Um blog sobre planejamento,
gestão e otimização de cursos
e treinamentos online.

Fique por dentro de atualizações e novidades e potencialize seus resultados.

Acompanhe e faça parte!

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.

Por que investir em capacitação de pessoas pode ser crucial para o sucesso da sua empresa?

Capacitar profissionais para uma empresa é requisito básico para manter a qualidade de qualquer equipe. No artigo de hoje, vamos falar sobre a importância de investir em capacitação de pessoas no mundo corporativo.

capacitação

Investir em capacitação de pessoas é algo crucial, não só para a empresa como para a convivência de todos da equipe. A utilização de programas de qualificação, não é bom apenas para o colaborador, mas também para a empresa, que terá uma equipe mais qualificada, que como consequência, produzirá ainda mais e melhor.

O mundo corporativo é como um ciclo, no qual devemos nutrir e qualificar os profissionais desde o inicio para que as consequências sejam ainda maiores ao final.

Por isso, quando pensamos em capacitação de pessoas, com um RH mais presente e atento, estamos olhando para o futuro da empresa com colaboradores mais engajados e proativos, além de produções e relações interpessoais mais fortalecidas dentro da equipe.

De acordo com a evolução dos perfis dos colaboradores, novas necessidades estão sendo identificadas, e hoje é comum encontrar empresas que investem pesado na capacitação e desenvolvimento de seus funcionários, do nível operacional até o estratégico.

A partir disso, nesse texto vamos mostrar a importância de olhar para a capacitação profissional com mais atenção. E como usar as ferramentas tecnológicas e comunicacionais a seu favor.

O texto vai abordar:

Gostou dos tópicos? Então, que tal continuar no nosso texto e saber todas as dicas sobre o tema capacitação de pessoas no ambiente corporativo?

Boa leitura!

O que é capacitação de pessoas?

De acordo com o dicionário, capacitação significa o ato ou efeito de capacitar a alguém, ou a si mesmo. É a competência de estar habilitado, apto, a realizar alguma atividade. Ou seja, é alguém que é capaz de realizar algo com maestria. Seja fazer uma tabela no excel, escrever um filme ou ter grandes ideias para campanhas de Marketing.

Capacitar alguém é dar autonomia e autoconfiança para aquela pessoa realizar as atividades destinadas, e confiadas a ela. Em uma empresa, se todo funcionário tiver a necessidade de um chefe apenas para ficar em cima, cobrando tarefas, relatórios e prazos a serem cumpridos, nada iria funcionar e a produtividade cairia absurdamente. Então, capacitar um funcionário é torná-lo perfeito para o trabalho, sem a necessidade de cobranças, apenas supervisões e ajustes.

É importante entender que a capacitação vai além do simples papel operacional da empresa. O seu objetivo principal é preparar seus colaboradores para enfrentarem situações inerentes à sua função, através da aplicação e conhecimentos, mas com possibilidade de criar, resolver adversidades, sugerir alternativas de progresso e criar ambiente adequado.

A importância da capacitação de pessoas

A capacitação e desenvolvimento de pessoas tem sido fundamental no alcance dos objetivos das empresas. As corporações passaram a se adequar aos modelos de gestão, aos métodos usados e às técnicas aplicadas, em seus processos, focadas na efetividade e no ganho para os negócios.

Para obter um resultado positivo com o processo de capacitação e desenvolvimento de pessoas, é preciso um alinhamento claro de objetivos entre funcionários e empresas. Para que isso aconteça, a visão de futuro precisa ser bem compartilhada, pois a mesma deve ser um fator de motivação para os gestores e suas equipes.

É importante entender que aperfeiçoar habilidades profissionais é essencial para o sucesso de uma corporação.

O desenvolvimento de conhecimentos e habilidades de uma ou mais pessoas na equipe trará benefícios organizacionais no todo. Por exemplo, a maximização da produtividade, a melhora da qualidade dos serviços prestados, o aumento da satisfação profissional e o aprimoramento do desempenho dos funcionários.

Os objetivos da capacitação de pessoas

Treinar e capacitar pessoas é um processo de extrema importância para qualquer empresa. Essa é a maneira que qualificará seus funcionários, tornando-os mais aptos.

