Um blog sobre planejamento,
gestão e otimização de cursos
e treinamentos online.

Fique por dentro de atualizações e novidades e potencialize seus resultados.

Acompanhe e faça parte!

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.

Tudo o que você precisa saber sobre o professor EAD

O papel do professor EAD assume uma posição diferente daquela conhecida historicamente no cenário educacional. Atualmente o professor é o elemento central no processo de ensino/aprendizagem. Dentro deste contexto, você sabe qual é a importância do professor no ensino online? Tanto no EAD como na modalidade presencial a aprendizagem só será bem sucedida quando houver […]

Tudo o que você precisa saber sobre o professor EAD

O papel do professor EAD assume uma posição diferente daquela conhecida historicamente no cenário educacional. Atualmente o professor é o elemento central no processo de ensino/aprendizagem. Dentro deste contexto, você sabe qual é a importância do professor no ensino online?

Tanto no EAD como na modalidade presencial a aprendizagem só será bem sucedida quando houver uma interação entre os dois atores principais.Sendo um estudante motivado, orientado por um professor capacitado. Assim propiciando a obtenção com sucesso do ensino de qualidade.

No aprendizado online, algumas pessoas caem no erro de achar que a função do professor é dispensável. Na verdade, o professor é o elo entre o aluno e a tecnologia. Portanto, o professor é essencial para que o ensino a distância tenha sucesso.

Assim, iremos mostrar qual o função e a importância do professor no ensino a distância.

Nesse artigo, você irá encontrar:
Qual o papel do professor EAD?
Qual a diferença entre o professor online e o professor presencial?
Qual a importância do professor EAD?
É mais fácil ser um professor online?
O professor EAD precisa interagir?

Qual o papel do professor EAD?

O papel do professor no ensino EAD tem como função mediar e criar situações didáticas que satisfaçam as necessidades e interesses dos alunos,  mobilizando-os a lidarem com projetos e situações de aprendizagem em ambientes virtuais.

Este profissional desempenha um papel social ao fazer o contato inicial com a turma. Ao elaborar atividades, incentivar pesquisas, fazer perguntas, avaliar respostas, coordenar as discussões, sintetizar os seus pontos principais e estimular o pensamento crítico da turma, ele desenvolve um papel pedagógico e intelectual fundamental, encorajando a construção colaborativa do conhecimento entre os participantes do processo de aprendizagem.

Ao provocar a apresentação dos alunos, principalmente ao despertar a reação daqueles que não se expõem com facilidade em um ambiente virtual, o ideal é enviar mensagens de agradecimento, fornecer feedback rápido, sempre mantendo um tom amigável e acolhedor.

O professor se torna responsável por gerar um sentimento de turma dentro de uma classe virtual. E, para isso, ele deve ter um alto grau de inteligência pessoal.

É fundamental que professores desta modalidade de ensino, onde a sala é virtual, tenham uma forte motivação e um desejo de mudança capaz de passar confiança e ânimo aos seus alunos.

A ideia presente é ser também um parceiro, pois partilha dos sucessos e obstáculos, dúvidas e certezas dos alunos, promovendo a construção coletiva do conhecimento.

Qual a diferença entre o professor online e o professor presencial?

As novas tecnologias possibilitam a expansão e o uso do ensino a distância, fazendo com que o papel do professor passe por grandes transformações.

O professor de ensino a distância, também conhecido como tutor ead, abandona método de ensino tradicional. Passa de mera transmissão de conhecimento, para passar a ser participante em pesquisas dos alunos, refletindo assim, na prática pedagógica.

Um ponto essencial na EAD é que toda a ação com o papel do professor é socializada ao expor seu trabalho à inúmeras críticas e a correção ao longo de todo o processo.

Com todos esses papéis a serem desempenhados simultaneamente, com a capacidade para exercer a docência, o professor vai encontrar naturalmente dificuldades para cumprir todas essas atribuições. É realizada uma reflexão sobre o papel do professor no contexto de educação online, destacando as principais diferenças entre as atividades atribuídas ao professor convencional.

O professor é um profissional de fundamental importância na EAD e precisa ser tão valorizado quanto o professor na educação presencial.

Qual a importância do professor EAD?

