Um blog sobre planejamento,
gestão e otimização de cursos
e treinamentos online.

Fique por dentro de atualizações e novidades e potencialize seus resultados.

Acompanhe e faça parte!

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.

Por que optar por uma plataforma EAD Brasileira e não uma gringa?

Este artigo é um guest post produzido pela Câmbio Store*

plataforma-ead-brasileira

As plataformas de cursos de ensino a distância (EAD) fazem o maior sucesso com o público que procura por autonomia, comodidade e facilidade no processo de aprendizado. Não é à toa que o modelo de ensino virtual ganha cada vez mais adeptos em todo o mundo.

Aqui no Brasil, universidades de renome já possuem a plataforma EAD, como a USP (Universidade de São Paulo), UNIP (Universidade Paulista) e Uninove (Universidade Nove de Julho).

Ainda assim, há diversas plataformas que oferecem os mais variados cursos, todos ministrados de maneira online. Algumas são nacionais, outras internacionais.

No entanto, muitos brasileiros acabam optando pelas plataformas EAD gringas, embora sejam muito mais caras. O motivo talvez esteja ligado à deficiência do Brasil em relação à educação, fato que é divulgado pela mídia todos os dias.
Poucos sabem, mas existem boas plataformas de ensino EAD no Brasil, e você confere a partir do próximo tópico.

Plataforma EAD brasileira x gringa

A primeira coisa que procuramos em uma plataforma de ensino é pela qualidade que ela preza. Ou seja, de nada vai adiantar a origem da instituição se o ensino ministrado por ela não for eficiente.

Além do mais, nos dias de hoje não basta só oferecer qualidade de ensino. É preciso investir em tecnologia na plataforma EAD. A Edools, por exemplo, é uma empresa que oferece soluções para plataformas de ensino a distância.

Portanto, manter um site bem apresentado, com layout estratégico e sistema intuitivo pode ganhar na hora o aluno. Às vezes, mesmo que o conteúdo ministrado nas aulas seja ótimo, se não houver uma apresentação atrativa de cada item do site, o projeto não vai para frente.

Ainda assim, pessoas que queiram ganhar uma renda dando aulas também pode recorrer a plataforma EAD. O importante é ter criatividade e vontade de passar o seu ponto de vida adiante.

Vantagens da plataforma EAD brasileira

Ainda cabe usar o exemplo da plataforma Edools, que oferece o passo a passo sobre como montar um site EAD. No site deles é possível realizar a montagem módulo por módulo.

Além disso, contratar o serviço de uma empresa do seu próprio país é muito mais seguro, uma vez que o contato é facilitado entre os dois lados.

Ainda tem o fator moeda estrangeira, principalmente nos dias atuais em que o dólar está ultrapassando facilmente a faixa dos R$ 4,00. Isso significa que optar por uma plataforma brasileira de EAD é economizar dinheiro e ainda contar com um serviço de qualidade e prestativo. Não que a plataforma gringa não seja, mas não há nada comparado ao contato brasileiro.

Facilidade para personalizar

Imagina que legal criar o seu próprio ambiente educativo online, podendo personalizá-lo da maneira que preferir? Essa funcionalidade já é possível na plataforma EAD da Edools.

Uma ótima plataforma oferece opções para a mudança de cor, organização de conteúdo em módulos, comentários e botões de compartilhamento.
Quanto mais funcionalidades importantes e que agreguem para o conhecimento de cada aluno, o autor ganhar mais credibilidade e confiabilidade em seu trabalho.

Mais segurança

Assim como foi mencionado no início do texto, as plataformas EAD nacionais passam mais segurança para quem deseja montar um esquema de ensino virtual.
Neste caso, manter um site seguro é a melhor forma de passar para o aluno que a empresa em questão tem credibilidade. Por isso, o recomendado é se atentar às seguintes questões:

  • Deixar a política de reembolso visível: as pessoas ficam mais seguras quando podem solicitar o dinheiro de volta, em caso de insatisfação com o produto;
  • Checkouts objetivos: o ideal é manter poucos campos em que o usuário precise preencher. Com isso, as chances de ele efetivar a compra são muito maiores;
  • Certificado SSL: os certificados de segurança e uso de sistemas antifraude são itens obrigatórios para quem quer trabalhar com vendas na internet. A funcionalidade, além de garantir a segurança, melhora o ranqueamento do curso nos motores de busca da internet.

Mais comunicação

Manter a comunicação com o aluno é uma das melhores formas de garantir a fidelidade do mesmo. Muita gente tem medo de iniciar um curso EAD, pois acreditam que é impossível falar diretamente com o professor ou com os demais alunos.

No entanto, por meio das plataformas EAD, é possível fazer essa linha de comunicação entre professor e aluno. Caixas de diálogo, comentários, fóruns e o setor de perguntas e resposta é uma boa maneira de manter a comunicação com o aluno.

Melhor custo benefício de plataforma EAD

Vender o curso é o objetivo principal de alguém que começa no mercado digital de ensino. Por conta disso, investir em uma plataforma EAD brasileira acaba sendo uma ótima opção, principalmente por causa do custo benefício.
Cabe destacar que não adianta em nada buscar pelo menor valor. Neste caso, o mais importante é qualidade atrelada ao valor cabível no bolso. Geralmente, o barato pode sair caro, como diz o antigo ditado.

Existem plataformas que oferecem taxas fixas mensais, mesmo que o cliente não efetue nenhuma venda. O ideal é optar por uma empresa que desconte uma parte apenas quando um curso é vendido.

Site responsivo

O celular está na mão da maioria dos brasileiros e, talvez, você esteja lendo este texto por meio de um. De acordo com o IBGE, mais de 90 milhões de pessoas acessam à internet diretamente do smartphone no Brasil.
Diante desse cenário, ter um site que se adapta à tela dos dispositivos móveis é importante para oferecer uma melhor experiência ao usuário (aluno). Além disso, a funcionalidade garante a melhor colocação nos motores de busca do Google, podendo atrair novos alunos.
A maioria das plataformas que estão disponíveis no mercado já são projetadas para atentar a demanda dos smartphones e tablets. No entanto, antes de escolher a que melhor se encaixa com o perfil do curso, o ideal é realizar testes com os alunos já existentes na plataforma. Dessa forma, fica mais fácil atender o público-alvo.

Devo contratar uma plataforma de EAD?

Se você pretende aprofundar-se no mundo dos cursos online, as plataformas EAD são a melhor porta de entrada, uma vez que todo o trabalho duro fica por conta da empresa responsável pela organização do site que vai abrigar o seu curso.
Dessa forma, focar no desenvolvimento das aulas será a sua única preocupação. Se houver alguma dúvida, acesse o site Edools e conheça mais sobre o serviço. Vale muito a pena.


*Visite o site da Câmbio Store e conheça mais sobre a empresa. 

Guia definitivo sobre DANFE online
Como desenvolver um programa de treinamento para sua equipe?

Comentários (1)


  1. Davidson Renato
    20/09/2018 às 21:15

    Gostei muito deste artigo. esclarecedor. Gosto muito dos cursos EAD. Parabéns pelo Post. Amei.

Deixe uma resposta

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.