Um blog sobre planejamento,
gestão e otimização de cursos
e treinamentos online.

Fique por dentro de atualizações e novidades e potencialize seus resultados.

Acompanhe e faça parte!

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.

Descubra quais são as principais competências do empreendedor

Este é um guest post de Claudia Sanches, coach de Carreira e Inteligência Emocional /
Executive Coach/Mentora de Líderes e PNL Practioner.

competências-do-empreendedor

O empreendedor é aquela pessoa que reúne uma série de competências e habilidades, que fazem parte do seu perfil, mas são pessoas que estão em constante busca pelo desenvolvimento pessoal.

empreendedor tem uma vontade nata de gerir seu próprio negócio ou atividade profissional, sem depender de outras pessoas ou empresas. Traz em seu perfil características como criatividade, iniciativa, auto-motivação, mas acredita em seu sonho, acima de tudo.

Há mais de uma dezena de competências-chave para ser um empreendedor, mas aqui vou citar aquelas que eu considero as mais importantes e impactantes, com base na minha vivência pessoal e conhecimento profissional.

Se você quer empreender um dia, sonha com isso ou tem buscado esse caminho com leituras, estudos e cursos, você precisa fazer uma auto-avaliação para identificar se você já possui essas habilidades ou competências comportamentais (naturais ou aprendidas) ou se você precisa desenvolvê-las.

Um grande erro de quem sonha em ter um negócio, talvez seja, pensar no negócio, idealizar, sonhar, pensar em cada detalhe e criar expectativas nele, mas esquecer de olhar para si e avaliar o que precisa melhorar ou desenvolver em si mesmo. Por isso, talvez consiga idealizar o projeto, colocá-lo em prática, mas poderá perder-se no caminho por negligenciar o autoconhecimento e o autodesenvolvimento.

Para isso, um Coach é, sem dúvida alguma, um apoio muito importante nesse processo.

No mundo atual (com conceito VICA – Volátil, Inconstante, Complexo e Ambíguo), com constantes mudanças simultâneas ocorrendo, na velocidade que acontecem, tantas tecnologias mudando as relações das pessoas, das empresas com as pessoas e com outros negócios, na minha visão, todos precisam desenvolver competências de empreendedorismo.

As profissões de hoje talvez se transformem integralmente em dez anos. Isso vai requerer de todos a capacidade de adaptação e de liderança de seu próprio caminho de carreira, independentemente da sua área de atuação.

Então seguindo sobre as competências do perfil empreendedor, na minha visão as mais importantes são:

1. Visão sistêmica/holística

É a capacidade de enxergar o todo: ter uma visão geral do negócio, das partes integrantes do negócio para conseguir gerí-lo sozinho ou agregando profissionais capacitados para fazer as atividades técnicas que você não domina

2. Auto-motivação

O empreendedor precisa ser uma pessoa auto-motivada. Precisa ter energia vibrante e positiva para enfrentar e resolver problemas. A capacidade de se auto-motivar sem precisar de outras pessoas para motivá-lo, torna-o capaz de motivar outras pessoas passando sua visão de otimismo e auto-confiança. Faz com que ele se mantenha firme no caminho, lidando com adversidades e frustrações.

3. Liderança

Liderança no significado mais amplo da palavra. Ter habilidades de liderança para se auto-gerenciar, influenciar pessoas (clientes, profissionais parceiros e funcionários), planejamento, estratégia. Sim, para se alcançar objetivos é preciso estratégia e planejamento. Quando você empreende, você quer atingir objetivos financeiros e pessoais.

4. Inovação

É a capacidade de se reinventar!! É treinar sua mente e seu padrão de pensamento, para ser uma pessoa que enxerga saídas, possibilidades e alternativas nas situações de problemas que você enfrentará na gestão do seu negócio, ao invés de enxergar problemas e obstáculos, e sentir-se incapaz de superá-los.

5. Disciplina

O empreendedor precisa ser disciplinado. Precisa saber gerir seu tempo, suas demandas, cumprir com seus compromissos e manter o FOCO. Pessoas sem foco e sem auto-disciplina acabam falhando no caminho.

6. Resiliência

Deixei essa competência por último, mas talvez essa seja a mais importante de todas. A resiliência é a capacidade de “retornar ao estado natural” após uma frustração. Ser resiliente significa superar problemas e obstáculos, sem se deixar abater, seguindo adiante e encontrando novas formas de contornar problemas.


Agora que você já sabe quais são as competências mais importantes, talvez faça sentido para você quando eu disse que todos nós precisamos desenvolver competências de empreendedorismo.

Quem desenvolve competências de empreendedorismo, se prepara muito melhor para o mercado de trabalho, para ocupar posições de liderança e para crescer na Carreira!  

Podemos desenvolvê-las e nos tornar pessoas e profissionais melhores!

No meu Programa de Coaching 4 Business desenvolvemos todas essas competências de empreendedorismo, ajudando você a alavancar sua Carreira empreendedora, ou simplesmente, preparando-o para o futuro na sua Carreira.

Entre em contato para saber mais sobre atendimento online e presencial ou acesso o perfil no Instagram ou Facebook.

Como gravar um vídeo de tutorial de forma profissional
Como criar um plano de negócio para o mercado de EAD

Deixe uma resposta

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.