Um blog sobre planejamento,
gestão e otimização de cursos
e treinamentos online.

Fique por dentro de atualizações e novidades e potencialize seus resultados.

Acompanhe e faça parte!

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.

Como a Contabilidade Consultiva pode ajudar os infoprodutores

Em sua opinião, qual é o perfil do infoprodutor? Veja se você concorda com a seguinte descrição: Considerando a “margem de erro”, pode-se dizer que se trata de um profissional especializado em um determinado segmento, que gosta muito da área em que atua, e que descobriu na internet ferramentas eficientes para compartilhar seus conhecimentos com […]

Banner baixe grátis - Glossário do marketing digital

Em sua opinião, qual é o perfil do infoprodutor? Veja se você concorda com a seguinte descrição:

Considerando a “margem de erro”, pode-se dizer que se trata de um profissional especializado em um determinado segmento, que gosta muito da área em que atua, e que descobriu na internet ferramentas eficientes para compartilhar seus conhecimentos com um grande número de pessoas, sendo remunerado pelos conteúdos que produz.

No entanto, ao abrir e formalizar o seu negócio digital, ele se depara com os desafios de ordem administrativa, financeira, tributária e legal que o mundo real das empresas impõe e para os quais, em grande parte das vezes, não está preparado para enfrentar de maneira apropriada.

Será que você se reconhece nessas linhas?

Então, continue com a gente, pois vamos abordar as formas como a Contabilidade Consultiva pode ajudar os infoprodutores a conciliar de maneira eficiente a rotina criativa que dedicam a seus produtos digitais com as pautas estratégicas e burocráticas inerentes à empresa, com vistas à expansão do empreendimento. Vamos lá?!

O que é Contabilidade Consultiva?

Esqueça o estereótipo do contador engravatado, com calculadora nas mãos e papéis com gráficos, tabelas e contas por todos os lados.

Este tipo de profissional, focado apenas no preenchimento de formulários e guias de recolhimento e no cumprimento burocrático das normas, está cada vez mais perdendo espaço.

As empresas de uma maneira geral, e as digitais em especial, já percebem que devem adotar estratégias mais abrangentes e assertivas na condução dos negócios sob o risco de se tornarem obsoletas do ponto de vista empresarial.

Isso passa pela análise e avaliação de um consultor contábil externo, capaz de enxergar as contas do empreendimento não apenas com o olhar da contabilidade tradicional, mas, principalmente, oferecendo propostas diferenciadas de estratégias de gestão e controle financeiro que conduzam ao crescimento.

É sob essa perspectiva de oferecer um serviço altamente especializado e qualificado que a Contabilidade Consultiva pode ajudar os infoprodutores.

Muito mais do que cumprir trâmites burocráticos nas áreas financeira, tributária e fiscal, o contador consultor constrói em conjunto com o produtor digital o direcionamento estratégico que irá consolidar o empreendimento no mercado, trazendo mais agilidade, facilidade e eficiência para o negócio. 

Conheça, na prática, 6 formas de a Contabilidade Consultiva ajudar os infoprodutores

O principal benefício que a Contabilidade Consultiva proporciona ao infoprodutor é permitir que ele tenha mais tempo para se dedicar à elaboração e produção dos seus conteúdos digitais.

O consultor contábil constrói as estratégias empresariais e as submete ao cliente que, em nenhum momento, está assinando um “cheque em branco”.

Ao contrário, o infoprodutor pode até não ser especialista em planejamento financeiro, mas tem voz para apresentar suas opiniões e direcionar o trabalho do parceiro de acordo com os objetivos que ele pretende para o seu negócio digital.

