Loucos por TecnologiaUm blog sobre tecnologia, inovação e marketing para ensino online.

Desenvolvido para impactar
e otimizar resultados.

Acompanhe e faça parte!

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.

Por que criar um canal no YouTube é importante para o seu negócio?

A ideia de criar um canal no YouTube já faz parte da estratégia de muitos negócios. Com bilhões de usuários ativos, o crescimento exponencial da plataforma tem chamado a atenção de usuários e empresas de todos os portes, aumentando significativamente sua importância.   Divertida, interativa e repleta de funcionalidades, a rede social  também pode ser […]

criar um canal no YouTube_Edools

A ideia de criar um canal no YouTube já faz parte da estratégia de muitos negócios. Com bilhões de usuários ativos, o crescimento exponencial da plataforma tem chamado a atenção de usuários e empresas de todos os portes, aumentando significativamente sua importância.

 

Divertida, interativa e repleta de funcionalidades, a rede social  também pode ser interessante para você. Quer descobrir o motivo? Confira as próximas linhas e saiba o porquê.

 

A força do YouTube no Brasil e no mundo

 

Alguns fatos reforçam o argumento e comprovam a importância do YouTube para os negócios. 

 

É o caso da pesquisa do Statista, que aponta o YouTube como a segunda rede social mais famosa do mundo. Com 2 bilhões de usuários, perdendo apenas para o Facebook.

 

Já na pesquisa Video Viewers,  divulgada pelo próprio YouTube, foi constatado que o consumo de conteúdo em vídeo no Brasil cresceu 135% entre 2014 e 2018.  Além disso, a pesquisa também destaca a popularidade do YouTube como a plataforma preferida para consumo de vídeos. 

Como criar um canal no youtube_Edools
Criar um canal no Youtube pode ser uma ótima escolha para a sua empresa. | Imagem: Think with Google

 

Estar no YouTube é, de fato, imprescindível para as marcas que querem consolidar sua presença digital. A melhor parte disso é que qualquer empresa pode criar um canal no YouTube de forma simples e gratuita. 

Por que você deveria criar um canal no YouTube para seu negócio?

 

Mesmo com tantos dados favoráveis, muitas vezes, é difícil entender como que se aplicam na prática e são incluídos na rotina.  A seguir, veja como uma empresas de qualquer porte podem se beneficiar ao criar vídeos para o YouTube.

 

 

Aumentar a visibilidade da marca nos mecanismos de busca

 

Uma das grandes vantagens do YouTube é a possibilidade de posicionar vídeos organicamente nos mecanismos de busca – tanto no Google, quanto na própria plataforma, que é considerada o segundo maior buscador do mundo.

 

Mas o que é posicionamento orgânico?

 

O posicionamento orgânico refere-se aos resultados naturais nos mecanismos de busca.

 

Aqueles que não foram necessários investimentos em mídia paga – anúncios e outras formas de divulgação – para que a publicação aparecesse nos resultados de pesquisas. 

 

Os resultados orgânicos são as sugestões que aparecem quando você busca por algo no Google (exceto os anúncios).

 

No YouTube, também acontece da mesma forma, você busca por algum tipo de vídeo e encontra resultados orgânicos que podem conter anúncios. Portanto, mesmo sendo um empreendedor de pequeno porte, não são necessários grandes investimentos em anúncios para utilizar a plataforma nas suas estratégias de marketing.

 

Com conteúdo relevante, dedicação, frequência, constância e conhecimento técnico em SEO, você consegue aumentar sua visibilidade nos mecanismos de busca, sem ter que investir muito dinheiro. 

Atrair e reter consumidores

 

O YouTube é uma rede social promissora, pois facilita o acesso à informação de maneira didática e simples. 

 

Como o vídeo é a preferência de consumo dos usuários no ambiente digital, a rede social tende a expandir cada vez mais, atraindo mais pessoas.

 

Ao explorar os recursos da plataforma de maneira estratégica e produzir conteúdo que o seu público se identifica você pode, inclusive, colaborar para a retenção de inscritos, que se identificam com as editorias e assuntos do canal. 

 

Popularizar seus produtos e serviços

 

Existem diversas formas de tornar produtos e serviços populares no YouTube, sendo as mais comuns por meio de vídeos de reviews e tutoriais.

 

Os reviews consistem na apresentação de produtos de forma didática e ilustrativa, destacando seu uso, vantagens e diferenciais competitivos. 

