Um blog sobre planejamento,
gestão e otimização de cursos
e treinamentos online.

Fique por dentro de atualizações e novidades e potencialize seus resultados.

Acompanhe e faça parte!

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.

E-learning: tudo o que você precisa para o seu EAD

Utilizar o e-learning pode ser um grande oportunidade de negócio através do uso de uma plataforma completa e robusta.

e-learning

Um e-learning é uma modalidade de educação através da qual se faz necessário o uso de um ambiente virtual de aprendizagem, na maioria das vezes disponibilizada através de uma plataforma e-learning.

Logo, o e-learning é caracterizado pelo distanciamento físico entre aluno e professor. Mas há sempre uma flexibilidade de tempo e espaço, visto que ambos os envolvidos podem interagir entre si a qualquer momento e de qualquer lugar que tenha acesso à Internet.

Essa nova modalidade de aprendizagem têm crescido muito por sua praticidade e eficiência. Além disso, é uma ótima oportunidade de crescimento para aqueles que decidem investir como negócio.

Pensando nisso, criei esse artigo para ser um guia completo e definitivo sobre tudo o que você precisa saber sobre e-learning que você pode aplicar em seu EAD.

Falarei aqui como funciona um e-learning, seus benefícios e vantagens e, principalmente, como criar um curso online de sucesso através de oportunidades e um bom planejamento de mercado para tal.

Nesse artigo, você irá encontrar:
O que é e-learning?
Como funciona?
Por que é uma tendência?
Benefícios
Tipos de e-learning

Como criar um negócio e-learning de sucesso?

A importância de uma plataforma e-learning

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

O que é e-learning?

O que é e-learning?

O termo e-learning, em inglês, quer dizer aprendizagem eletrônica. Logo, ele é um modelo de ensino online não presencial que tem como base o uso de tecnologia através da Internet para o seu bom funcionamento.

Atualmente, a modalidade de educação/aprendizagem eletrônica se fundamenta através de um ambiente virtual de aprendizagem, se valendo de recursos que uma plataforma e-learning oferece em termos de comunicação, gestão e distribuição de conteúdos digitais.

Na visão do aluno, e-learning também pode ser considerado o processo pelo qual um determinado aluno consome conteúdos através de um ambiente virtual de aprendizagem, onde existe um tutor EAD que o auxilia em suas tarefas e demais atividades.

Um e-learning, normalmente, é trabalhado 100% a distância. Caso existe a possibilidade de aulas presenciais somadas ao aulas online no sistema e-learning, esse processo passa a se chamar blended learning, sendo caracterizado por uma verdadeira “mistura” de aprendizagem.

Como funciona?

Como funciona o e-learning?

O e-learning funciona a partir de um sistema de gestão de aprendizagem na maioria das vezes caracterizado por uma plataforma e-learning, também conhecido como LMS, ou Learning Management System.

A partir de uma uma plataforma e-learning, é possível simular uma verdadeira sala de aula através de diversos recursos e funcionalidade que tornam essa modalidade de educação cada vez mais exclusiva, eficiente, inovadora e dinâmica, bem como o novo perfil de pessoas desenvolvido com o avanço dos modelos tecnológicos.

O grande ponto fundamental de uma plataforma e-learning é a possibilidade total de interatividade disponível a partir de diversos recursos tecnológicos que proporcionam um excelente meio de comunicação entre um aluno, o seu tutor EAD e o próprio ambiente de aprendizagem online no que se refere a conteúdos, o serviço em si, as etapas de conhecimento, entre outros.

Logo, uma plataforma e-learning pode ser utilizada também no ensino tradicional presencial, no semi presencial e, como já disse, no ensino online. Para isso, você precisa ou contratar uma equipe profissional para desenvolver essa plataforma para o seu negócio ou ainda terceirizar esse serviço, que no caso fica bem mais barato e com um produto muito mais robusto e intuitivo, visto que a metodologia já foi testada no mercado previamente.

