Um blog sobre planejamento,
gestão e otimização de cursos
e treinamentos online.

Fique por dentro de atualizações e novidades e potencialize seus resultados.

Acompanhe e faça parte!

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.

Como escolher um nicho de mercado lucrativo

Escolher um nicho é parte primordial para quem quer começar um negócio. Esse é o primeiro passo a se pensar para aumentar suas chances de sucesso. Do contrário, seria impossível planejar a criação de produtos e serviços que estejam à altura do seu público. Muitas empresas iniciantes falham por não ter clara a noção do […]

Escolher um nicho é parte primordial para quem quer começar um negócio. Esse é o primeiro passo a se pensar para aumentar suas chances de sucesso. Do contrário, seria impossível planejar a criação de produtos e serviços que estejam à altura do seu público.

Muitas empresas iniciantes falham por não ter clara a noção do seu nicho, isto é essencial para atender ao seu público. Pois, ao vender vários produtos que não têm relação alguma um com o outro, será difícil a sua comercialização para um público específico. 

Se você quer saber como não cometer este erro e aprender a escolher o seu nicho, continue lendo esse artigo.

 

O que é Nicho de Mercado?

Nicho de mercado é uma segmentação do mercado, ou seja, divisão de áreas de atuação.

Assim, é a identificação de um grupo menor dentro de um grupo macro, com necessidades e interesses específicos parecidos. O nicho vai facilitar achar um público-alvo, já que seus consumidores têm demandas parecidas.

Escolher  e saber o que é um nicho é importante porque ajuda no crescimento da empresa. 

Definindo o nicho de mercado da sua empresa lhe ajudará no planejamento de um segmento que tenha mais chance de dar certo. Quanto mais específico for seu público, mais fácil entenderá qual o melhor produto ou serviço para atendê-los e assim vender mais.

Isso acontece porque quanto mais específica for a sua campanha, mais o cliente se identifica com a marca. Se sentir que a empresa está falando diretamente com suas necessidades, a pessoa dará mais valor aos seus produtos e maior será a sua satisfação e as chances de voltar e indicar seu negócio são maiores.

Dessa forma, no plano de marketing, deve existir uma persona – e as propagandas devem ser pensadas mais nelas do que ao público-alvo. Isso acontece porque a persona  contém detalhes mais específicos, formando assim seu cliente ideal. Já o público-alvo seria um compilado de características bem amplo e geral. 

 

Os principais Nichos

Aqui vai uma lista dos principais nichos, para você encontrar o seu:

 

  • Saúde, mundo fitness e emagrecimento
  • Carreira e negócios
  • Educacional, concursos
  • Desenvolvimento pessoal e espiritual
  • Idiomas
  • Finanças e investimento – mentalidade
  • Estilo de vida – hobbies
  • Relacionamentos

 

Lembrando que não há uma receita de bolo, você deve escolher o nicho que tem mais facilidade, o que tem mais a ver com seus principais produtos. Essa lista são apenas ideias para encontrar o seu.

O nicho ideal para você surgirá naturalmente ao cruzar seus interesses e suas experiências.

 

Dicas para escolher um nicho lucrativo

  •  Faça uma lista de produtos de interesse

Escolha produtos que você gosta e se identifica, pois você precisará entender melhor do produto para conseguir vendê-lo. Você precisa estar alinhado sobre o tema para entender a necessidade do cliente.

 

falar com um consultor

Então, antes de mais nada, liste produtos de seu agrado. E seu nicho começará a se desenvolver.

 

Após escolher os produtos, amplie sua lista e selecione outros que sejam parecidos – ou que façam sentido com sua estratégia. Exemplo, ao escolher perfume, pode pensar na possibilidade de cremes hidratantes e colônias. Assim, estará no mesmo nicho e a chance de um upsell será maior.

Uma dica é pensar em produtos que estão em tendência, cuja demanda é grande. Ao procurar um nicho de mercado, procure por palavras-chave que sejam frequentes na busca, assim o investimento pode valer a pena.

 

Pense na possibilidade de uma loja virtual para facilitar processos no seu negócio. Com o advento do marketing digital, a internet não pode ser deixada de lado.

 

  • Analise a competição do nicho

Aprenda com sua concorrência. Analise seus pontos fortes, encontre seus pontos fracos. Verifique as buscas similares ao que você deseja produzir. Isso irá te ajudar a entender mais sobre as necessidades do consumidor.

 

Assim, você vai pensar no seu diferencial e trabalhar nele, para que seus clientes percebam algo diferente – seja no produto, no atendimento ou na sua estrutura.

 

Não desanime se a concorrência for grande, você conseguirá achar seu diferencial.

 

  • Foque em um Público Específico

Ao estabelecer sua buyer persona, você entenderá as necessidades do consumidor e saberá qual produto deve oferecer. Dessa forma, até seu investimento com publicidade pode ser menor, já que saberá exatamente para qual público deve apresentar.

 

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

 

Faça Testes

No início tudo, será teste para entender o que funciona para seu negócio e público.  Não se desespere se os resultados não forem bons no início. É tudo uma questão de reavaliar .

Gostou das informações? Agora é só entender melhor cada um dos produtos que o seu negócio tem e analisar se seu nicho é condizente com sua persona. Caso não tenha ainda, desenvolva-os, para suas campanhas serem mais específicas e gerar mais resultados. 

Aliás, veja este vídeo: 

 

Como ganhar dinheiro em casa
É possível começar um negócio de dropshipping com pouco dinheiro? Entenda como se planejar

Deixe uma resposta

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.