Tendo este combinado como pano de fundo, a Contabilidade Consultiva pode ajudar os infoprodutores ao oferecer soluções como:

Redução de custos

O modelo de Contabilidade Consultiva vai além do simples cumprimento de regras e prazos no que se refere ao pagamento de impostos e taxas.

falar com um consultor

O olhar mais profundo que possui em relação à empresa como um todo, permite ao contador consultor identificar pontos de melhoria na administração do negócio visando a redução de custos, tais como:

  • mudanças nos processos de gestão tributária;-
  • aperfeiçoamento da gestão fiscal, identificando os incentivos oferecidos por estados e municípios nesse campo;
  • alteração na modalidade jurídica da empresa, para ter acesso a mais benefícios financeiros e tributários;
  • entre outros.

Maior lucratividade

Com a Contabilidade Consultiva, o infoprodutor pode trabalhar a lucratividade nas duas pontas.

Por um lado, economiza recursos com a redução de custos e despesas tributárias e operacionais. Por outro, ganha fôlego para negociar melhores condições comerciais com fornecedores em geral, incluindo as plataformas de cursos online.

Melhor poder de planejamento

Por já estar familiarizado com as contas da empresa, o profissional que agrega a Contabilidade Consultiva aos seus serviços pode realizar o planejamento e a gestão financeira do empreendimento de maneira mais consistente, elaborando e direcionando as estratégias de acordo com as tendências e movimentos do mercado digital.

Crescimento sustentável

O trabalho especializado realizado pela Consultoria Consultiva na gestão financeira, controles contábeis e planejamento estratégico permite que a empresa digital se desenvolva de maneira saudável.

Ao mesmo tempo em que mantém a casa em ordem no presente, atendendo a todos os requisitos legais, o infoprodutor ganha tempo para trabalhar e ampliar os horizontes do seu negócio no futuro, com o desenvolvimento de novos produtos digitais para a sua prateleira.

Atenção às novas oportunidades

Uma das vantagens da Contabilidade Consultiva é identificar as oportunidades que surgem para reduzir custos ou obter ganhos futuros.

Isso vai desde novidades na legislação que permitam reduzir a carga tributária ou ter acesso a incentivos fiscais, até eventuais linhas de crédito com juros reduzidos oferecidos pelo sistema bancário e que podem ser utilizadas na expansão da empresa, a fim de torná-la mais competitiva.

Análise de cenários futuros

O infoprodutor que contrata os serviços de uma Contabilidade Consultiva não está preocupado apenas com o presente. Deseja também antever o futuro e se preparar para ele.

Para isso, o contador consultor analisa as atuais tendências do mercado para traçar diferentes possíveis cenários em relação ao futuro.

Dessa forma, consegue elaborar as diferentes estratégias de ação que serão colocadas em prática de acordo com o avanço dos acontecimentos internos da empresa e, também externos, referentes ao mercado.

Essa postura pró-ativa é especialmente mais relevante em momentos de crise. Planos de contingência previamente elaborados permitem ao empreendimento digital navegar pelas dificuldades com mais segurança e tranquilidade, fazendo uma boa gestão da carteira de clientes e protegendo os negócios e os ganhos realizados pela empresa.

Consultoria Consultiva: a melhor forma de o infoprodutor investir no seu negócio

Quando o infoprodutor compartilha com um profissional especializado a responsabilidade de fazer sua empresa crescer, as chances de sucesso são bem maiores do que se estivesse atuando sozinho em todas as frentes, inclusive aquelas de ordem administrativa.

Nesse sentido, o modelo de Contabilidade Consultiva surge como uma opção inteligente de estratégia de condução dos negócios, pelas características holísticas que apresenta.

Um dos parceiros da HeroSpark, a PJ Plus, é um escritório de Contabilidade especializado em negócios digitais que também atua de maneira consultiva, com profissionais capacitados a atender às necessidades do empreendimento em termos de planejamento e execução financeira, tributária e fiscal.

Assim, o infoprodutor pode dedicar-se com mais atenção aos aspectos técnicos da sua empresa, oferecendo ao mercado os produtos que os consumidores demandam.

Por que o Empreendedor Digital precisa de um Planejamento Estratégico?

Deixe uma resposta

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.