Um blog sobre planejamento,
gestão e otimização de cursos
e treinamentos online.

Fique por dentro de atualizações e novidades e potencialize seus resultados.

Acompanhe e faça parte!

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.

Como desenvolver um programa de treinamento para sua equipe?

Uma melhor forma de aplicar a capacitação de colaboradores é através da elaboração de um programa de treinamento. É a forma mais completa de qualificação na empresa. Entenda mais detalhes sobre e saiba como colocar em prática!

programa-de-treinamento

Um programa de treinamento tem como objetivo facilitar o aprendizado dos colaboradores de uma empresa. Este processo permite educar e preparar para as atividades diárias.

Este projeto tem como finalidade treinar e desenvolver as partes técnicas dos participantes. Estes resultados podem ser vistos para qualificação profissional. De forma direta pode contribuir para a produtividade dos mesmos e facilitar o alcance dos objetivos dentro da empresa.

Para que ocorra esse desempenho, é preciso trabalhar a educação no treinamento. Com isto se torna possível que a pessoa esteja pronta para o ambiente do seu trabalho.

Pensando nisso, vamos trazer no artigo algumas formas para a criação do seu programa. No texto vamos trazer assuntos relacionados ao segmento. A seguir veja o que vamos trabalhar:

Continue acompanhando o artigo até o final e torna-se um especialista do assunto. Caso fique qualquer dúvida deixe um comentário ao final do texto.

Boa leitura!

Importância do programa de treinamento

O treinamento desenvolve qualidades e tem como objetivo capacitar pessoas e fazer com que elas fiquem produtivas. Com este trabalho é possível que os colaboradores contribuem para o sucesso da empresa.

Através deste aprendizado é possível induzir uma melhora da capacidade do funcionário na hora de desempenhar a sua função.

O programa de treinamento não tem só como objetivo trazer uma maior lucratividade na empresa, mas também transformar a vida pessoal e profissional dos participantes.

O treinamento e desenvolvimento estão juntos. Se o treinamento é útil para o momento, o desenvolvimento serve para a preparação de uma nova função.

As empresas que pensam em seus funcionários devem agradar e isto pode ocorrer com este projeto. Este trabalho pode seguir com palestras, workshops e estudos. Todo funcionário precisa estar pronto para aprender, reciclar e aprimorar seu conhecimento, não importa o tamanho da empresa.

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Tipos de programas

A educação sofre uma influência principalmente pelo que vive no seu espaço social. Deste modo, o preparo para o meio profissional pode ocorrer por três etapas:

Formação

A formação ocorre em uma instituição e tem como intuito preparar o usuário para o exercício de sua profissão. Esta educação profissional pode ocorrer em escolas e até dentro da empresa.

A formação profissional pode ser imediata e de longo prazo, mas qualifica os participantes para sua profissão.

Desenvolvimento

O desenvolvimento profissional permite aumentar e aperfeiçoar o crescimento do colaborador. Neste ponto ele fica mais eficiente e tem uma melhor produção em seu cargo.

O desenvolvimento pode iniciar dentro da organização ou por firmas especializadas. Os treinamentos em sistemas podem ocorrer nos níveis ou por setores da empresa.

No desenvolvimento é possível aperfeiçoar o usuário para que ele cresça e construa uma carreira. Este trabalho pode ser médio e a longo prazo, mas prepara até mesmo em funções complexas.

Treinamento

Neste ponto a instituição prepara o funcionário para que ele execute determinado cargo ou atividade. Seguindo a linha, o objetivo é limitado e acontece na unidade o ou local especializado.

O treinamento parte para o trabalho em cargo e ocorre de forma restrita e imediata. As opções de curto prazo são usadas dentro do cargo atual.

Em todo caso, estes três tipos de educação caminham juntos e um é resultado do outro. De qualquer forma os três tem como ideia garantir a educação profissionalizante.