Para entender melhor o que eu estou falando, sugiro a leitura do artigo Custos de software que você pode eliminar ao contratar uma plataforma EAD. Nele eu explico de forma bastante detalhada e técnica, mas de fácil entendimento, todos os custos que você terá ao desenvolver uma plataforma e-learning própria ou se você optar por terceirizar esse serviço no mercado.

Mais a frente neste artigo, expliquei melhor a importância de uma plataforma e-learning para o sucesso de um negócio ou projeto EAD, visto que é a partir desse recurso que se é possível fazer com que um e-learning tenha um bom funcionamento de acordo com suas necessidades e desejos.

Por que é uma tendência?

O e-learning é um processo relativamente novo. No entanto, o mesmo vem tendo um crescimento extremamente acelerado a partir do grande aumento da demanda por cursos online e de treinamentos corporativos, este último incentivado através da educação corporativa nas empresas.

Hoje podemos dizer o que e-learning já é uma realidade no país e tem tudo para crescer ainda mais com o passar do tempo. Visto que os seus benefícios e vantagens estão alinhados com a nova realidade da educação e com o novo perfil de alunos existente.

Cada vez mais as pessoas buscam novas formas mais dinâmicas e interativas de aprendizagem. O avanço tecnológico alterou profundamente a forma como as pessoas interagem entre si, visto que tudo ficou mais interativo e virtual.

Deste modo, a educação também sofreu grandes transformações nesse sentido, pois evoluiu a um patamar em que o ensino online passou a se tornar referência e sinônimo de eficiência no processo de aprendizado.

Assim como o avanço tecnológico mudou a forma como as pessoas interagem entre si, o e-learning, através da tecnologia na educação, mudou a forma como as pessoas adquirem novos conhecimentos e habilidades, e cada vez mais se tornará algo normal entre as pessoas e no processo de educação como um todo.

Benefícios

Benefícios do e-learning

O e-learning proporciona um novo formato para que as pessoas tenham acesso a conteúdos educativos de forma simples, rápida e dinâmica, economizando tempo e espaço. Já que você pode ser beneficiar com a prática de e-learning a partir de qualquer lugar, caso você esteja conectado à Internet.

Logo, o e-learning possibilita o aumento das possibilidades de expansão, difusão e engajamento do conhecimento e da informação por parte de alunos dos mais variados tipos e acabou por se tornar a forma mais democrática e eficiente de acesso à novas tecnologias, conteúdos e processos de aprendizados.

De forma resumida, o e-learning permite que o conhecimento esteja disponível a qualquer hora e em qualquer lugar. Pensando nisso, seguem alguns dos principais benefícios e vantagens do e-learning:

  • Foco no aluno e em suas necessidades de aprendizagem;
  • Conteúdos atualizados de forma simples e rápida;
  • Possibilidade de personalização de conteúdos;
  • Flexibilidade de tempo e espaço (acesso a qualquer hora e de qualquer lugar);
  • Possibilidade de ter alunos de qualquer lugar do Brasil;
  • Menor custo em relação ao ensino presencial (para o aluno e para o dono do negócio);
  • Possibilidade do tutor EAD personalizar suas ações de acordo com cada aluno;
  • O próprio aluno define o seu ritmo de aprendizado (não é preciso definir datas e horas para aprender);
  • Possibilidade de escalar o negócio (você pode ter muito mais alunos do que se limitar a uma sala de aula presencial);
  • Possibilidade de diversificação na oferta de cursos (você pode oferecer quantos cursos desejar);
  • Possibilidade de acompanhamento do rendimento de alunos através de relatórios EAD;
  • Desenvolvimento de capacidades e habilidades de autoaprendizagem através do auto estudo.

Tipos de e-learning

Tipos de e-learning

O e-learning pode ser trabalhado de duas formas. A primeira e mais comum é na utilização em cursos online dos mais variados tipos, como cursos livres, preparatórios, universitários, escolares em geral, entre outros.

