Um blog sobre planejamento,
gestão e otimização de cursos
e treinamentos online.

Fique por dentro de atualizações e novidades e potencialize seus resultados.

Acompanhe e faça parte!

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.

O que é imagem pessoal e 6 dicas para melhorar

É muito comum que empreendedores invistam nas mídias sociais para divulgarem seus trabalhos. No entanto, pode acontecer de alguns se esquecerem de traçar um plano de desenvolvimento de imagem pessoal para atrair o público. Nesse sentido, saiba que a forma como você se apresenta é muito importante para construir a sua imagem pessoal como profissional […]

É muito comum que empreendedores invistam nas mídias sociais para divulgarem seus trabalhos. No entanto, pode acontecer de alguns se esquecerem de traçar um plano de desenvolvimento de imagem pessoal para atrair o público.

Nesse sentido, saiba que a forma como você se apresenta é muito importante para construir a sua imagem pessoal como profissional empreendedor, mostrando como você se porta e como se comunica.

Por isso, trouxemos, neste conteúdo, algumas dicas para melhorar sua apresentação e aumentar suas chances profissionais. Confira!

O que é imagem pessoal?

A imagem pessoal é a identidade construída pela pessoa por meio de seus costumes, gostos e características físicas que são apresentadas socialmente. 

Esses elementos consideram a forma como o indivíduo se comporta, vive, se comunica e todos os aspectos que compõem sua personalidade e convívio social.

Ao fazer um apanhado histórico, é possível perceber que as pessoas sempre se dividiram conforme a imagem que estavam transmitindo, seguindo alguns detalhes, como:

  • Vestimentas;
  • Estilo de cabelo;
  • Posicionamento social;
  • Área profissional;
  • Entre outros fatores.

Perceba que diversos elementos influenciam, desde a autoestima, qualidades e a forma como você se enxerga até a forma como você se valoriza. Todos esses artefatos compõem o que hoje é chamado de imagem pessoal. 

Como melhorar a minha imagem pessoal: 6 dicas

Cuidar da imagem pessoal é importante para evidenciar suas qualidades e até mesmo para conseguir se expressar melhor. Isso contribui para o estabelecimento de uma melhor leitura de si para as demais pessoas.

Por isso, a melhor forma de adequar a sua imagem é aprendendo a se comunicar através dela, e isso vai muito além de roupas e composição. Confira algumas dicas!

1. Invista em autoconhecimento

O primeiro passo para melhorar o seu marketing pessoal é investindo no autoconhecimento. Somente por meio desse entendimento sobre si mesmo é possível estabelecer uma estratégia adequada para a sua imagem.

Além disso, criar uma melhor percepção sobre si, entender gostos, estilo, objetivos, metas e as aspirações que você tem na vida são importantes para melhorar ou estabelecer a sua imagem pessoal. 

Lembre-se que todos esses fatores influenciarão na hora de construir sua identidade, alinhando com o seu propósito como pessoa.

2. Cuide de si mesmo 

Com certeza você já ouviu aquela frase: “a primeira impressão é a que fica”, não é mesmo? Independentemente se você concorda ou não com essa afirmativa, é importante levá-la em consideração.

Isso porque estamos trabalhando com imagem pessoal. Então todos os fatores são relevantes. Nesse sentido, é importante que você preste mais atenção em você e nas coisas com as quais se identifica.

Você é o seu próprio cartão de visita. É por meio da sua imagem que as pessoas vão fazer a primeira leitura a seu respeito. Então, é válido investir em cuidados consigo mesmo para isso estar bem alinhado com a forma que se apresenta.

3. Atente-se ao modo de falar

A forma como você se comunica é um dos principais pontos para a construção da sua imagem. O timbre de voz, a forma como você se expressa a respeito de determinados assuntos ou como se porta pode ser relevante para como o público vai te enxergar.

Sendo assim, comece a analisar como você conversa ou transmite suas ideias, opiniões e conteúdos. Atente-se à entonação da sua voz, perceba se está falando incisivamente ou de forma mais suave, isso tudo é relevante.

4. Tenha segurança de si

A autoconfiança é outro fator importantíssimo para quem deseja melhorar a imagem pessoal. Atrelado a isso, está a autoestima, que é a forma como você se sente a respeito de si mesmo. Isso significa que esses elementos se relacionam diretamente com a construção da sua marca pessoal. 

Portanto, se você não tem segurança e possui uma visão equivocada acerca de si mesmo, isso pode afetar de forma direta a forma como as pessoas enxergam você.

Desenvolver segurança e autoconfiança é primordial, pois esses fatores colaboram demais para a construção da sua identidade. 

Por isso, é importante priorizar o autocuidado, praticar atividades que te auxiliarão a ter mais segurança, desenvolver novas habilidades, conhecer novas pessoas. Todos esses aspectos são fundamentais para construir uma imagem que te traga satisfação.

5. Estabeleça seu posicionamento

Saber com quem você está se comunicando é essencial para estabelecer um bom posicionamento para sua marca pessoal. 

Além disso, ao entender seu público-alvo, é possível identificar quem são os prováveis clientes e, assim, criar um posicionamento adequado.

Para isso, é importante posicionar-se com clareza e de forma completa. Ofereça valor para o seu público e mostre autoridade no que você expõe. Essas são formas de montar uma estratégia compatível e eficiente com o seu nicho de mercado.

Tudo isso esquematizado de forma estratégica, porém natural, cria possibilidades de você gerar identificação com seu público, além de fidelizá-los e ganhar mais credibilidade.

6. Tenha um branding pessoal

O branding pessoal nada mais é do que uma estratégia para gerar autoridade para a sua marca pessoal. Por meio disso, é possível agregar valor para quem se identifica e se sente representado por ela.

É importante perceber que você é a sua própria marca. Logo, todos os elementos que compõem seu posicionamento dizem respeito à sua imagem pessoal.

No entanto, antes de fazer esse posicionamento como marca, é importante que  você reflita a respeito de alguns elementos, como:

  • Missão: neste elemento é importante pensar a respeito da sua intenção e a sua razão de estar fazendo o que você faz;
  • Visão: aqui você pensa a respeito dos seus objetivos, intenções e até onde quer chegar com a sua marca;
  • Valores: este elemento é onde você pode refletir a respeito dos seus ideais e da sua marca, suas atitudes, como se comporta. Enfim… todos os valores referentes ao seu posicionamento como empresa.

Depois de ter pensado a respeito desses elementos, é possível que tenha chegado em um posicionamento mais autêntico para a sua marca, certo?

Isso, lhe auxiliará a fortalecer a sua imagem pessoal cada vez mais, estabelecendo uma comunicação mais precisa com seus clientes.

Gostou deste conteúdo? Então deixe seu comentário aqui embaixo para a gente saber o que achou.

Quanto cobrar por um e-book? [ATUALIZADO - 2022]
Google Tag Manager: o que é e como usar?

Deixe uma resposta

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.