Um blog sobre planejamento,
gestão e otimização de cursos
e treinamentos online.

Fique por dentro de atualizações e novidades e potencialize seus resultados.

Acompanhe e faça parte!

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.

Método Pomodoro: como fazer a gestão do tempo

Nos últimos tempos, muitas pessoas passaram a trabalhar nas suas próprias casas. O que pareceu confortável no começo, acabou se tornando complicado para algumas pessoas, especialmente aquelas que têm dificuldade de se organizar a se manter produtivas com tantas distrações. E é especialmente para essas pessoas que o Método Pomodoro é indicado. Instagram, e-mails, mensagens […]

Nos últimos tempos, muitas pessoas passaram a trabalhar nas suas próprias casas. O que pareceu confortável no começo, acabou se tornando complicado para algumas pessoas, especialmente aquelas que têm dificuldade de se organizar a se manter produtivas com tantas distrações. E é especialmente para essas pessoas que o Método Pomodoro é indicado.

Instagram, e-mails, mensagens no WhatsApp, vizinho reformado o apartamento, crianças e pets correndo pela casa, barulho de carros, familiares conversando… Enfim, a lista de coisas que podem interferir na produtividade é imensa, especialmente ao trabalhar em casa.

Por isso, é importante buscar maneiras de se manter focado para conseguir se organizar conforme os seus objetivos. Hoje, você vai aprender o que é o Método Pomodoro, como aplicá-lo e ainda conferir 3 dicas de sites e aplicativos para usar o método. Vamos nessa?

 

O que é o Método Pomodoro?

O Método Pomodoro foi desenvolvido nos anos 1980 pelo italiano Francesco Cirillo, que buscava uma maneira de aumentar sua produtividade nos estudos da universidade.

Para isso, ele utilizou um timer de cozinha, que tinha o formato de tomate (pomodoro, em italiano). Esse timer girava durante 25 minutos e depois fazia barulho.

Durante esses 25 minutos, Cirillo se mantinha focado em suas tarefas, sem se deixar levar por interrupções. Somente quando o timer emitia o barulho, ele se permitia ter um período de desconcentração.

Percebendo resultados significativos, Cirillo decidiu divulgar o método, que é utilizado até hoje por milhares de pessoas no mundo todo.

 

Como aplicar o Método Pomodoro?

Os 25 minutos de foco são chamados de Pomodoro e são o ponto de partida do Método Pomodoro, mas não é necessário seguir esse tempo 100% à risca.

Estudos posteriores à divulgação de Cirillo mostraram que a técnica de dividir o fluxo de trabalho em períodos de concentração intensa melhora a agilidade do cérebro e estimula o foco.

Em geral, o indicado é que a cada 25 minutos você faça uma pausa de 5 minutos. A cada 4 pomodoros você pode fazer um intervalo maior.

Se você for uma pessoa que não tem tanta dificuldade de se concentrar, você pode substituir o tempo por 45 minutos de foco e 10 de descanso, por exemplo. 

Isso quem determina é você. Faça testes e descubra qual prazo funciona melhor para o seu caso.

Para colocar o método Pomodoro em prática, você vai precisar de:

falar com um consultor
  1. App, timer ou cronômetro para fazer a contagem regressiva: ele deve ter algum sistema que emita um som ao final da contagem, para que você saiba quando parar. Caso contrário, você vai sentir aquela necessidade de ficar olhando para o cronômetro o tempo todo para saber quanto tempo já passou. Isso prejudica a sua concentração.
  2. Uma lista de tarefas: você deve anotar quais são suas atividades para o dia antes de começar, além de marcar as tarefas concluídas ao final de cada tempo. Ao anotar no papel o que precisa ser feito, você consegue não só organizar melhor as suas atividades, como também estabelecer metas para cada dia ou período.

Depois de usar o Método Pomodoro, você vai ter acesso a informações valiosas, que vão fazer toda a diferença na sua organização e produtividade.

Por exemplo: quanto tempo leva para realizar cada tarefa, o que mais o distrai, etc.

 

3 sites e aplicativos para usar o Método Pomodoro

A boa notícia é que já existem diversos sites e aplicativos que ajudam você a praticar o Método Pomodoro de forma mais prática e digital.

Trouxemos alguns deles para você testar e descobrir qual o seu favorito:

1. Forest

Um dos mais conhecidos, o Forest é um app com uma proposta super interessante. Ele funciona assim: você determina quanto tempo deseja ficar longe do celular. Isso significa que você não poderá abrir NENHUM app enquanto aquele tempo definido estiver em contagem.

Ao final desse prazo, se concluído com sucesso, você ganhará recompensas em forma de árvores plantadas. Mas se olhar o celular antes do prazo, a árvore não cresce!

2. TomatoTimer

O TomatoTimer é um temporizador que funciona diretamente pelo navegador. Ou seja, você não precisará baixar nenhum aplicativo em seu smartphone ou computador. 

Ele está disponível em três tempos:

  1. Pomodoro (25 minutos)
  2. Short Break (5 minutos)
  3. Long Break (10 minutos)

O primeiro é destinado ao momento de trabalho e os outros dois são para o descanso, conforme o que você determinar. O interessante é que ele também notifica quando os períodos forem encerrados.

3. Be Focused

O Be Focused é ideal tanto para quem utiliza o Método Pomodoro para trabalhar quanto para outras tarefas, como organizar a casa ou fazer exercício físico.

O app vai além de um simples cronômetro.

Nele, é possível estabelecer as tarefas que você deseja executar antes de iniciar a contagem dos minutos.

Assim, você reúne um histórico do que já foi feito – e a lista de tarefas citada anteriormente pode ser eliminada. Incrível, não é mesmo?

Agora que você já sabe como fazer a gestão do seu tempo por meio do Método Pomodoro, que tal complementar esta técnica com o nosso Guia do Planejamento de Curso Online?

Mais de 50 mil empreendedores já baixaram esse material. Ele é gratuito e vai fazer toda a diferença no seu processo criativo e profissional!

Aprenda o que é pitch com exemplos bilionários

Deixe uma resposta

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.