Os empreendedores que desejam ter um bom faturamento com credibilidade precisam investir em estratégias que ajudem a aumentar o conhecimento sobre a empresa ou marca, como o marketing digital e as plataformas de anúncios, como o social Ads.
Essas ferramentas são excelentes opções pois possuem custo baixo e grande alcance, o que pode render ganhos interessantes ao negócio, visto que permite alcançar novos públicos e manter uma relação mais próxima com essa audiência.
Neste universo, o social ads é uma estratégia muito utilizada para aumentar o engajamento de empresas e marcas, algo que ajuda a atrair o público-alvo, fortalecer o negócio no segmento de atuação, além de gerar lucros e sucesso, pois insere a companhia na rotina dos usuários por meio das redes sociais, principalmente quando bem utilizadas.
Por conta disso, uma das principais tendências no universo do marketing digital é o social Ads. Com isso, diversos negócios têm adotado esta estratégia de anúncios para fortalecer as bases das ações de marketing e assim potencializar os resultados positivos.
O que é Social Ads e como implementá-lo nos negócios
Os social Ads são anúncios elaborados e configurados para as redes sociais, visando mais destaque no ambiente digital e, principalmente, visto que além de chamar a atenção do público-alvo da empresa ou marca por estar nas redes, possibilita criar campanhas mais efetivas para expandir essa audiência, alcançando novos potenciais clientes.
Os anúncios e campanhas são adequadas para cada canal e podem ter algumas características específicas, conforme a rede social em que será veiculado e o público que se deseja atingir e são patrocinadas por meio do Ads, devendo ser avaliadas.
As plataformas Ads são uma das principais estratégias que marcas e empresas utilizam para obterem grande lucratividade.
Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin, por exemplo, não cobram pelo cadastro e adesão, mantendo sempre a margem positiva nas vendas Ads.
Este detalhe é interessante para os empreendedores que desejam começar a investir em social Ads para melhorar os resultados do marketing.
Um ponto positivo das plataformas Ads é a possibilidade de escolher o método de faturamento que pode ser por cliques, número de impressões, conversões, visualizações, entre outros.
Conhecer cada uma das plataformas, as ferramentas e funcionalidades que possuem é um jeito de definir qual a melhor para a empresa, otimizando os resultados e melhorando a identidade da marca.
Qual a função do Social Ads?
O Social Ads é muito importante para o processo de distribuição de conteúdo e em várias abordagens de marketing.
As campanhas são muito importantes para a jornada de compras e funil de vendas. Ou seja, o material desenvolvido pode ser personalizado e aumentar as chances de chamar a atenção do público-alvo.
Na fase de atração, apostar no marketing de conteúdo é algo que pode ajudar nos resultados, já que é uma estratégia usada para atrair clientes, graças ao uso de conteúdos específicos.
Os conteúdos que podem ser elaborados são: textos para blogs e sites, e-books, vídeos e posts em redes sociais.
A estratégia de marketing de conteúdo envolve planejamento, elaboração da persona, criação do conteúdo, distribuição nos canais (redes sociais e listas de e-mails) e mensuração de resultados, bem como o patrocínio desses materiais, conforme a possibilidade de rendimento.
Plataformas Ads
Cada rede social possui a sua plataforma que pode ser utilizada para o desenvolvimento de anúncios e campanhas que fazem parte do marketing do negócio. As mais utilizadas são:
Facebook Ads
Uma das plataformas mais completas para anúncios pagos no universo online.
Com isso, permite personalizar e gerenciar as campanhas conforme alguns fatores cruciais para bons resultados, como: gênero, interesses, idade, número de curtidas e outros pontos que podem ajudar positivamente a segmentar o anúncio.
No Facebook Ads possui vários formatos para anúncios que consistem em carrossel, mensagens instantâneas, vídeos e fotos, entre outros, o que possibilita gerenciar as campanhas no próprio Facebook e no Instagram.
A vantagem desta plataforma é a possibilidade de definir:
- Formato de exibição;
- Orçamento;
- Objetivo do anúncio;
- Posicionamento e os aplicativos que serão exibidos;
- Público que será alcançado.
O pré-requisito básico desta plataforma é que o negócio tenha uma página na rede, pois este detalhe permite que o usuário tenha acesso ao gerenciador de tarefas e outros recursos de mensuração das redes.
Instagram Ads
Possui menos opções que o Facebook, mas é uma ótima opção para segmentação de clientes, além de ser uma rede social com múltiplos canais, ser bem popular e muito visual.
Para produtos e serviços com forte apelo visual, anunciar no Instagram é uma oportunidade de conseguir resultados promissores. Por isso, é importante dedicar tempo e caprichar no desenvolvimento dos anúncios para conseguir chamar a atenção na timeline.
As opções possíveis para criar campanhas e anúncios são: coleção de produtos, stories, carrossel, vídeos e fotos.
A respeito da segmentação, há a possibilidade de nichar conforme a idade, preferências, interações e região. Os anúncios publicitários podem ter objetivos por visualizações, compras, cliques e conversões.
Linkedin Ads
Com caráter mais profissional, as empresas e marcas podem usar o Ads desta rede social para se comunicar com o público e evidenciar a marca como contratante, fornecedora ou parceira.
