Um blog sobre planejamento,
gestão e otimização de cursos
e treinamentos online.

Fique por dentro de atualizações e novidades e potencialize seus resultados.

Acompanhe e faça parte!

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.

Como fazer planejamento semanal [com modelo grátis]

Você sente que, mesmo se dedicando, não consegue ser tão produtivo quanto gostaria? Isso pode ter um motivo: não saber como fazer planejamento semanal. No artigo de hoje, você vai aprender dicas práticas para melhorar seu planejamento e organização. Elas vão te ajudar a estabelecer uma organização eficiente para os seus deveres e obrigações. Um […]

Você sente que, mesmo se dedicando, não consegue ser tão produtivo quanto gostaria? Isso pode ter um motivo: não saber como fazer planejamento semanal.

No artigo de hoje, você vai aprender dicas práticas para melhorar seu planejamento e organização. Elas vão te ajudar a estabelecer uma organização eficiente para os seus deveres e obrigações.

Um planejamento semanal claro e organizado é o primeiro passo para conseguir atingir suas metas. Se você quer aprender como criar o seu próprio planejamento e colocá-lo em prática, continue com a gente!

7 passos para fazer um bom planejamento semanal

Reconheça que precisa se organizar mais

Parece desnecessário, mas a verdade é que esse passo é extremamente importante. Afinal, só conseguimos mudar quando reconhecemos que existe um problema.

É preciso admitir que a forma como você realiza suas tarefas durante a semana tem falhas e precisa de adaptações. A partir disso, você estará pronto para iniciar o processo de melhoria.

Defina suas metas

Você já sabe quais são os seus desejos, anseios e onde você quer chegar?

Isso é muito importante para não perder o foco no meio do caminho e acabar voltando à estaca zero.

Sua meta não pode ser “ganhar dinheiro”, mas sim o que você deseja fazer com o dinheiro que conquistar. Assim, essa aspiração será o seu norte durante o processo.

Parece algo simples, mas, para definir as suas metas, é preciso ter muito autoconhecimento. Invista em aprender mais sobre si mesmo. Isso fará a diferença no longo prazo

Defina uma ordem de prioridades

Após definir quais são suas metas e objetivos, é preciso saber de qual modo você irá alcançar esses objetivos.

Se o seu objetivo é montar um curso online, você deve listar tudo o que é necessário para isso e traçar um plano, com metas dia após dia, para colocar tudo em prática.

Por exemplo:

  • Primeiro dia, criar o roteiro.
  • Segundo , gravar a primeira aula.
  • Terceiro dia, a segunda aula…

Esse processo deve ser definido com base nas prioridades.

Se não houver um roteiro, é impossível começar a produzir, certo? Caso contrário, o conteúdo do seu curso ficaria desorganizado, prejudicando o aprendizado dos seus alunos.

  1. Escolha os melhores dias para cada tarefa

Existem dias em que estamos mais produtivos, outros menos. Para saber disso, também é preciso ter muito autoconhecimento.

Por exemplo, você pode separar a manhã de segunda-feira para executar as tarefas da semana anterior que não foram concluídas. 

Em geral, a terça e a quarta-feira costumam ser os dias de maior produtividade para a maioria das pessoas. Se esse também for o seu caso, você pode separar esses dias para executar as tarefas mais complexas, por exemplo.

Outra ideia é separar a sexta-feira para fazer reuniões.

Assim, você consegue organizar sua agenda e evita ter que parar a produção no meio do dia para conversar com fornecedores e clientes, o que pode comprometer a sua concentração nas tarefas.

Planeje um tempo de lazer

Não adianta ser rígido e querer que o seu planejamento semanal seja 100% perfeito. Estabelecer altos níveis de produtividade pode fazer com que você se sinta frustrado se não conseguir cumprir.

Por isso, reserve um tempo em seu planejamento semanal para o seu lazer.

Insira nele momentos para ler, assistir séries, encontrar amigos ou o que mais fizer sentido para você.

Não esqueça dos imprevistos

Na hora de organizar sua rotina, você não pode esquecer que imprevistos acontecem.

