Um blog sobre planejamento,
gestão e otimização de cursos
e treinamentos online.

Fique por dentro de atualizações e novidades e potencialize seus resultados.

Acompanhe e faça parte!

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.

Câmera profissional para gravar aula: saiba como escolher

Diante do aumento no número de pessoas buscando aprender pela internet, as videoaulas tornaram-se uma boa oportunidade para quem deseja empreender e gerar uma renda extra sem sair de casa.  No entanto, como há muita competitividade nessa área, é necessário investir na qualidade do material para gravar vídeos mais profissionais e diferenciar-se da concorrência. E […]

Diante do aumento no número de pessoas buscando aprender pela internet, as videoaulas tornaram-se uma boa oportunidade para quem deseja empreender e gerar uma renda extra sem sair de casa. 

No entanto, como há muita competitividade nessa área, é necessário investir na qualidade do material para gravar vídeos mais profissionais e diferenciar-se da concorrência. E tudo começa pela escolha de uma câmera profissional! 

Por isso, neste artigo, vamos te ajudar a escolher o modelo ideal de câmera para a sua necessidade, assim como abordaremos aspectos importantes que devem ser considerados durante a sua escolha. Vamos lá? 

Por que ter uma câmera profissional para um curso online?

Imagine que você comprou um curso sobre marketing digital e, ao começar o primeiro módulo, repara que a qualidade da imagem não está muito boa.  

Pode ser que, no primeiro momento, você tenha uma má impressão e repense se esse foi um bom investimento. Esse primeiro impacto, inclusive, pode fazer você hesitar em divulgar o curso para amigos e familiares, não é verdade?

Nesse sentido, saiba que uma câmera profissional proporciona uma melhor resolução e, com isso, uma qualidade maior para a sua videoaula. Isso é um aspecto bastante observado pelos alunos e que impacta também na sua autoridade e na do seu curso online.

Afinal, é sempre positivo mostrar para o público que houve um cuidado especial para garantir uma melhor experiência durante o curso. 

Portanto, buscar recursos que melhoram a qualidade das gravações é uma forma de diferenciar-se no mercado.

 

5 dicas para escolher a melhor câmera de acordo com o seu orçamento 

1. Prefira equipamentos que filmam em alta resolução

Filmar em HD é um recurso que diferencia – e muito! – as videoaulas, principalmente pela qualidade e contraste da imagem. Por isso, dê preferência a câmeras profissionais que filmam em alta resolução para garantir uma imagem mais limpa e nítida. 

Os modelos DSLR (Digital Single Lens Reflex), por exemplo, garantem uma gravação de qualidade e facilitam no manuseio para a gravação ao projetar a imagem por um espelho. 

Vale dizer que existem opções em conta no mercado, com bom custo-benefício para quem está começando.

 

2. Atente-se aos tipos de lente

Existem câmeras profissionais que possuem lentes STM (com foco silencioso), e outras que não possuem o recurso. Portanto, esteja atento ao fazer a sua escolha, pois, em câmeras sem lente STM, o foco faz barulho e pode interferir durante a gravação. 

Também é importante observar o tamanho das lentes e considerar o quanto de espaço de imagem você deseja mostrar. Lentes como 18-55mm, por exemplo, são ideais para quem deseja uma área mais ampla na filmagem e mostrar mais o espaço do seu ambiente.

falar com um consultor

 

3. Pesquise boas marcas 

Buscar marcas já consolidadas no mercado é uma opção para ter mais segurança no momento da sua escolha. Marcas como a Sony, por exemplo, já contam com opções de câmera profissional com custo-benefício para quem ainda não pode fazer um grande investimento. 

Para quem está começando, a Nikon também possui opções em conta, sem deixar de lado a qualidade da gravação e nitidez da imagem. É uma marca que está há anos no mercado e possui boas referências.

 

4. Busque referências

Seja entre amigos que trabalham gravando videoaulas ou, ainda, pessoas do meio em comunidades online, busque referências de câmeras que outros profissionais já usaram. Pergunte também sobre a experiência daquela pessoa com o equipamento.

Além de ajudar na sua escolha, esse também é um bom momento para conversar mais profundamente sobre as configurações e recursos do equipamento. 

Assim, é possível trocar figurinhas com quem já tem experiência e aproveitar ao máximo as funcionalidades da câmera.

 

5. Prefira equipamentos com opção de microfone externo

A possibilidade de acoplar um microfone à câmera profissional também é um diferencial para melhorar a qualidade do áudio da sua gravação. Afinal, nem sempre o microfone nativo da câmera capta bem a voz em determinadas distâncias, por exemplo.

Portanto, dê preferência a câmeras que possuam esse recurso e tenham mais possibilidades quando decidir que é hora de um novo investimento.

Dessa forma, você não precisará fazer uma nova aquisição quando sentir necessidade de fazer um upgrade no seu áudio.

 

É preciso ter uma câmera profissional para lançar meu curso online?

Não é necessário! Isso porque é super possível lançar o seu curso online apenas com o seu celular, com o apoio de aplicativos para melhorar a gravação

Pensar que é obrigatório ter equipamentos profissionais para começar a gravar videoaulas pode ser uma barreira e desestimular muito quem está dando os primeiros passos. Mas a verdade é que a falta de equipamentos profissionais não pode impedir você de começar!

Porém, é fato que uma câmera profissional é um ótimo recurso para melhorar a qualidade das gravações e proporcionar mais autoridade ao seu material. Somado a uma experiência melhor dos seus alunos, essa é uma forma de diferenciar-se dos demais. 

E em um mercado cada vez mais competitivo, é arriscado não tomar certos cuidados para melhorar a qualidade do seu conteúdo. Afinal, a atenção em alguns detalhes pode ser determinante entre um aluno recomendar ou não o seu curso online para um amigo.

E aí, quer saber como montar um estúdio de gravação com um orçamento que cabe no seu bolso? Então confira o kit gratuito feito pela HeroSpark com um e-book + Masterclass e veja o que você precisa para gravar videoaulas com qualidade!

Como fazer planejamento semanal [com modelo grátis]

Deixe uma resposta

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.