Os valores de anúncios são mais elevados comparados aos de outras redes sociais, mas para quem deseja falar com os tomadores de decisão, esta é a opção ideal.
O contexto profissional, posicionamento dos anúncios e segmentação são os grandes destaques do Ads do Linkedin.
A criação de anúncios nesta rede social possui funcionalidades parecidas com as do Facebook, algo que pode ajudar os iniciantes que não possuem muita familiaridade com a plataforma.
Os principais formatos de anúncios são: mensagens diretas; vídeos; anúncios em destaque; em conversa (Beta); e textos.
Twitter Ads
O funcionamento e anúncios que o Twitter Ads oferece difere de outras redes, já que tem uma base e um espaço para leilão virtual, ou seja, há os lances da empresa que paga para anunciar na rede social e os lances automáticos com valores já definidos pelo próprio Twitter.
Esta plataforma possibilita o uso de hashtags, promover assuntos, contas e tweets específicos, visando sempre o público-alvo da empresa ou marca.
Um ponto positivo desta ferramenta de social Ads é a apresentação de resultados, ou seja, permite que os empreendedores avaliem o desempenho da plataforma detalhadamente.
Como utilizar o social ads com competência?
Tão importante quanto escolher a melhor plataforma Ads é saber usá-la para conseguir os resultados desejados. Inclusive, cabe ressaltar que mais de uma plataforma pode ser usada, conforme o objetivo e presença do público.
Para utilizar a(s) rede(s) escolhida(s) com qualidade, algumas dicas podem ser úteis, como:
- Defina os objetivos;
- Saiba quem é o seu público-alvo;
- Conheça as principais características da plataforma;
- Dedique tempo para acompanhar os seus resultados.
Sendo assim, implementar estas e outras dicas que ajudem na utilização das plataformas Ads são formas de obter ganhos expressivos com a estratégia de social Ads.
Inbound Marketing e suas vantagens
Uma estratégia muito utilizada no marketing digital e que pode estar presente também nas campanhas Ads, contribuindo com a atuação de empresas em vários segmentos nas redes, é o Inbound Marketing.
O Inbound consiste em elaborar conteúdos específicos para o público-alvo, visando a atração, conversão, vendas e encantamento do público.
Esta estratégia pode ser vinculada com o social Ads para criar uma história mais clara e que alcance o público de forma mais efetiva, visto que os conteúdos terão mais potencial de conversão e informação, melhorando os resultados.
Com isso, a campanha proporciona um alcance interessante, excelente mensuração dos resultados, ajuda a estabelecer um relacionamento cliente-empresa, além de reduzir custos, entre outras vantagens que ajudam no sucesso das campanhas publicitárias.
Assim, elaborar conteúdos e materiais de altíssima qualidade é o caminho para ter uma relação mais próxima do público-alvo, aumentando as oportunidades de divulgação dos produtos e serviços da empresa.
De modo geral e mais direto, existem muitas vantagens em apostar na implementação das estratégias de Social Ads para as marcas. São elas:
- Resultados rápidos;
- Baixo custo;
- Aumenta o tráfego do site;
- Oportunidades de segmentação;
- Flexibilidade dos valores investidos;
- Melhora a popularidade da marca;
- Permite o acompanhamento dos resultados.
Com muitos benefícios interessantes, dedicar tempo para elaborar as estratégias voltadas para o social Ads é o modo de obter resultados positivos.
Social Ads no B2B
Um ponto interessante em utilizar o Social Ads nos negócios B2B (Business to Business) é a capacidade de fortalecer a imagem da empresa no universo online com relação aos parceiros e clientes de fornecimento.
Com isso, há uma melhora no momento das vendas de serviços para outras companhias de diferentes segmentos e na realização de parcerias.
A possibilidade de personalizar o público, por exemplo, no Facebook e Instagram é algo que facilita a elaboração de anúncios para os negócios B2B. Assim, os resultados no alcance dos leads pode ser bem promissor, tornando os potenciais clientes em um comprador fiel.
Os gestores e administradores estão sempre em busca de informações válidas a respeito de empresas e marcas para conseguir realizar boas negociações.
As vantagens em manter as estratégias de social Ads para o B2B são: público personalizado, anúncios dinâmicos, abrem mais oportunidades para as vendas, facilita a procura dos clientes por informações, entre outros ganhos.
Já o desenvolvimento das estratégias de Social Ads para B2B envolve diferentes aspectos das estratégias, como o uso das redes sociais corretas e da voz ideal para empresa.
Outras ferramentas cruciais para o sucesso das ações é ter um calendário alinhado de postagens, identificar forças e fraquezas, definir objetivos bem claros, além de monitorar os resultados de forma constante para avaliar o que está dando certo ou não.
Otimização do Social Ads
A organização das estratégias de Social Ads é muito importante para conseguir ganhos positivos.
As principais dicas são:
- Elaborar um planejamento claro para a campanha;
- Analisar a segmentação do público;
- Estabelecer indicadores de desempenho;
- Mensurar os resultados,
- Realizar testes sobre as estratégias;
- Ter cuidado e aplicar as CTA’s (Chamadas de Ação).
Deste modo, os investimentos em Social Ads como uma estratégia de marketing, pois permite fortalecer a marca ou empresa no online, aumenta as vendas, os lucros e pode render excelentes oportunidades de negociações e crescimento para as empresas.