A segunda forma é o e-learning corporativo, utilizado em empresas dos mais variados portes e segmentos para trabalhar a educação corporativa de forma inovadora e dinâmica. O e-learning corporativo vem crescendo de forma exponencial no Brasil e no mundo visto a possibilidade de gerar e mensurar resultados práticos e concretas na melhoria dos processos empresariais e no alcance de objetivos e metas.

Em ambos os casos, o uso de uma plataforma e-learning faz-se necessário e essencial, visto que a mesma proporcionará todos os recursos e funcionalidades que você precisa para criar o melhor ambiente para alunos e colaboradores em um sistema já testado no mercado. Falarei mais a frente sobre os benefícios e a importância em se contratar uma plataforma e-learning nesses casos.

Educacional

E-learning

O e-learning educacional é o mais conhecido, na maioria das vezes sendo conhecido e chamado simplesmente de e-learning.

Esse segmento também está sendo utilizado por muitas instituições de ensino presencial tradicionais. Como forma de se adequar as novas práticas e hábitos das pessoas em um mundo cada vez mais dinâmico e prático. Com isso, aumentam o seu público e seu leque de serviços.

É utilizado em cursos online dos mais variados tipos e segmentos, cada um de acordo com os recursos e funcionalidades demandadas para cada tipo em especial. Cursos livres, preparatórios, técnicos, universitários são um dos exemplos do uso do e-learning como base de seu estratégia.

Corporativo

Plataforma e-learning

O e-learning corporativo é uma modalidade com foco em empresas que trabalham a educação corporativa com o intuito de alcançarem resultados previamente estipulados.

Logo, ele se faz através de uma prática coordenada da área de recursos humanos ou gestão de pessoas. Também está diretamente ligada à área de gestão de conhecimento, sempre pensando na estratégia da empresa a longo prazo.

Pensando de forma mais direta, podemos dizer que a educação corporativa é muito mais do que um simples treinamento empresarial. É mais que apenas qualificação de funcionários. É um processo bastante estratégico que tem como objetivo articular as competências e habilidades individuais e organizacionais dentro de um contexto mais amplo de uma empresa.

O crescimento bastante acelerado e o rápido avanço tecnológico de pessoas e empresas impulsionou a educação corporativa. Estes fatores estão diretamente relacionadas ao processo de inovação empresarial. Isso reflete também no aumento da competitividade de seus produtos e serviços ofertados no mercado.

Para conhecer mais sobre o e-learning corporativo, sugiro a leitura do artigo: EAD corporativo: quais as vantagens?

Como criar um negócio e-learning de sucesso?

Plataforma e-learning

Em termos empresariais, planejar um novo negócio ou organizar uma forma mais eficiente de atuação em uma empresa já consolidada são desafios de pessoas que buscam sua consolidação no mercado EAD.

A tendência de crescimento acelerado do e-learning, mesmo com a atual crise financeira, é evidente. É configurada a partir do aumento expressivo da demanda por cursos online e treinamentos corporativo. Além disso, proporciona uma nova oportunidade de negócio para muitas pessoas. Inclusive para instituições de ensino presenciais que buscam aumentar o seu leque de produtos oferecidos.

Para quem já atua neste segmento, surgem muitas ideias que as vezes não são postas em prática. Isso acontece devido a possíveis falhas em processos ou falta de um guia para ajudar nessa questão.

Se você deseja começar a empreender um negócio e-learning ou ainda otimizar a sua empresa e alcançar melhores resultados o caminho é sempre o mesmo: se planejar para fazer bem feito.

Confira a seguir tudo o que você precisa fazer para conseguir alcançar seus objetivos! Através de dicas simples e diretas sobre organização e planejamento de cursos e-learning.

Planejamento

A etapa de planejamento de cursos online é considerada uma das mais importantes para o sucesso do seu negócio e-learning. É a partir dela que os cursos serão organizados de forma estratégica e assertiva pensando no perfil de alunos que será atendido.