Vamos a um exemplo prático. Muitas vezes, em um empresa, temos um bom funcionário, integro honesto, batalhador e com vontade de aprender. Mas por algum motivo, ele não está se encaixando na função, não sente firmeza para realizar o seu papel dentro da empresa e isso atrapalha o andamento das tarefas de toda a equipe.

Muitos podem pensar que o caso mais rápido é demiti-lo, afinal, ele não se encaixa no papel. Mas nesse caso, o RH é a peça fundamental dessa equação. Através dele, e com diversas entrevistas, conversas e pesquisas, o RH percebe naquele profissional a falta de capacitação.

E, ao invés de uma simples demissão, investe em um curso profissionalizante, em uma palestra motivacional, em um treinamento corporativo e garante o seu lugar na corporação.

São através dos treinamentos que as organizações podem melhor a produtividade, a qualidade na entrega, diminuir erros dentro do ambiente corporativo, além de trabalhar várias outras questões da relação empresa – empregado. Desse modo, o funcionário se sente mais confiante com o processo das atividades e a entrega.

Vamos listar alguns benefícios que as empresas notam ao investir em capacitação de pessoas.

Aumento de produtividade

Quanto mais treinado e capacitado um funcionário, mais bem preparado ele estará para realizar suas atividades. Ou seja, com o treinamento, se antes havia qualquer dificuldade que causava atrasos, o processo será mais simples e claro para o colaborador.

Aumento nas vendas

Um funcionário bem preparado alcançara bons resultados e, dessa forma, ajudará a empresa a aumentar as vendas e, consequentemente, o lucro e as metas são vistas e alcançadas no prazo.

Motivação individual e de equipes

Um colaborador motivado estará empenhado a realizar suas atividades e consegue ter êxito, aumentando ainda mais a sua motivação, gerando um ciclo positivo de produtividade. Além de ajudar seus colegas de equipe e gerar boas relações interpessoais com todos.

Redução de custos

Funcionários incapacitados e mal treinados geram custos extras, porque podem causar uma alta rotatividade para uma mesma vaga, ou até mesmo demissões e custos. Após um bom treinamento, eles passam a ser fundamentais para a corporação, transformando seu trabalho em algo muito mais produtivo e executam suas atividades da forma correta.

Investir em funcionários, faz com que a rotatividade diminua, gerando menos custo na folha de pagamento.

Melhora no rendimento

Se antes de um treinamento o colaborador demorava a realizar suas atividades, depois de capacitado a tendência é que esse tempo diminua, gerando um maior rendimento e assertividade.

Redução do turnover

Como dissemos acima, quando um colaborador não se sente apto a realizar suas tarefas, ou não está comprometido com o trabalho, a chance dele se desligar da empresa é grande.

Um bom treinamento prepara o funcionário fazendo com ele ganhe mais confiança, acredite em seu potencial e assim, diminui os índices de rotatividade.

Relevância no mercado

A partir do momento em que a empresa tem uma boa produtividade, colaboradores engajados e motivados, os resultados positivos se tornarão evidentes, logo, a empresa será mais visada no mercado, aumentando sua relevância em um mercado competitivo.

Exemplos práticos são as startups que muitas vezes investem em capacitação, cursos, happy hours, momentos de lazer e mostram a seus colaboradores e investidores como uma equipe bem treinada e feliz rende melhor.

Melhora nas relações interpessoais

Dificuldade com tarefas, baixo rendimento e alta cobrança faz com que atritos entre pessoas de uma mesma equipe sejam mais recorrentes. Quem não se estressa com o chefe ou com a sobre carga de trabalho e acaba ficando de mau humor com todos ao seu redor.

O treinamento e a capacitação de pessoas trabalham os relacionamentos interpessoais fazendo com que as relações entre equipes e também com o resto da empresa, seja saudável, pacífico e colaborativo.

Os treinamentos necessários para a capacitação

Por mais tecnológica e moderna a sua empresa seja, o capital humano sempre será a base de tudo. As relações interpessoais, o trabalho em equipe, as lideranças e a linha de produção são etapas feita por pessoas e para pessoas.

