Um blog sobre planejamento,
gestão e otimização de cursos
e treinamentos online.

Fique por dentro de atualizações e novidades e potencialize seus resultados.

Acompanhe e faça parte!

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.

O que é Pinterest e como usar na estratégia?

O Pinterest vem atravessando barreiras e ganhando espaço como uma estratégia de marketing para atrair clientes. O que antes era um local para buscar inspiração, agora também tornou-se um lugar a ser explorado para captar leads e conquistar novos clientes.  Então, se o seu público está nessa rede social, vale muito a pena aproveitar o […]

O Pinterest vem atravessando barreiras e ganhando espaço como uma estratégia de marketing para atrair clientes. O que antes era um local para buscar inspiração, agora também tornou-se um lugar a ser explorado para captar leads e conquistar novos clientes. 

Então, se o seu público está nessa rede social, vale muito a pena aproveitar o seu alcance para impactá-los com o seu negócio.

E se você não sabe o que é Pinterest ou não conhece o seu potencial para transformar suas publicações em vendas online, fique tranquilo! Neste artigo, você vai saber mais sobre a rede social e como usá-la para melhorar seus resultados no meio digital. 

Portanto, boa leitura!

O que é Pinterest?

Criado em 2009 por Ben Silberman, o Pinterest é uma rede social que começou com conteúdos focados em moda, tutoriais de “faça você mesmo”, inspiração para decoração e receitas. 

Atualmente, já é possível encontrar conteúdos dos mais variados temas. Desde cortes de cabelo à dicas para cuidar de plantas, a rede social conta com uma capacidade impressionante de atrair os mais variados públicos. 

Dessa forma, fica mais fácil encontrar a sua audiência por lá e, assim, aproveitar para atrair olhares para o seu negócio com o público-alvo certo.

Como funciona o Pinterest? 

Agora que você já sabe o que é Pinterest, deve estar ainda mais interessado em conhecer todos os recursos da plataforma, não é verdade?

Por isso, saiba que, nessa rede, é possível organizar pastas em formatos de boards ou painéis com imagens, que podem ser separados em categorias. Além disso, você pode utilizar um “pin” para identificá-los do jeito que a sua organização permitir. 

Sua interface é bem intuitiva: basta deslizar para cima ou para baixo, clicar no que chamar a sua atenção e pressionar na imagem para salvá-la em um dos seus boards. 

Para isso, basta criar a sua conta em uma versão para desktop ou aplicativo, disponível para iOS e para Android. 

Criando sua conta no Pinterest

  1. Entre no Pinterest e selecione a opção “Inscreva-se”, no seu dispositivo móvel; ou “Criar conta”, no computador;
  2. Insira o seu e-mail e clique em “Avançar”;
  3. Crie uma senha segura e continue em “Avançar
  4. Insira sua idade e o gênero que você se identifica e continue;
  5. Selecione o seu país ou região;
  6. Finalize selecionando algumas palavras-chave relacionadas às suas preferências e clique em “Avançar”.

Como usar o Pinterest na estratégia de marketing?

Antes de mais nada, é importante saber se a sua persona é alguém que usaria essa rede social. Portanto, mais importante do que saber o que é Pinterest, é entender se a plataforma faz sentido para a realidade do seu público. 

Nesse sentido, entenda se a sua audiência está no Pinterest antes de dar o primeiro passo na sua estratégia de marketing

1. Nichos de mercado

Em alguns nichos, você verá maior “aderência” do seu público. Isso torna a conexão com o seu conteúdo mais rápida, levando a pessoa usuária até o seu perfil. 

Entre eles, estão nichos como:

  • Arquitetura;
  • Design de interiores;
  • Moda;
  • Empreendedorismo.

2. Palavras-chave

Além das imagens, as palavras são poderosas aliadas de uma estratégia eficiente no Pinterest. Se você é familiarizado com SEO, a lógica é a mesma para esta rede social. 

Portanto, crie painéis com palavras-chave estratégicas no título, facilitando que as pessoas encontrem o seu perfil. 

É importante selecionar uma categoria para cada painel, de forma a facilitar que seja encontrado pelo seu público. Assim, o Pinterest também consegue recomendar seus painéis de acordo com temas semelhantes aos pesquisados pelos usuários. 

3. Descrição de pins

Invista tempo e energia na descrição dos seus pins. Engana-se quem pensa que os recursos visuais limitam-se apenas às imagens para chamar atenção. Também é possível aproveitar a descrição dos pins para transmitir o que você deseja com aquela imagem.

Causar “sensações” em quem está lendo é uma ótima estratégia para atrair essa pessoa até o seu perfil, investindo na curiosidade para saber o que mais você tem para oferecer. 

Não se esqueça de colocar as informações mais importantes sobre o produto na descrição. 

4. Imagens longas e verticais

Não é novidade que o formato é atraente nas redes sociais. Outras plataformas como Instagram, TikTok e, mais recentemente, o próprio YouTube, adotaram o formato para manter os usuários mais tempo rolando para cima e para baixo. 

Portanto, aproveite o formato para gerar mais engajamento nas suas publicações. Com um formato “preferido” pelo público, fica mais fácil saber de qual forma o seu conteúdo vai ser lido pela sua audiência, cumprindo com o seu objetivo de impactá-los com o seu material.

Perguntas frequentes sobre o Pinterest

Tem que pagar?

Não, é uma plataforma totalmente gratuita para uso e conta com recursos para empresas, também gratuitos. É possível investir em anúncios patrocinados dentro da rede social, como em outras redes como Facebook Ads, por exemplo.

Qual é o objetivo da rede social?

O Pinterest nasceu como um espaço para as pessoas “colecionarem” imagens, e seu objetivo atual permanece semelhante ao original. 

Entretanto, a plataforma evoluiu seus recursos para permitir a interação entre os usuários por meio de curtidas, comentários e outras funcionalidades que ampliaram as oportunidades dentro da rede.

Quem usa o Pinterest?

Por ter uma grande variedade de assuntos, você encontra os mais variados perfis dentro da rede social. Desde públicos mais jovens interessados em maquiagem até uma audiência mais madura que busca sobre artesanato. 

Ou seja, é possível encontrar usuários de várias idades e gostos na rede social. Basta descobrir se o perfil do seu público também se interessa pela plataforma. 

Além do Pinterest, existem outras redes sociais que podem potencializar seus ganhos na internet, além de contribuir com a sua autoridade digital. 

Portanto, confira um material gratuito criado pela HeroSpark para criar suas redes sociais e aprenda tudo o que você precisa para criar a presença digital do seu negócio! 

Vantagens e desvantagens dos construtores de sites do ponto de vista de SEO

Deixe uma resposta

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.