Um blog sobre planejamento,
gestão e otimização de cursos
e treinamentos online.

Fique por dentro de atualizações e novidades e potencialize seus resultados.

Acompanhe e faça parte!

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.

Personalização como diferencial competitivo em um EAD

A curstomização do seu EAD é, sem dúvidas, um diferencial frente à concorrência. Transformar o aprendizado em uma experiência personalizada engaja e estimula o seu aluno.

Personalização como diferencial competitivo em um EAD

A educação a distância vem evoluindo consideravelmente nos últimos anos e muito está se desenvolvendo ao mesmo passo, como é o caso da personalização de plataformas. Esse é um dos grandes diferenciais que uma instituição de ensino online pode ter hoje neste segmento.

Um dos grandes desafios de quem busca o sucesso em cursos online diz respeito a personalização da plataforma LMS e de seus conteúdos.

Por isso, neste artigo vou mostrar a importância da personalização de uma plataforma EAD nessa nova realidade do ensino online. Mostrando a importância da visão do aluno e o valor de uma plataforma de cursos online com possibilidade de personalização.

É legal dizer que algumas informações desse artigo foram retirados de um e-book que produzimos em parceria com a Smartalk. Para acessá-lo na íntegra gratuitamente, é só clicar no banner:

 

Nesse artigo, você irá encontrar:
A visão do aluno pode mudar tudo
A personalização é um diferencial
A personalização é importante
A personalização é uma tendência
A personalização do EAD vale a pena

A visão do aluno pode mudar tudo

Quem determina o sucesso ou insucesso do seu curso online são os próprios alunos. São eles que estão ali para adquirirem novas competências profissionais, e até mesmo pessoais. E são eles que vão classificar a qualidade do seu curso.

Assim, a forma como eles consomem os conteúdos influencia diretamente no processo de satisfação e você deve estar atento a isso. A personalização e a entrega de um conteúdo completo, visualmente atrativo e rico é fundamental para o alcance do sucesso esperado.

Caso goste, há mais chances do aluno voltar a fazer outros cursos no futuro, além de indicar para amigos fazerem também.

Por outro lado, se ele não gostar, poderá se tornar um inimigo da sua marca. Além de nunca mais adquirir nenhum dos seus cursos, poderá espalhar para a rede de contatos a experiência ruim que ele teve com a sua empresa. E é claro, uma má fama pode ser muito prejudicial para os negócios.

A personalização é um diferencial

Para você visualizar melhor o que estamos falando, vamos trabalhar com um exemplo. Imagine que uma mulher esteja interessada em fazer um curso online de maquiagem. Ela faz uma busca na Internet e descobre duas empresas.

Uma delas trabalha com uma página de e-commerce 100% atrativa, com imagens de mulheres bem maquiadas, com todas as informações tratadas de forma bem estruturada e impactante.

A outra empresa oferece o mesmo curso, talvez com a mesma qualidade de conteúdo, mas em um layout básico, sem personalizações.

A primeira vista o interesse maior será, sem sombra de dúvidas, no primeiro curso. A possibilidade de impactar um aluno em potencial faz com que suas vendas aumentem consideravelmente. Isso pois o aluno acaba por associar a qualidade do seu curso com a qualidade das informações distribuídas. Portanto, exponha as informações de forma que gere maior empatia e identificação.

Se você é um empreendedor de um negócio EAD e quer ser bem sucedido no seu segmento, opte por uma plataforma EAD que te ofereça a possibilidade de customização. Isso fará com que você aumente sua receita e seja considerado como referência no mercado em que está inserido.

A personalização EAD é importante

Já ouviu aquele velho ditado “a primeira impressão é a que fica”? Pois bem, pensando um negócio EAD de fato a primeira impressão vale muito na hora de um aluno optar ou não por determinado curso.

Uma plataforma EAD completa oferece a você a possibilidade quase que total de personalização: logos, cores, estrutura de conteúdos, domínios, certificados, funcionalidades, entre outros.

Esses recursos fazem com que a experiência dos seus alunos com o seu curso seja a melhor possível. Isso incentiva a interação e a percepção de qualidade do seu negócio perante o seu público-alvo.

Pense nisso na hora de escolher a plataforma de ensino a distância que melhor se encaixa nas necessidades do seu negócio EAD como um todo. Fazer com que seus alunos se identifiquem com a sua identidade é fundamental para o sucesso da sua empresa.

Em termos de conversão de alunos potenciais em clientes propriamente ditos, é importante se atentar a alguns pontos. Você deve além de personalizar os recursos descritos, personalizar também a sua página de vendas. Isso vai gerar uma otimização na captação de novos alunos.

Uma plataforma EAD também pode oferecer uma página de vendas completa, algumas seguindo um padrão preestabelecido e outras com possibilidade de personalização. E o ideal é fazer desse recurso uma possibilidade de aumentar as suas vendas de cursos online.

Pois uma apresentação impactante, bem estruturada e com todas as informações pertinentes ao seu negócio se torna uma oportunidade muito grande de conquistar novos alunos. É uma vantagem frente às páginas de vendas básicas dentro de um padrão.

A personalização é uma tendência

Com o avanço da tecnologia, o mercado de cursos online ficou muito mais evidente no cenário nacional. Esse processo gerou novas oportunidades de negócios, que demandam conhecimento aprofundado do público .

Em outras palavras, podemos dizer que as pessoas também evoluíram ao mesmo passo da tecnologia. Hoje vemos pessoas cada vez mais conectadas, críticas e cansadas do famoso “mais do mesmo” oferecido por muitas empresas.

Como cada vez mais pessoas estão adeptas a ideia da EAD essa oferta só tende a aumentar. Instituições EAD e empreendedores de cursos online devem estar mais atentos a essa mudança no perfil de clientes.

Assim, poderão oferecer conteúdos, materiais e ambientes virtuais ricos, completos e, principalmente, atrativos. Como forma de se diferenciar dos seus concorrentes e se destacar no mercado.

A personalização do EAD vale a pena

Se coloque no lugar do seu aluno: Imagine que uma pessoa esteja em dúvidas a respeito de dois cursos. Ela faz uma aula teste em cada um e descobre que um possui conteúdo completo, altamente atrativo e personalizado pensando no perfil dela.

O outro, por sua vez, tem um formato padrão básico, mas também se mostra completo.

Não é difícil imaginar qual curso essa pessoa escolheu. Sem dúvidas o curso com a apresentação profissional e atrativa foi o escolhido pelo aluno em potencial.

Na maioria dos casos, o curso que uma pessoa mais se identifica é um que foi pensado e personalizado a partir do interesse único de um grupo de pessoas com características semelhantes às dela.

Desta forma,  ter um conteúdo visualmente bem estruturado, com foco em personalização, e atrativo facilita o engajamento de alunos e a absorção do conteúdo. Isso resulta em um aluno mais motivado e um negócio EAD de sucesso. Portanto, vale a pena investir na personalização do EAD.

Conclusão

Se você busca o sucesso de uma instituição de ensino online, você deve se valer de uma plataforma LMS que ofereça o empoderamento de customizar sua plataforma.

A Edools tem hoje a plataforma e-learning mais completa e robusta do mercado, bem como a que oferece a você o maior nível de personalização existente no mercado EAD.

Caso tenha dúvidas a respeito do processo de personalização como um todo, entre em contato conosco

Por que NÃO contratar plataforma EAD com alunos ilimitados?
Edools 3.0: Diferenciais da plataforma EAD mais completa e intuitiva do mercado

Deixe uma resposta

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.