Aprenda a desenvolver o programa de treinamento

O programa de treinamento pode ser desenvolvido de forma que agregue a aprendizagem para o colaborador.

Este processo tem como objetivo garantir a aquisição de conhecimento sobre uma competência específica. No caso do treinamento, o foco é garantir o melhor desempenho no seu cargo.

Com isto os processos são de pequeno prazo, mas pode ser trabalhado com o desenvolvimento. Este envolve o aperfeiçoamento profissional para que o candidato tenha a potencialização de competências pessoais. No final de tudo é possível que ele esteja orientado para atuar dentro da organização e construir a sua carreira.

Dicas para produzir o programa de treinamento

Para elaborar este programa é necessário que os gestores criem um plano. Com o planejamento é possível desenvolver e garantir que o trabalho seja positivo. Ao final, estes resultados vão refletir de forma afirmativa para a empresa.

Necessidades

De início o projeto deve seguir com o objetivo de saber quais as necessidades dos colaboradores e da instituição. Para facilitar, é possível fazer pesquisas para saber quais sãos as falhas.

O levantamento vai ajudar a ter uma visão melhor a respeito das metas e até os objetivos principais da empresa. Com isto, o programa de treinamento deve seguir dentro da parte de desenvolvimento da empresa.

Planejamento e informações

Após ter os resultados das necessidades, é preciso produzir o planejamento. Neste caso, é preciso trabalhar com o conteúdo e informações como produtos e serviços, a organização e como são aplicadas as políticas.

Habilidades

O treinamento segue os conceitos desejados, para desempenho do cargo atual ou ocupações futuras. O trabalho deve ser definido se vai ser feito direto ou dentro do trabalho.

Atitudes

Este caso é trabalhada a motivação para o trabalho. As organizações precisam estar atentas às atitudes negativas e favoráveis. Isto pode ser usado como forma de desenvolvimento e pode ser útil no treinamento.

Ciclo

“No fim das contas”, o ciclo do treinamento deve seguir um plano para que ocorra a aprendizagem. Isto acontece quando o indivíduo demostra o resultado do seu esforço. Afinal, a aprendizagem pode garantir um novo comportamento.

Todo treinamento deve orientar experiências de aprendizagem e ter atividades planejadas que facilitem o desenvolvimento de:

  • Atitudes;
  • Conhecimentos;
  • Habilidades.

No final o treinamento segue como processo contínuo que pode ser renovado conforme necessidades. Com isto, para produzir o programa de treinamento é preciso:

  • Desenvolver pesquisa de necessidades de treinamento;
  • Produzir um programa que atenda estas necessidades;
  • Implementar e iniciar o programa de treinamento;
  • Analisar os resultados.

Formas para qualificação dos treinamentos

A avaliação do seu programa pode seguir com os seguintes trabalhos:

  • Analisar os cargos;
  • Apoio dos gestores;
  • Apresentar provas ou diagnósticos;
  • Avaliar o desempenho dos participantes;
  • Desenvolver um questionário do programa;
  • Efetuar entrevistas com os colaboradores;
  • Fazer o planejamento corporativo de grande prazo.
  • Observação;
  • Produzir conferências com os grupos participantes;
  • Relatórios
  • De qualquer forma a avaliação final requer a análise dos resultados e seus objetivos. Portanto, para isto analise os itens acima, além de ver se trouxe modificações para o comportamento.

Com as questões apresentadas vai ser possível desenvolver o seu programa de treinamento com facilidade. No entanto, não esqueça que o seu principal objetivo é garantir que ocorra o crescimento organizacional e pessoal.

Aproveite as dicas e coloque em prática e não se esqueça de assinar nossa newsletter para receber este tipo de conteúdo no seu e-mail.

Até a próxima!

Por que optar por uma plataforma EAD Brasileira e não uma gringa?
Guia completo para tamanho da capa do YouTube

Deixe uma resposta

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.