Loucos por TecnologiaUm blog sobre tecnologia, inovação e marketing para ensino online.

Desenvolvido para impactar
e otimizar resultados.

Acompanhe e faça parte!

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.

Como vencer a procrastinação: 5 estratégias que funcionam

Sabe aquele hábito de deixar tudo para depois e ficar atrasando seus planos? Isso não é uma simples preguiça, e sim procrastinação. Para quem não sabe, a procrastinação é a prática de adiar tarefas, principalmente as mais importantes. É muito comum entre os procrastinadores colocar um monte de tarefas menos urgentes e postergar a execução […]

Sabe aquele hábito de deixar tudo para depois e ficar atrasando seus planos? Isso não é uma simples preguiça, e sim procrastinação.

Para quem não sabe, a procrastinação é a prática de adiar tarefas, principalmente as mais importantes. É muito comum entre os procrastinadores colocar um monte de tarefas menos urgentes e postergar a execução da tarefa principal. 

O problema é que essa prática atrapalha muitos novos empreendedores a alcançar resultados em seus negócios. 

Por isso, preparamos este artigo com 5 estratégias de como vencer a procrastinação e tornar a sua rotina mais produtiva. Acompanhe a leitura!

1. Faça uma lista de tarefas diárias

O planejamento das suas tarefas diárias é o primeiro passo para vencer a procrastinação. Por isso, fazer um checklist com as atribuições do seu dia vai te ajudar a ter um panorama do que é indispensável realizar naquele momento. 

Assim, você vai estabelecendo as prioridades e definindo uma rotina, que a médio e longo prazo vai se tornar um hábito com o aumento da sua produtividade. E tudo isso sem que você precise se preocupar em esquecer seus compromissos.

Algumas dicas que podem lhe ajudar a colocar a sua lista de tarefa em prática são:

  • Separe suas tarefas pessoais das suas atribuições profissionais;
  • Estabeleça uma ordem clara de prioridades na sua lista;
  • Crie uma rotina de planejamento semanal;
  • Não tenha medo de reajustar sua lista diariamente, mas não abra mão de executar tarefas prioritárias. 

 

2. Comece pelo mais rápido

Começar seu dia executando tarefas mais complexas pode lhe desmotivar na primeira dificuldade. Então, para garantir o uso inteligente de sua energia, comece sua rotina de trabalho com entregas mais rápidas. 

Essa prática serve como um reforço positivo, dando a você pequenas sensações de dever cumprido ao longo do dia. Assim, você vai se sentir mais estimulado a encarar desafios mais complexos no seu cotidiano.

Além disso, vale a pena fazer o acompanhamento das suas entregas. Anote seu progresso e confira dando baixa em todas as tarefas conforme você as realiza.   

 

3. Elimine as distrações

Manter o foco nas suas tarefas é uma das chaves de como vencer a procrastinação. Mas, para isso, é necessário que as distrações sejam eliminadas.

Aquela conferida recorrente nas redes sociais durante o trabalho, por exemplo, pode atrapalhar mais do que você imagina. Porque quando você perde o foco do que está executando e precisa voltar à tarefa, vai ter que retomar toda linha de raciocínio. E isso parece mais cansativo, não é?

falar com um consultor

Segue algumas estratégias simples que você pode adotar para eliminar essas distrações:

  • Se você trabalha home office, crie um ambiente de trabalho: não precisa ser um escritório, mas uma mesa em um lugar mais tranquilo onde você possa concentrar todo material que precisa. 
  • Utilize o método Pomodoro: com essa técnica você pode intercalar a execução das tarefas e pequenas pausas. Essas pausas programadas do Pomodoro podem servir para fazer um lanche ou até mesmo conferir suas redes sociais sem atrapalhar sua produtividade.
  • Aposte na aromaterapia: todo mundo gosta de estar em um ambiente cheiroso, mas você sabia que alguns aromas podem beneficiar sua produtividade? Pois é, segundo os aromoterapeutas, cheiros como o do alecrim, laranja e limão podem ser estimulantes. 

 

4. Estabeleça recompensas 

Todo mundo gosta de ser reconhecido ao final do dia, certo? Então, o que você acha de começar a reconhecer suas próprias vitórias diárias?

Isso mesmo! Estabeleça metas e determine recompensas para quando atingi-las. Você pode pensar em pequenas, médias e grandes recompensas de acordo com o objetivo a ser alcançado, ou determinar uma recompensa mensal. 

O importante é não viver apenas uma rotina de exigências, mas reconhecer todo trabalho que está sendo feito. O caminho para a alta performance fica muito mais justo quando reconhecemos o nosso crescimento. 

 

5. Adote uma agenda

Pode ser a tradicional agenda de papel, um planner virtual ou até mesmo um aplicativo de gestão de produtividade. Mas você precisa organizar seu tempo para vencer a procrastinação.

Coloque tudo que precisa ser feito na sua agenda ou planner, desde os compromissos de trabalho ou aquela visita ao dentista. Isso vai lhe ajudar a ter uma melhor gestão do seu tempo e a programar melhor seu dia a dia.

 

O que causa a procrastinação?

Para alguns especialistas em saúde mental, a procrastinação tem origem em um comportamento de fuga. Ela se manifesta quando estamos com medo de não conseguir dar conta de uma tarefa ou de executar mal um planejamento.

O problema é que esse tipo de comportamento tende a criar um efeito cascata, no qual cada vez mais você perde a confiança em si mesmo e chega ao ponto de ter receio de realizar qualquer tarefa. 

Pensando nisso, é muito importante reconhecer os sinais e começar o mais rápido possível a utilizar as estratégias de como vencer a procrastinação. 

Além disso, encontrar exemplos de pessoas que venceram a procrastinação e alcançaram o sucesso também pode ser uma excelente proposta. 

Nesse sentido, a Grazzy Brugner é um ótimo exemplo de como planejamento estratégico e produtividade podem alavancar um negócio. Ela transformou um empreendimento originalmente físico em um case de sucesso no mercado digital. 

Por isso, conheça a história da Grazzy e se inspire agora mesmo!

Peter Jordan e Ei, nerd: conheça a história completa
Social Ads: descubra qual é a plataforma de anúncios mais adequada para o seu negócio

Deixe uma resposta

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.