E como treinar essas pessoas para que elas sejam melhores profissionais? Uma empresa com fortes convicções e valores, independe do tamanho, está preocupada com seus funcionários, por isso, cabe ao RH à função de treinar a todos. Mas de que maneira?

Cursos, palestras motivacionais, jogos, treinamentos corporativos, desafios e até mesmo bate-papo entre diferentes áreas podem acrescentar e muito ao seu ambiente de trabalho.

Vamos aos exemplos práticos. Uma gestora da área de finanças entende muito de Excel e planilhas, enquanto a equipe de marketing está enrolada para fechar relatórios por falta de capacitação na ferramenta. Por que não unir as áreas e criar cursos de planilhas e relatórios?

Assim, a equipe de finanças se sentira prestativa e colaborativa para o bem maior – o sucesso da empresa – enquanto a equipe de marketing irá aprender os skills necessários para entregar a tempo os relatórios.

Mas se você não quer misturar as áreas, que tal investir em cursos online? Desse modo, você não precisa pagar pelo deslocamento dos seus funcionários, além de encontrar um horário flexível para todos.

Muitos colaboradores moram longe, possuem horários e compromissos familiares. Por isso, reserve uma hora por semana para que eles possam se reunir em uma sala e ligar a TV para assistir aos cursos.

Seja um curso de língua estrangeira antes de uma reunião com gringos, ou uma palestra de criatividade e motivacional para ampliar os horizontes; vale de tudo para fazer com que o seu funcionário se sinta motivado e principalmente, capacitado para tal tarefa.

Algumas dicas práticas

Os treinamentos proporcionam ganhos para os colaboradores, que desenvolverão suas capacidades e habilidades, e para as empresas, que contarão com funcionários mais bem preparados para um mercado extremamente competitivo. Todos saem ganhando não é mesmo?

Muitas empresas optam por utilizar apenas a experiência, como parâmetro para as funções a serem desempenhadas, e isso pode ser um erro. Afinal, a experiência levará à prática de erro e acerto.

O funcionário, quando errar, se sentirá desmotivado ao ver que falhas são recorrentes; os clientes podem se desapontar com o serviço prestado, e a empresa perde capacidade competitiva e de geração de novas oportunidades.

Outra forma de lidar com a capacitação de pessoas é investir em treinamentos corporativos, feitos sob medida para a sua empresa.

Encontre o elo fraco, o problema que está pairando sobre seus funcionários e busque um treinamento focado nisso.

O treinamento corporativo enfatiza a valorização de indivíduos e equipes, com o entendimento de competências e talentos, aproximando líderes e colaboradores. Há assim a ampliação do espírito de equipe, aprimoramento da comunicação interna e comportamento assertivo.

Outra importância dos treinamentos para as empresas envolve a atração e retenção de pessoas qualificadas e em busca de crescimento profissional.

Uma vez que a organização oferece oportunidade de desenvolvimento pessoal, esses colaboradores tendem a enxergá-la como uma boa alternativa para alcançarem seus objetivos em curto, médio e longo prazo.

A capacidade de atrair e manter bons profissionais é consequência da criação de um ciclo. As pessoas se importam com gestores que tenham real interesse em seu futuro.

Ao terem a percepção de que há uma genuína preocupação com seu crescimento, os colaboradores se tornam mais leais aos locais onde trabalham. E essa lealdade resultará em mais interesse por desenvolver bem suas funções, o que aumentará a produtividade. Pessoas talentosas querem avançar em suas carreiras e apreciam quem oferece oportunidades para isso.

Afinal, capacitação profissional é um investimento ou uma despesa?

No video abaixo do canal  Dinheiro à Vista, Reinaldo Domingos, doutor em Educação Financeira fala sobre o assunto:


Depois de todas essas dicas, acho que você está pronto para capacitar sua equipe e enxergar a importância disso para sua empresa.

Está esperando o quê para começar a capacitar sua equipe e deixar sua empresa sempre no topo?

Para mais dicas como essa, assine a nossa Newsletter:

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Até a próxima!

6 maneiras de desenvolver a reputação profissional

Deixe uma resposta

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.