Para aprimorar esta etapa, é interessante fazer:

  • estudo de temas,
  • análise do mercado e de concorrentes,
  • definição do melhor formato de conteúdo,
  • definir o melhor modelo de precificação a partir do modelo de negócios,
  • definir a melhor plataforma e-learning. (Deve de fato atender todas as suas necessidades, do seu curso e, principalmente, dos seus alunos)

Definição de objetivos

Se você pensa em evoluir o seu negócio e-learning, é preciso definir numericamente a nova estratégia. Dessa forma, você terá um plano de ação preciso que pode de fato se tornar um sucesso.

De que adianta você se planejar sem um objetivo definido ou metas pré estabelecidas? Você irá trabalhar muito e no final não terá total certeza se os resultados obtidos foram satisfatórios para o desenvolvimento.

Por isso, estabeleça objetivos mensuráveis somados a metas curtas, assim, será possível avaliar a eficácia da sua estratégia. Para, caso obtenha resultados negativos, trabalhar em cima dos erros para desenvolver melhor o seu negócio e-learning como um todo.

Produção de conteúdo

Com tudo bem planejado, chegou a hora de produzir o conteúdo que será oferecido junto com o seu curso e-learning. É importante que o conteúdo seja bem organizado. Pois dessa forma o aluno consegue localizar o que precisa de maneira simples, rápida e eficaz.

Deste modo, você deve considerar trabalhar a produção de conteúdo do seu curso e-learning de acordo com essas sugestões:

  • Sumarização dos assuntos e divisão dos módulos e aulas
  • Roteirização, gravação e edição de vídeos
  • Definir os responsáveis pelo processo produtivo
  • Redação dos materiais complementares
  • Configuração dos conteúdos na plataforma e-learning

Seguindo este passo a passo, ficará mais fácil captar o conteúdo, isso colaborará diretamente para o sucesso do curso. Com a produção de conteúdos de sucesso para seus cursos e-learning, seus alunos ficarão mais satisfeitos com o seu negócio e o mesmo pode alcançar o sucesso de forma mais simples e rápida.

Para esta etapa, sugiro a leitura do artigo: Como fazer a produção de conteúdo de sucesso em cursos online?

Divulgação

Outro ponto de extrema importância para o sucesso do seu negócio e-learning diz respeito a divulgação do mesmo. De nada adiante você criar os melhores conteúdos, os melhores cursos, se ninguém souber onde encontrá-los.

Desta maneira, você deve trabalhar a divulgação dos seus cursos e-learning de forma bastante integrada. Acompanhe essas dicas:

  • Escolha dos melhores canais: Aqui você pode trabalhar de acordo com o que faz sentido para o seu negócio. Por exemplo: redes sociais, blog, e-mail marketing, Google Adwords, entre outros. Existem opções pagas e gratuitas.
  • Mapeamento de potenciais parceiros: Uma forma muito interessante de conseguir visibilidade para o seu curso. Contate pessoas especialistas no assunto abordado em seu curso. Tente fazer parceria com blogueiros, por exemplo.

Para a etapa de divulgação/publicidade, sugiro a leitura do artigo: Como vender cursos online: o guia completo para o seu EAD.

Métricas

A etapa de métricas deve ser constante após o início da comercialização do curso e-learning. É necessário acompanhar o desempenho do seu curso e das suas ações de marketing visando ajustes de melhoria contínua.

Veja algumas formas de avaliação de performance que você pode analisar:

  • Monitore e promova a interação com os alunos
  • Determine e analise métricas
  • Lançamento de novos cursos
  • Venda de novos cursos para alunos antigos

A importância de uma plataforma e-learning

Plataforma e-learning

Uma plataforma e-learning possui tudo o que você precisa para criar, hospedar, gerenciar e comercializar seus cursos online. Quanto mais funcionalidades existir, maior será a possibilidade de diferenciação de um negócio EAD.