Por isso, deixe alguns horários vagos entre os compromissos para realizar tarefas e eventos inesperados, como uma reunião de última hora ou outras questões pessoais.

falar com um consultor

Por mais organizado que você seja, não é possível controlar tudo. Um pouco de flexibilidade pode deixar sua rotina mais leve e efetiva. 

Coloque seu planejamento semanal em prática

Com seu planejamento semanal estabelecido, é hora de colocá-lo em prática. Somente agindo você saberá se esse planejamento funciona ou não para você!

Tenha em mente que algumas coisas podem não funcionar. A partir disso, você pode fazer algumas alterações, para encontrar o formato ideal para o seu caso.

Modelo de planejamento semanal

Agora que você já conferiu algumas dicas para fazer o seu planejamento semanal, é hora de colocá-lo no papel (ou em uma planilha digital).

Você pode utilizar um planner impresso ou digital, uma planilha no Excel, o Google Agenda, entre outras opções.

Para ajudar você nesse processo, criamos este planejador pelo Canva, uma plataforma gratuita. O planejamento é baseado na produção de um curso online.

Ele pode ser adaptado conforme seu produto, sua necessidade e rotina:

Modelo de como fazer um planejamento semanal. Tabela com seis quadrantes. Cada um corresponde a um dia da semana. Dentro dos quadrantes, estão listadas as tarefas para cada dia.

O que achou dessa ideia? Nessa planilha, adicionamos apenas as tarefas diárias, mas você também pode separar os dias em manhã e tarde, em horas, etc., conforme o que mais funcionar para você.

Caso queira mais dicas de como fazer o planejamento do seu curso online, assista ao vídeo abaixo:

Motivos para ter um planejamento semanal

Na rotina corrida que vivemos, às vezes nos sentimos “pequenos” diante de todas as responsabilidades. Em alguns momentos, parece até impossível cumprir todos os compromissos do trabalho.

Se você for um produtor digital, essa sensação pode ser ainda mais frequente, já que na internet tudo acontece muito rápido.

Nesses momentos, estabelecer uma rotina por meio de um planejamento semanal é indispensável.

Agora que você já sabe como criar o seu planejamento semanal, listamos bons motivos para você não deixar essa ideia para depois, mas sim começar a colocar a mão na massa já! Vamos nessa?

Melhor aproveitamento do tempo

Todos temos 24 horas por dia, isso é fato. O que muda, é a forma como cada um aproveita esse tempo. 

Com um planejamento semanal bem organizado, você terá maior noção das horas do seu dia e do tempo que você precisa para executar cada tarefa. 

Dessa forma, será possível aproveitar melhor o tempo destinado ao trabalho, sobrando mais horas livres para aproveitar com as suas atividades de lazer.

Mais foco nas prioridades

Um planejamento bem estruturado deve começar pelas prioridades.

Sinalizando os compromissos mais importantes e aqueles que mais tomarão o seu tempo, você não deixa nada essencial para trás.

Ajuda na estratégia

Ninguém consegue ser estratégico quando está o tempo todo preocupado com tarefas atrasadas. Com um bom planejamento, sobra mais tempo e sua mente fica “livre” para pensar e desenvolver melhorias para o seu projeto.

Mais qualidade de vida

Com um bom planejamento, é possível equilibrar as atividades a serem cumpridas na rotina: se em um dia você ficar sobrecarregado, no outro você pode moderar as tarefas.

Além disso, como citado anteriormente, você pode separar um momento do seu planejamento semanal para fazer outras coisas que você gosta.

O autocuidado deve ser um compromisso, assim como as outras tarefas da lista. Lembre-se: se a sua saúde e bem-estar não estiverem entre as suas prioridades, nada funciona. Somente com saúde conseguimos colocar nossos objetivos em prática.

Agora que já sabe como planejar a semana, que tal usar nosso Guia de Planejamento de Cursos Online? Mais de 50 mil empreendedores já baixaram esse material, que é gratuito! 

Como usar o OBS Studio para produzir aulas

Deixe uma resposta

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.