Loucos por TecnologiaUm blog sobre tecnologia, inovação e marketing para ensino online.

Desenvolvido para impactar
e otimizar resultados.

Acompanhe e faça parte!

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.

Entenda o que é nicho de mercado e use a seu favor

O chamado “nicho de mercado” representa uma divisão de público baseada em interesses específicos. Ter essa definição clara é importante porque contribui para a identificação de novas oportunidades para o seu negócio. Além do mais, podem te ajudar a conquistar a lealdade de públicos que são negligenciados pela concorrência.   Portanto, digital ou não, sua empresa […]

O chamado “nicho de mercado” representa uma divisão de público baseada em interesses específicos. Ter essa definição clara é importante porque contribui para a identificação de novas oportunidades para o seu negócio. Além do mais, podem te ajudar a conquistar a lealdade de públicos que são negligenciados pela concorrência.  

Portanto, digital ou não, sua empresa precisa definir pelo menos um nicho de mercado (e até sub nichos) para atender. Confira, nas próximas linhas, dicas para fazer uma boa escolha.

 

Por que é importante definir um nicho de mercado

Acredita-se que a palavra “nicho” tenha a mesma raiz de “ninho”. Se pensarmos em um de patos, por exemplo, vemos que os filhotes têm a mesma origem, são parecidos, mas apresentam características que os diferenciam.

No caso do nicho de mercado, a lógica é a mesma. Para ilustrar, considere o setor da educação. Tudo se relaciona à transmissão de conhecimento. Mas há o ensino formal, cursos online, livres, presenciais; há instituições voltadas para animais, veículos, pedagogia…Dificilmente alguém trabalhará com todas as variações possíveis.  

Portanto, pensar em impactar pessoas com perfis e interesses semelhantes é algo que aumentará as chances de sucesso do seu negócio. Afinal, você só precisará concentrar sua atenção e esforço em atender às necessidades de um público menor e mais homogêneo.

 

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

 

Outras vantagens são: 

Menor concorrência

Os grandes mercados abrigam diferentes categorias de produtos e serviços. Competir com empreendedores fortes, que têm clientes leais e recursos, não é uma tarefa fácil. Portanto, focar em um nicho de mercado específico te ajudará a obter resultados mais rapidamente.

Maior valor agregado

Há uma explicação sólida a respeito do motivo de um empresário de nicho pode cobrar a mais por seus produtos e serviços: a lei de oferta e demanda. Por se tratar de mercadorias específicas, os clientes não têm muitas opções. Portanto, segmentos de mercado que raramente são pesquisados ​​têm mais liberdade para precificar.

 

Clientes mais qualificados

Se você reúne um grupo de pessoas com as mesmas necessidades e seu trabalho é baseado nos mesmos desejos, você não precisa trabalhar tanto e tentar persuadi-los a vender. 

falar com um consultor

 

Dicas escolher um bom nicho de mercado

Selecione um fator de segmentação

Valores, interesses, localização geográfica, preço, poder de compra e qualidade (nível de demanda) são alguns dos critérios mais comuns de classificação. Escolha uma opção que você possa atender.

 

Pesquise sobre o nicho de mercado no Google

Pesquise sobre o seu produto no Google. Mapeie quem são os seus concorrentes, o que oferecem e pense em formas de se diferenciar. Em muitos casos, esse estudo pode te ajudar a encontrar até mesmo subnichos, e isso pode ser uma ótima oportunidade para o seu sucesso.

 

Comunique-se com a sua audiência

Tudo bem se você ainda não conhece seu nicho, mas não espere que essa descoberta caia do céu. Ao criar um conteúdo útil relacionado ao seu público, as pessoas podem dar feedbacks e trazer insights úteis a respeito de demandas que você pode atender. 

 

Crie um mapa mental 

Quem cria conteúdo já é incentivado a usar mapas mentais, mas vale a pena reforçar essa dica. Seu cérebro pode estar acostumado com os problemas que envolvem seu produto. Mas a partir do momento em que você escreve sua ideia no papel, há um esforço menor para extrair elementos mais relevantes – que podem representar insights úteis acerca do seu nicho de mercado. 

 

Busque por perguntas sem respostas

Negócio bom é aquele que resolve um problema. Pense nos gargalos e nas dificuldades que as pessoas enfrentam. Será que há alguma forma do seu produto ou serviço ajudar? O que você oferece pode até ser comum no mercado. Mas a forma como é aplicado não.

 

Se inscreva no SparkStart

Vimos que  nicho de mercado é um conceito simples e, se for bem explorado, pode fazer com que o seu negócio tenha um diferencial competitivo inédito, inclusive.

Entretanto, escolher a melhor opção não é fácil. Por isso, programas de empreendedorismo como o da HeroSpark podem ser muito úteis. O SparkStart é uma opção gratuita e completa. Matricule-se já! 

 

Programas de afiliados: Confira as 6 melhores opções para trabalhar através da internet
Por que criar um canal no YouTube é importante para o seu negócio?

Deixe uma resposta

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.