e não possuiriam um horário “comercial” para isso.

Através de plataformas LMS (Learning Management System), os treinamentos online podem ser realizados na própria mesa de trabalho, ou em um tempo vago fora do ambiente de trabalho. Tem uma eficiência extrema, e possui formas de mensuração de resultados ainda melhores e mais práticas que as de um treinamento presencial convencional.

Se você investir em um treinamento online de qualidade, com as devidas ferramentas interativas, exercícios, metas e que envolvam situações com as quais o colaborador lida normalmente em seu dia a dia, com certeza irá conseguir captar muito mais a atenção destes.

Tipos de treinamento: Desenvolvendo Habilidades

O treinamento e desenvolvimento de pessoas deve ter por objetivo desenvolver habilidades e competências já existentes no profissional para que possa contribuir no aumento na produtividade e gerar melhores resultados.

Treina a habilidades de pensar como resolver problemas e enfrentar desafios, estimula em todos uma postura mais proativa e autônoma dentro do ambiente corporativo.

Veja agora os tipos de treinamento que podem favorecer o desenvolvimento de habilidades de seus colaboradores:

Linguagem

Com o aprimoramento da tecnologia, as empresas passaram a oferecer treinamentos básicos de linguagem e matemática aos colaboradores. Este tipo de treinamento consiste em facilitar aos colaboradores para redigir e compreender gráficos, tabelas, entre outros. Além disso, ele aprimora a capacidade de comunicação como um todo. Isso gera um melhor rendimento dos indivíduos, e um aumento da sua autoconfiança.

Interpessoal

Este é um dos tipos de treinamento que têm como objetivo melhorar a habilidade de interação dos colaboradores entre si. Eles são muito importantes, pois alguns têm uma grande dificuldade para se comunicar e com isso acabam passando informações erradas. Os comportamentos que podem ser trabalhados são: aprender a ouvir, comunicar de maneira clara e tornar-se mais eficaz.

Soluções

É um dos tipos de treinamento com atividades voltadas para o desenvolvimento da lógica, elaboração de alternativas e análises da melhor maneira para se resolver um problema. Ele pode ser aplicado para todos os funcionários da empresa, apesar das funções desempenhadas serem diferentes.

Conclusão

Existe uma grande importância de investir em diferentes tipos de treinamento e desenvolvimento pessoal. Além disso, destaca-se também que deve ter uma verificação frequente da eficácia, não importa qual seja o escolhido.

Lembre-se: independentemente do porte ou segmento de mercado da empresa, desenvolver habilidades e competências nos colaboradores é contribuir diretamente com seu crescimento.

Faça um planejamento, levante as necessidades da sua empresa e comece a decidir quais os tipos de treinamento mais encaixam em sua organização.

Se você precisar de alguma ajuda ou estiver com alguma dúvida sobre quais os tipos de treinamento estão em maior evidência nas empresas, basta entrar em contato conosco ou deixar um comentário ao final desta página.

E na sua empresa, existem outros tipos de treinamento que aqui não foram citados? Se sim, como é feito? Conte a sua experiência para nós.

Até a próxima!

Mantenha o conteúdo do seu curso atualizado!
O que está por trás de um treinamento online de sucesso?

Conteúdo VIP

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Sobre Rafaela Espíndola

Graduanda em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda. Faz parte do time de Marketing e Comunicação do Edools. É apaixonada por criação e inovação. Não consegue esconder que é canceriana dos pés à cabeça.
Ver todos os posts de Rafaela Espíndola

Deixe uma resposta