Um blog sobre planejamento,
gestão e otimização de cursos
e treinamentos online.

Fique por dentro de atualizações e novidades e potencialize seus resultados.

Acompanhe e faça parte!

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.

Vantagens e desvantagens dos construtores de sites do ponto de vista de SEO

Um construtor de sites é uma plataforma que permite criar um site rapidamente e sem habilidades especiais, seja uma página de destino ou uma loja online completa. Esta é uma opção simples para quem não tem um conhecimento profundo em programação e web design. Isso porque permite que você crie de forma rápida e barata […]

Um construtor de sites é uma plataforma que permite criar um site rapidamente e sem habilidades especiais, seja uma página de destino ou uma loja online completa.

Esta é uma opção simples para quem não tem um conhecimento profundo em programação e web design. Isso porque permite que você crie de forma rápida e barata um site pronto para uso padronizado. A maioria dos construtores possui funcionalidades básicas para SEO e análises.

Mas uma ferramenta tão conveniente também tem desvantagens que não são óbvias à primeira vista. 

Neste artigo, abordaremos os pontos positivos e negativos dos construtores de sites, em termos de conveniência e qualidade do ponto de vista de SEO.

 

Vantagens dos construtores de sites

  • Velocidade: A configuração do site pode ser feita em apenas algumas horas. Uma loja online ou um blog, é claro, exigirá mais tempo. Mas ainda assim, o tempo é menor em comparação com outras opções de desenvolvimento.
  • Preço: A maioria das plataformas tem uma versão básica gratuita ou com preço inicial mínimo.
  • Simplicidade e visibilidade: Vários modelos de design prontos estão disponíveis para você. Os elementos neles podem ser alterados ao seu gosto, e fazer isso é quase tão fácil quanto corrigir um documento no Microsoft Word ou PowerPoint.
  • Fornecem hospedagem: Uma grande vantagem para não profissionais em desenvolvimento de sites é a inclusão de uma hospedagem no custo da tarifa do construtor. Em muitas plataformas, você também pode conectar um certificado de segurança de site SSL em apenas alguns cliques.
  • Integração com outras ferramentas da web: Integração conveniente com sistemas de pagamento, serviços de análise e outras plataformas necessárias para os negócios.
  • Design responsivo: Os modelos de design se adaptam automaticamente aos dispositivos móveis.

 

Os construtores de sites também têm desvantagens 

  • Complexidade da introdução de elementos não padronizados e a singularidade dos modelos de design;
  • Falta de FTP (Protocolo de Transferência de Arquivo) e acesso direto aos arquivos no servidor;
  • A velocidade do site pode não ser alta o suficiente e nem sempre é possível otimizá-lo;
  • Você não pode alterar e modificar o painel administrativo.

Atualmente, existe uma enorme variedade de construtores de sites com os quais você pode criar seu próprio website de maneira fácil e rápida. Se estiver interessado neste serviço para o seu projeto de e-commerce veja aqui. Compilamos a lista dos construtores mais populares da atualidade, suas características  e qualidade do ponto de vista de SEO:

 

1.Wix

Uma reclamação às vezes feita contra os construtores de sites é que eles são ótimos para criar sites, mas não para fortalecer seu SEO. Costumava haver alguma verdade nisso, mas não mais. O Wix aprimorou suas configurações de SEO nos últimos anos, a ponto de se tornar um líder de mercado.

SEO é um jogo de longo prazo e você precisa de plataformas que possam ajudá-lo a se manter atualizado. O Wix é um dos melhores construtores de sites em termos de SEO para quem ainda está aprendendo as cordas. Seu SEO Wiz orienta os usuários passo a passo, sugere melhorias e até define metas para você. 

Nenhuma codificação é necessária com o Wix. De meta títulos a redirecionamentos 301, o SEO é integrado diretamente no painel do Wix. Cada página tem configurações de SEO dedicadas e cada imagem que você carrega tem uma entrada para texto alternativo – que é como os mecanismos de pesquisa entendem as imagens.

2. Squarespace

Seus recursos de SEO são sofisticados e bem integrados. Se você é iniciante, talvez precise pesquisar um pouco para encontrar as informações que está procurando.

O Squarespace possui um back-end altamente organizado, quase semelhante aos CMS( Sistema de Gerenciamento de Conteúdo). Isso facilita o acompanhamento do SEO, desde que você já esteja familiarizado com as práticas recomendadas. O painel ainda oferece um prompt ou explicação, mas não exatamente da mesma maneira de visita guiada que seus pares. 

Se você precisar de ajuda, o Squarespace produziu uma lista de verificação de SEO e um guia para melhorar a visibilidade do mecanismo de pesquisa do seu site, ambos contendo uma análise realmente completa de tudo o que é SEO.

Se você é iniciante, certamente não terá que fazer tudo sozinho, mas comparado ao Wix, é uma experiência mais casual e controlável.

3.  WordPress

O WordPress.com cuida de 80-90% da mecânica básica de SEO para você. Os temas do WordPress são projetados para atrair os mecanismos de pesquisa – na verdade, grande parte do HTML é realmente formatado com os rastreadores de mecanismos de pesquisa em mente. 

Anteriormente, o WordPress.com ocupava o último lugar entre os cinco melhores construtores para SEO. No entanto, as coisas mudaram desde que realizamos nosso teste de velocidade do site como parte de nossa análise de SEO. A velocidade do site é fundamental para o SEO, porque os mecanismos de pesquisa gostam de sites que carregam rapidamente. WordPress.com tem um desempenho melhor nesta área do que Weebly e Squarespace.

Se você conhece seu SEO e quer se envolver muito no processo, o WordPress.com é uma ótima escolha. Dito isto, você sacrificará alguma facilidade de uso para obter essa experiência prática – o WordPress não é tão intuitivo quanto construtores como o Wix.

 

4. Weebly

Embora o editor de sites do Weebly possa não ser mais tão simples quanto antes, esse construtor felizmente manteve seus processos de SEO fáceis e diretos. Tudo, desde meta descrições até análises da web, é incorporado à plataforma. Assim como o Wix e o Squarespace, o Weebly mantém todos os itens essenciais internamente.

No entanto, a otimização móvel do Weebly está faltando. Embora usar o editor móvel seja tão rápido e fácil quanto clicar em um botão, os efeitos não são tão impressionantes.

De fato, muitos usuários reclamaram que, assim que visualizam seus sites em um dispositivo móvel, toda a formatação quebra. Esse é um grande descuido por parte do Weebly, pois a otimização móvel é uma parte importante do SEO.

Na maioria das vezes, todos os construtores de sites modernos estão bem preparados para aparecer nos mecanismos de pesquisa. Entre as vantagens, destaca-se o layout adaptativo dos templates, o sitemap automático e a instalação simples de meta tags.

Ao escolher uma plataforma para um futuro site, é importante verificar suas capacidades, preferencialmente em uma versão demo que a maioria dos construtores realmente bons oferecem . Não se apresse em pagar a tarifa imediatamente, primeiro verifique todas as funcionalidades.

Quanto cobrar por um e-book? [ATUALIZADO - 2022]

Deixe uma resposta

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.