Um blog sobre planejamento,
gestão e otimização de cursos
e treinamentos online.

Fique por dentro de atualizações e novidades e potencialize seus resultados.

Acompanhe e faça parte!

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.

6 maneiras de desenvolver a reputação profissional

Este artigo é um guest post de Juan O’Keeffe, do blog Evolução Pessoal.

reputação

Nossa reputação é um dos nossos principais ativos da carreira. Ser reconhecido como um profissional diferenciado na sua área de atuação pode lhe render indicações de muitas novas oportunidades no âmbito dos negócios.

Mas construir uma reputação não é tarefa de um dia ou uma semana. É algo que leva muito tempo. Meses e anos de trabalho consistente são necessários para ir conquistando o respeito e admiração de clientes e colegas de profissão.

Veja a seguir algumas dicas de como construir uma reputação de profissional de forma a se diferenciar no seu mercado e área de atuação:

1. Seja confiável

Ser confiável nos negócios significa principalmente cumprir seus compromissos. Honrar a sua palavra.

Por exemplo, se você diz que vai concluir o relatório até o final da semana, ter o relatório concluído até lá. Se você combina uma reunião com alguém, comparecer na hora agendada para que a outra pessoa não fique esperando.

Tendo a atitude como essas você cria uma reputação positiva de ser alguém que cumpre o que promete. Assim as pessoas criam uma imagem de que podem deixar uma missão com você pois sabem que será cumprida.

2. Participe

Envolva-se com as questões importantes para o negócio. Participar dos projetos e discussões cria uma reputação de envolvimento. Passa a mensagem de que você se importa e quer fazer o melhor para a empresa.

3. Contribua com entregas importantes

Assuma projetos importantes na empresa e entregue-os com competência. Isso demonstra que você é uma pessoa que tem performance e capacidade de realização.

Desenvolvendo uma reputação assim, ganhará confiança da empresa recebendo projetos e funções cada vez maiores e mais importantes para assumir.

4. Seja muito bom numa área específica

Domine algo melhor do que todos os outros. Por exemplo, você pode ser a pessoa que mais entende de excel na sua empresa. Ou ser o maior especialista num banco de dados utilizado.

Hoje em dia existem muitos cursos online que você pode fazer para aprender essas ferramentas. Pode também escolher uma área de negócio. Por exemplo, ser quem mais conhece sobre a operação logística da empresa.

Se você é um empreendedor faça da sua empresa uma referência num determinado ramo de negócio. Seja o que for, escolha um tema e entenda-o a fundo. Isso irá destacá-lo criando a reputação de ser alguém que domina um assunto importante para a empresa ou mercado.

5. Trabalhe duro

Mostre o seu comprometimento trabalhando duro. Quando tiver algo importante a fazer, tome uma atitude e faça em vez de ficar empurrando para depois. O seu empenho será percebido por colegas e clientes.

Assim você passa a mensagem de que o trabalho sendo feito é importante para você.

6. Tenha ética

Trate as pessoas com respeito sem querer passar por cima dos outros para vencer e crescer na carreira. Faça o seu melhor e procure vencer dessa maneira. Ter uma reputação de ser uma pessoa de caráter é importante para que as pessoas se sintam à vontade para trabalhar com você.

Reputação é algo que dá muito trabalho para construir e é muito fácil de perder. Com uma pisada de bola você pode destruir toda a imagem que demorou tempos para construir. Por isso, tome muito cuidado para não se exceder e deixar areia escorrer pelos dedos.

Prestando atenção nesses pontos você poderá contribuir de forma significativa para sua carreira.


Sobre o autor

Juan O’Keeffe é empreendedor, bacharel e mestre em Administração de Empresas pela PUC-RS. Tem muitos anos de experiência atuando no mercado corporativo em empresas multinacionais de grande porte como HP e Dell. Escreve sobre desenvolvimento pessoal no seu blog EvoluçãoPessoal.com.br.

Por que investir em capacitação de pessoas pode ser crucial para o sucesso da sua empresa?
Como estimular relações interpessoais no trabalho?

Deixe uma resposta

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.