Um blog sobre planejamento,
gestão e otimização de cursos
e treinamentos online.

Fique por dentro de atualizações e novidades e potencialize seus resultados.

Acompanhe e faça parte!

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.

O que é disparo de e-mail marketing e como fazer na prática

Entre os inúmeros benefícios do marketing digital, está a automação de processos. Afinal, esse sistema traz mais praticidade ao dia a dia das empresas e dos profissionais, como, por exemplo, ao permitir o disparo de e-mail marketing.  Vale dizer que a automação do disparo otimiza e melhora a qualidade dos e-mails enviados aos leads, potenciais […]

Banner baixe grátis - Glossário do marketing digital

Entre os inúmeros benefícios do marketing digital, está a automação de processos. Afinal, esse sistema traz mais praticidade ao dia a dia das empresas e dos profissionais, como, por exemplo, ao permitir o disparo de e-mail marketing. 

Vale dizer que a automação do disparo otimiza e melhora a qualidade dos e-mails enviados aos leads, potenciais clientes e clientes. Além disso, esse método pode ajudar você a entender o comportamento do seu público e a adotar estratégias eficientes em seu negócio.

Por isso, preparamos este artigo completo, no qual você irá entender o que é e para que serve o disparo de e-mail marketing, seus elementos principais e onde realizar essa automação. Continue conosco!

 

O que é e para que serve o disparo de e-mail marketing?

O disparo de e-mail marketing é uma funcionalidade das ferramentas de marketing que permite o envio de e-mails em massa, ou seja, ele automatiza o processo e envia o conteúdo de suas mensagens para um grande número de pessoas.

Assim, você não precisa enviar um e-mail por vez para um grupo de contatos, uma vez que, por meio do disparo, é possível programar o envio de e-mails à sua base de contatos nos melhores dias e horários.

Além disso, você pode segmentar a sua base de e-mails, separando-a em grupos com a finalidade de enviar conteúdos mais personalizados.

Essa estratégia é interessante para alguns tipos de e-mails marketing, como:

Sendo assim, o disparo de e-mail marketing serve para estreitar o relacionamento com seus leads e clientes

Por intermédio desse sistema, você pode gerenciar um grande número de pessoas interessadas em seu negócio e iniciar uma relação até elas se tornarem prontas para a conversão. 

Com os clientes, por sua vez, você pode usar o disparo de e-mail marketing a fim de torná-los cada vez mais fiéis ao seu negócio, informando sobre novidades do setor, eventos ou até mesmo promoções. 

 

Quais são os elementos principais de um disparo de e-mail?

Implementar uma ferramenta com disparo de e-mail facilita a rotina de qualquer negócio. Porém, é preciso ficar atento aos elementos principais que estão envolvidos nessa estratégia. Assim, você evita erros e imprevistos que podem atrapalhar o seu sucesso.

Por isso, antes de iniciar o disparo de e-mail marketing, confira os seguintes elementos: 

 

Segmentos

Para uma estratégia de e-mail marketing eficiente, verifique se a sua base de contatos está organizada por segmentos. Vale dizer que o processo de segmentação é essencial, pois torna o e-mail mais pessoal e menos robotizado

Fazendo isso, as chances do seu lead ou cliente perceber que a mensagem foi enviada em massa diminuem. 

Portanto, quanto mais pessoal e direcionado for seu e-mail, maior é o potencial de conversão dele, além de evitar que o e-mail vá direto para a caixa de spam do destinatário. 

 

Nome e endereço de e-mail do remetente

Assim como os segmentos, o nome e o endereço do remetente precisam ser pensados de forma estratégica, priorizando a proximidade com o seu destinatário. 

As pessoas buscam por relações humanas autênticas. Logo, ao colocar o nome de uma pessoa e o endereço com esse nome como remetente, seu e-mail se torna mais pessoal e as taxas de abertura aumentam

Por outro lado, se você inserir o departamento no nome e no endereço de e-mail do remetente, provavelmente terá poucas aberturas, pois as pessoas poderão interpretar seu e-mail como um spam.

 

Assunto do e-mail

A definição do assunto é uma etapa importante em uma estratégia de e-mail marketing. Nesse sentido, para criar os melhores assuntos, você pode recorrer à técnicas de copywriting. Saiba que a escolha de um bom assunto é fator decisivo para o seu destinatário abrir o e-mail ou não. 

Por isso, evite assuntos muito longos e procure não ultrapassar os 40 caracteres. Dessa forma, o seu destinatário terá acesso ao assunto completo antes mesmo de abrir o e-mail.

 

Corpo do e-mail

Além do assunto, você também vai precisar ser persuasivo no conteúdo do seu e-mail. Para isso, existem duas estratégias que você pode usar: o Storytelling e, conforme já citamos, o Copywriting. 

Ao finalizar o e-mail, é interessante ter uma assinatura com a foto do remetente a fim de fortalecer a relação com o seu lead e tornar a mensagem mais próxima dele.

 

Nome da campanha

Nas ferramentas de marketing, é possível inserir um nome para cada campanha criada com disparo de e-mail. 

Assim, vale dizer que a definição de um nome para cada campanha permite manter a gestão dos e-mails organizada, facilitando o acesso de todos os responsáveis pela área. 

 

Intervalos dos envios

A definição dos dias e horários dos envios é um elemento super importante no disparo de e-mails marketing, pois exige uma certa cautela na escolha. 

O ideal é disparar os e-mails com um intervalo uniforme e equilibrado, evitando o envio de e-mails diários ou muito espaçados. 

Afinal, se você enviar e-mails diariamente, pode irritar seu destinatário. Ao passo que, se ficar muitos dias sem enviar e-mails, pode perder oportunidades de conversão. Portanto, é bom definir um intervalo moderado, podendo ser entre 5 ou 7 dias, por exemplo.

 

Dias e horários de envios

Os dias e horários de envios também precisam ser pensados estrategicamente. Isso quer dizer que para ter resultados positivos e maiores chances de abertura, você precisa conhecer bem a sua persona

Portanto, procure estudar quais são os melhores dias e horários que o seu público acessa os e-mails e realize testes.

 

Envie um e-mail teste

Por fim, antes de efetuar o disparo de e-mail marketing, certifique-se de enviar antes um e-mail teste para o seu e-mail. 

Assim, você pode checar se é necessário realizar alguns ajustes nos textos, nos links, nas imagens, entre outros componentes. 

A maioria das ferramentas de disparo de e-mail disponibilizam essa função, justamente com o intuito de melhorar a experiência do remetente e evitar erros. 

 

Onde fazer um disparo de e-mail? 

Existem diversas plataformas de disparo de e-mail marketing no mercado, desde as pagas até as gratuitas. Contudo, ao escolher sua plataforma de envio de e-mails, é preciso se atentar para as facilidades disponibilizadas. 

Além disso, é importante escolher uma plataforma que seja intuitiva e funcional, verificando se ela está alinhada aos objetivos e ao budget do seu negócio. 

Então, se você quer mais eficiência no disparo de e-mails e está pronto para colocar em prática o que foi abordado neste artigo, conheça a ferramenta da HeroSpark. 

A HeroSpark oferece uma plataforma completa na qual é possível automatizar e-mails de forma fácil e rápida. Nela, você pode segmentar contatos, criar funis de vendas, encontrar modelos semiprontos, inserir templates e muito mais. 

Portanto, coloque em prática agora mesmo o disparo de e-mails marketing e aumente consideravelmente as suas conversões!

Como fazer uma página grátis na internet
Como funciona o mercado de afiliados? Conheça o programa de afiliados

Deixe uma resposta

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.