 

falar com um consultor

Já os tutoriais são mais voltados para a prática, ou seja, como o produto ou serviço deve ser utilizado e tudo relacionado às suas funcionalidades. 

 

Mas não é só isso, conteúdo que não tenha como tema principal os produtos e serviços também podem – e devem – ser explorados.

 

Para divulgar o lançamento de um curso online, por exemplo, você pode produzir um vídeo sobre os tópicos básicos que serão apresentados aos longo das aulas. Assim, você mostra o que  será ensinado e tem mais chances de converter usuários em inscritos.

Conquistar mais credibilidade no mercado

 

Os depoimentos colaboram significativamente para que consumidores confiem na marca e se sintam seguros para fazer negócios. 

 

Uma coisa é você mesmo apresentar e divulgar seus produtos, outra, totalmente diferente, é o próprio consumidor fazer essas indicações. 

 

Coloque-se no lugar dos clientes. Você, certamente, confia mais na recomendação e avaliação de outro consumidor que no discurso de uma empresa, não é? 

 

Portanto, não tenha medo de pedir depoimentos em vídeo de clientes. Isso colabora significativamente para a construção de uma boa imagem da marca.

Aumentar o tráfego para o seu site

 

Os conteúdos no YouTube, como você já deve ter percebido, colaboram para o crescimento de diversas frentes do negócio. 

 

Uma boa opção para explorar mais as vantagens dessa rede social é unificar estratégias e impulsionar o seu site ou blog incentivando os usuários realizarem uma visita. 

 

Uma simples CTA (chamada para ação), se feita de maneira certa, aumenta significativamente a quantidade de acessos ao site da marca7 dicas para criar um canal no YouTube de sucesso.

 

mlabs

 

Dicas para ter um canal no YouTube de sucesso

 

Agora que você entendeu a importância dessa rede social para os negócios, confira algumas dicas essenciais para ter sucesso com seu canal no YouTube:

 

1 – Inclua CTAs nos conteúdos

Você deve utilizar chamadas para ação (CTAs) que incentivem o usuário a interagir com a marca, como a deixar um comentário, visitar o site, entre outras opções de acordo com a estratégia de marketing.

 

2 – Faça parcerias para o canal 

As parcerias ajudam a aumentar o alcance da marca significativamente, principalmente se você conseguir apostar em ações com influenciadores digitais. 

É válido pensar em desenvolver um trabalho com nano e microinfluenciadores de acordo com objetivo da sua empresa. Pensando que esse tipo de influenciador pode ser mais acessível e ser viável para a sua estratégia.

 

3 – Tenha uma estratégia integrada

O YouTube pode ser utilizado para direcionar consumidores a outras páginas que você possui – site, blog e outros canais que fazem parte da estratégia. Trabalhe-os de forma integrada, fazendo links do conteúdo em outras redes sociais e divulgando os novos vídeos do canal.

 

4- Faça benchmarking 

Analise o que os concorrentes e outros players estão fazendo para descobrir o que funciona ou não em suas estratégias. Dessa forma, é possível aprender com o que eles fazem e ter mais precisão na hora de tomar decisões para o negócio.

 

5- Utilize o YouTube Insights 

O YouTube Insights É um estudo realizado e divulgado pela própria rede social para definir o comportamento dos brasileiros como consumidores de vídeos na plataforma. Acompanhe os dados para ter ideias sobre o que fazer no canal.

 

6- Elabore títulos chamativos 

O título é um dos primeiros contatos do usuário com o vídeo, além de ser um dos fatores responsáveis para que o conteúdo apareça nos resultados de busca. Portanto, deve ser chamativo e relevante.

 

7- Explore as palavras-chave 

Tanto no vídeo em si, quanto na descrição, título e até legenda, é importante utilizar palavras-chave. Elas correspondem aos termos de busca dos usuários e são parte responsável para que o vídeo posicione bem nos resultados das pesquisas, aumentando as chances de usuários encontrarem a marca por meio do conteúdo.

 

Se você ainda não criou o seu canal, deixe de ser apenas um expectador e torne-se um protagonista no Youtube! Saiba como criar o seu canal do zero.

 

Conteúdo produzido pela MLabs

Entenda o que é nicho de mercado e use a seu favor
Como abraçamos o ES6 em nossas aplicações - Parte 2 - Controllers

Deixe uma resposta

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.