Um blog sobre planejamento,
gestão e otimização de cursos
e treinamentos online.

Fique por dentro de atualizações e novidades e potencialize seus resultados.

Acompanhe e faça parte!

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.

7 dicas de editor de vídeo online

Ter um editor de video online eficiente é uma boa vantagem ao montar seu curso a distância. Sabemos que nem sempre é viável baixar um programa. Alguns são caros, outros pesados demais para o equipamento disponível, ou até muito difíceis de aprender. Se um destes for o seu caso, você pode optar por um editor […]

Ter um editor de video online eficiente é uma boa vantagem ao montar seu curso a distância.

Sabemos que nem sempre é viável baixar um programa. Alguns são caros, outros pesados demais para o equipamento disponível, ou até muito difíceis de aprender. Se um destes for o seu caso, você pode optar por um editor de video online. Ou seja, um site em que você faça upload de seus vídeos para edição.

Há uma grande variedade de sites com esse objetivo, então como escolher qual o melhor para o seu EAD?

Neste artigo, mostraremos uma lista de 7 opções de editor de video online. Confira!

Wevideo

wevideo editor de video online

Um dos editores de vídeo mais recomendados pelos grandes blogs de tecnologia é o Wevideo. Com interface intuitiva, é fácil de aprender e atende bem às necessidades básicas.

Há a opção de usar uma conta gratuita ou paga. A conta gratuita tem limite de armazenamento de 1GB e os vídeos ficam com marca d’água. Já a conta paga permite todos os recursos gratuitos, além de permitir gravar a tela e usar uma espécie de chroma key, a tela verde.

A grande vantagem é que o Wevideo suporta qualquer tipo de arquivo e já tem um bom acervo de mídia para ser utilizado. Além disso, apresenta três Modos de Edição para atender  a iniciantes e experientes (Storyboard, Linha de Tempo e Modo Avançado), então você pode alterar de acordo com a sua dificuldade.

ClipChamp

clipchamp editor de video online

Não é a toa ser o primeiro resultado da pesquisa. O clipChamp é um editor de video online que atende muito bem. Tem o diferencial de não ter restrição de tamanho de arquivo, além de te possibilitar fazer alterações na qualidade da imagem. O plano gratuito te permite editar 5 videos por mês.

O clipChamp diz que “Todas as ferramentas de edição foram elaboradas visando a  simplicidade – não requer nenhum conhecimento especializado de TI ou edição de vídeo para utilizá-las.” Ou seja, se você ainda não tem muita habilidade com edição, esse editor é um excelente começo.

Kizoa

Kizoa editor de video online

O Kizoa tem as funções básicas necessárias para edições simples. Seu diferencial é contar com uma grande biblioteca que tem  introduções prontas para serem personalizadas, músicas para trilha sonora e muitos efeitos de transição. Além disso, suporta vídeos 4K e devolve em resolução ultra HD.

Masher

Masher editor de video online

Diferente dos outros, o Masher é um editor de video online menos intuitivo e mais explicativo. Isso porque, em vez de apenas deixar os recursos visíveis e fáceis de serem localizados, o Masher conduz o usuário passo a passo durante a edição. Isso faz deste uma das opções mais fáceis de serem utilizadas pelos usuários mais inexperientes. É preciso criar uma conta para começar o projeto e tem um valor de 3 doláres.

Pixorial

Pixorial editor de video online

O Pixorial também é uma opção de editor de video online voltada para usuários iniciantes, pois tem uma das interfaces mais simples do mercado. Ainda assim, conta com as funções essenciais para edição. Outro ponto é que tem uma bibiloteca com mais de 1600 faixas livres de direitos autorais, além dos efeitos de transição, que conseguem suavizar a quebra entre videos.

Kaltura

Kaltura editor de video online

O Kaltura por sua vez não tem uma interface tão intuitiva e portanto, pode ser mais complicado para os usuários iniciantes. De qualquer forma, cumpre bem seu papel. Tem todas as funções fundamentais e é possível incorporar o resultado em outros sites através de um código embed. O teste grátis só é acessível pela versão original do site, em inglês.

Video ToolBox

Video ToolBox editor de video online

Este editor de video online é um dos únicos que te mostra informações como codec, bit rate, frame rate, resolution. Se comparado às outras opções, tem baixa capacidade de armazenamento, apenas 1500 MB. No entanto, cumpre com o esperado de funções básicas. Tem o recurso de conversão, que também é muito prático.

Editor de vídeo para ilustração

Para facilitar a explicação em aula, separamos também algumas opções que podem ser usadas para criar videos ilustrativos. Em vez de editar o vídeo com a sua face e voz, esses editores servem para criar ilustrações.

PowToon

PowToon editor de video online

O PowToon te possibilita usar personagens com ações específicas. Essas animações são o que compõem o vídeo. Através delas é possível montar uma apresentação explicativa para seus alunos. Os vídeos são mais curtos, 45 segundos na versão gratuita.

O editor é voltado para educação, marketing, treinamento corporativo e conta com grandes clientes como Facebook, Coca-cola e Google Drive.

Wideo

Wideo editor de video online

O Wideo também trabalha com animações. Tem basicamente o mesmo objetivo que o PowToon. A vantagem é que você pode fazer upload de elementos, e não usar apenas a biblioteca disponível. É gratuito por apenas 7 dias.

Conclusão

Há muitas opções de editor de video online que podem ser usadas na edição de suas videoaulas. Apesar de não terem tantos recursos, são leves, não necessitam download e fáceis de usar. Sendo assim, são uma boa alternativa para pequenas edições se você não tiver acesso aos softwares mais complexos.

Vale lembrar que um editor de video online é uma alternativa, mas não é o ideal. Caso você possa investir em um programa para editar vídeos, vale a pena, pois o resultado será muito mais profissional.

De qualquer forma, aliando um plano de aula bem estruturado e uma boa edição, seu curso online será um sucesso!

Até a próxima!

Aprendizagem Móvel na Prática - EaDCast #05
O que a Starbucks pode nos ensinar sobre EAD?

Deixe uma resposta

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.