Muitos ainda questionam a necessidade deste no cenário educacional tendo em vista as grandes facilidades de aprendizagem presentes na atualidade. Mas o que não sabem, é que a existência de uma figura central de um educador é o que está por trás de todo o processo de crescimento da educação a distância no Brasil.

O papel do professor EAD tem uma relevância muito maior do que se imagina. Ele sempre será a “porta de entrada” no ambiente de aprendizagem, principalmente à distância. Pois promove a construção de conhecimento através de um papel cooperativo, dinâmico e muito interativo.

O professor é um profissional de fundamental importância na EAD e precisa ser tão valorizado quanto o professor na educação presencial.

É mais fácil ser um professor online?

Ser um professor no ensino a distância tem suas facilidades centradas nos aspectos físicos. Não há o tempo e cansaço do deslocamento. No entanto, o professor ainda precisa preparar um plano de aula, se preocupar com a qualidade dos vídeos e de seu conteúdo.

Outro ponto é que a modalidade, por sua própria estrutura, incentiva o aluno a desenvolver sua autonomia. Isto é, ser independente, responsável por sua própria aprendizagem.

A compreensão sobre o papel do professor no EAD e sua importância poderá abrir espaço para acabar com o mito de que o professor online não é necessário. Mas junto a isso, é importante que o professor se qualifique.

Ainda assim, o nível de exigência dos alunos vem aumentando, desencadeando um processo contínuo de busca pela melhoria da qualidade e novas estratégias de aprendizagem. Além de, claro, procurar professores de alto nível.

Outro fato é que cada vez mais instituições de ensino estão disponíveis para aprendizagem online. As empresas passaram a olhar para este tipo de ensino com outros olhos. Hoje, uma pessoa que busca estudo pela Internet é vista como um indivíduo proativo e concentrado. Percebe-se que este tem iniciativa para procurar as respostas para os problemas de uma grande corporação.

Portando, o ensino a distância vem se popularizando, e com ele, o papel do professor EAD.

O professor EAD precisa interagir?

No ensino a distância, interagir é a chave do sucesso. Afinal, um curso EAD não é feito só de tecnologia (embora este seja um componente importante). A interação entre alunos e professores enriquece – e muito! – o aprendizado e a experiência como um todo.

Alunos que já fazem algum curso a distância entendem bem disso. Como podemos  ver em uma pesquisa realizada pela Educa Insights,  a “interação com o tutor” foi elegida como o motivo principal para se manter os alunos satisfeitos e motivados no decorrer da graduação. Em segundo lugar, escolheram os momentos de discussão dos tópicos durante as aulas no ambiente virtual de aprendizagem.

Ou seja, no EAD, interagir é fundamental. Quanto maior a participação de todos os alunos, maior será o rendimento geral da turma.

Conclusão

O papel do professor na modalidade de educação a distância é essencial para o sucesso da aprendizagem do aluno. Independente do papel que esteja exercendo em determinado momento: motivador, autor, gerenciador de ambiente, etc. O conjunto de suas ações determinará a qualidade e o sucesso do curso.


Espero ter contribuído para o conhecimento sobre o papel do professor EAD e a sua importância. Trabalhar como um tutor professor online demanda bastante empenho e sua atuação é de extremamente importância.

Por isso, a Edools possui um ambiente online de aprendizagem que permite a total interação entre um professor EAD e um aluno, trabalhando essa integração da forma mais eficiente possível, sempre buscando a melhor usabilidade  e integração para ambos.

Caso tenha alguma dúvida sobre o papel do professor EAD no ensino online, compartilhe conosco sua opinião através de um comentário ou entre em contato conosco!

Até a próxima!

A sua empresa evoluiu e você precisa acreditar nisso
Venda de cursos online com Youtube: Guia Prático

Comentários (6)


  1. Pingback: O papel do professor na educação à distância – Exito Mundial

  2. Pingback: GAMIFICAÇÃO – A era digital e a educação

  3. Ana Pires
    21/03/2018 às 21:33

    Ler este artigo me trouxe maiores esclarecimentos do ensino ead a forma com esta modalidade avançou no que se refere a sua metodologia hoje.

  4. Pingback: Educação a Distância – MathFly

  5. Pingback: O que é… gamificação – Rai@Ler

Deixe uma resposta

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.