Como sabemos, as funcionalidades implicam diretamente em uma plataforma e-learning completa e robusta. Além disso, as integrações proporcionam benefícios adicionais. Assim, você tem mais possibilidades de trabalhar o seu curso online de maneira eficiente e integrada.  

É possível, assim, ampliar o alcance de sua plataforma e-learning com funcionalidades adicionais. Essas tem o poder de fazer com que seu EAD se torne completo e intuitivo.

Essas são as integrações, que podem ser das mais diversas possíveis e necessárias. Tudo de acordo com o que a sua plataforma e-learning oferece a você e ao seu negócio EAD.

A Edools, por exemplo, oferece um dos acervos mais completos no que se refere à integrações do mercado e-learning. A plataforma e-learning Edools inclusive é segmentada a partir das seguintes áreas de integrações: analytics, marketing, vídeo, ao vivo, chat, pagamento, conversão, pesquisa e retarget. De forma resumida, tem tudo o que você realmente precisa para o seu negócio.

A ideia de trabalhar com diversas integrações se justifica pelo desejo de deixar o curso mais completo, flexível e personalizado. Tudo isso a partir de seus interesses e ambições.

Trabalhe com uma plataforma e-learning que tenha uma boa solução de integrações disponíveis. Explore todas as possibilidades para tornar o seu curso online ou o seu negócio EAD um verdadeiro sucesso.

Para conhecer de forma mais detalhada todas as principais integrações do Edools, acesse nossa página Plataforma.edools e descubra como tornar o seu EAD mais completo, flexível e personalizável. Caso tenha interesse, você também pode entrar em contato e conhecer na prática como a plataforma e-learning Edools funciona.


Plataforma e-learning

Enfim, esse artigo sobre e-learning trás de forma bastante prática e objetiva tudo o que você precisa saber sobre esta modalidade de ensino online e o que você pode aproveitar para maximizar os resultados do seu negócio e fazer com que você consiga atuar de forma mais assertiva em sua estratégia de negócios.

Seja querendo começar a empreender seu próprio negócio e-learning ou aprimorar os seus resultados atuais, siga esses passos para colher excelentes frutos em um futuro bem próximo.

Caso tenha dúvidas sobre e-learning, seus benefícios e funcionalidades, como funciona de fato ou como criar um negócio de sucesso a partir de uma plataforma e-learning, entre em contato conosco ou compartilhe sua opinião através de um comentário neste artigo.

Espero que você tenha gostado do conteúdo e das dicas.

Até a próxima!

SCORM: tudo o que você precisa saber para o seu EAD

Comentários (4)


  1. Wanda Cristina Sanchez Peters
    19/02/2018 às 11:41

    Vocês desenvolvem gravações para conteúdo e-learning

    • Bruno Mendonça
      19/02/2018 às 11:44

      Olá, Wanda. Tudo bem?

      Produzimos sim as gravações de conteúdos e-learning. Caso tenha interesse em fazer um orçamento e conhecer melhor o nosso serviço entre em contato conosco através desta página: https://www.edools.com/contato/

      Grande abraço!

  2. ADEMIR SOUSA DOS SANTOS
    14/04/2018 às 09:17

    Entendi muito sobre a plataforma mostrada no artigo, mas quero compreender mais. Sou professor tenho um curso preparatório para concursos e Enem presencial e este está em baixa por falta de um algo a mais. nos últimos tempos que a EaD tem sido uma grande aliada na educação. Quero saber custos… como adquirir e etc.

  3. Bruno Mendonça
    16/04/2018 às 10:17

    Olá, Ademir. Tudo bem? Vi que você já enviou uma mensagem pelo nosso “Fale com um consultor”. Em breve iremos entrar em contato com você e esclarecer todas as suas dúvidas, ok? Grande abraço!

Deixe uma resposta

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.