Um blog sobre planejamento,
gestão e otimização de cursos
e treinamentos online.

Fique por dentro de atualizações e novidades e potencialize seus resultados.

Acompanhe e faça parte!

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.

6 dicas para melhorar a produtividade de seus colaboradores

Todo gestor deseja aumentar a produtividade de sua equipe. Em um mundo onde as distrações são maiores, mas as exigências também, cada vez mais gestores de pequenas e médias empresas, independentemente do seu segmento, estão procurando métodos eficientes que estimulem os colaboradores.   Em tempos onde muitas empresas adotaram o home office em seu modelo […]

produtividade

Todo gestor deseja aumentar a produtividade de sua equipe. Em um mundo onde as distrações são maiores, mas as exigências também, cada vez mais gestores de pequenas e médias empresas, independentemente do seu segmento, estão procurando métodos eficientes que estimulem os colaboradores.

 

Em tempos onde muitas empresas adotaram o home office em seu modelo de negócio administrar e estimular uma equipe se tornou uma tarefa ainda mais difícil. Mas sim, é possível manter a produtividade de uma equipe em alta mesmo estando longe.

 

Por isso, é o líder precisa preparar e estimular para que sua equipe trabalhe feliz, e com isso seja produtiva.

 

E para facilitar, preparamos cinco dicas para você aplicar diariamente.

1. Determine metas e objetivos 

Defina metas individuais e coletivas. Sem metas, os objetivos ficam soltos e fica ainda mais difícil produzir.

 

Estabelecer meta deve fazer parte da cultura de toda equipe. É isso que estimula a equipe a superar os obstáculos.

 

Sabemos que o momento de definir as metas é um processo delicado, pois elas devem ser reais, e quando o contrário acontece, pode gerar uma série de problemas para a equipe, como: frustração, estresse e baixo rendimento.

 

Por exemplo, uma clínica odontológica possui uma meta em equipe de conseguirem x quantidade de clientes que fechem um plano odonto, porém a meta é algo que foge da realidade da clínica. No final do mês eles não conseguem bater a meta, dessa forma a equipe estará mais desmotivada no final do mês. 

 

Por isso, é preciso ter cuidado e reavaliar os resultados anteriores. A meta precisa ser audaciosa, porém, real, possível de ser atingida!

 

Uma boa dica é fazer uma premiação. Investir em recompensa, é um gatilho para estimular a equipe e deixá-los mais felizes.

 

Afinal, funcionários felizes e saudáveis, trabalham melhor!

2. Conheça sua equipe

Conhecer quem são as pessoas que trabalham com você, é essencial para que você saiba quais métodos aplicar para motivá-los.

 

Se alguns membros da equipe não estão produzindo o tanto que deveriam ou parecem estar desmotivados o papel do gestor é tentar ao máximo identificar a causa desta situação. 

 

É preciso ter empatia, entender o que está acontecendo e alinhar os pontos para que esse colaborador volte a produzir.

 

Em alguns casos, pode ser apenas um problema de treinamento, falta de desafios ou porque viu que o mercado está oferecendo oportunidades melhores que a sua.

 

Colocar um desafio novo ou negociar novos benefícios, como: um convênio de saúde, plano dental empresarial ou uma parceria com um curso, podem ser o suficiente.

 

Invista na equipe que você possui!

3. Forneça feedback

O  famoso e temido feedback é uma peça essencial quando o assunto é gestão de pessoas, e não devem ser negligenciada. 

O feedback é fundamental para que haja diálogo da equipe com seus gestores, e para a melhoria contínua do time.

Crie uma cultura de dar e receber feedback. Ele não serve apenas para mostrar os pontos a melhorar, mas elogiar e mostrar para o outro as qualidades que ele possui.

4. Promova o treinamento 

Muitas empresas ainda acreditam que é melhor encontrar o funcionário perfeito do que investir nos que já possuem. Afinal, e se esse funcionário vai embora, meu dinheiro vai para o lixo, não é? Não é bem assim.

 

É preciso encontrar pessoas boas no mercado, mas é necessário investir para que eles sejam ainda melhores e para que eles não precisem sair do seu negócio em busca de outras oportunidades.

 

O treinamento possui o objetivo de resolver uma nova demanda ou problemas que surgiram. Sem a qualificação, esse profissional pode apresentar baixa produtividade e está mais propício a cometer erros.

 

Reparar erros sai muito mais caro do que equipar e treinar a sua equipe.

5. Elimine as distrações

As distrações são comuns ao ambiente de trabalho, porém,  prejudicam a produtividade da equipe. Por isso, é fundamental estabelecer algumas regras e estimular boas práticas.

 

Caso esse seja o maior problema da sua equipe, é preciso fazer uma avaliação bem detalhada, pois a desorganização pode ser apenas um fator de estrutural do espaço, conversas paralelas ou até mesmo falta de metas.

6. Preze pelo bem-estar do colaborador

Para que um funcionário seja produtivo, é preciso que eles estejam bem consigo e com as pessoas com quem trabalha. Por isso, existem algumas atitudes que você, como empresa, precisa tomar desde a contratação para garantir o bem estar dos colaboradores. Veja algumas delas:

 

  • Proporcionar um bom ambiente de trabalho

Proporcionar um bom ambiente, não está relacionado apenas ao fator estrutural, mas ao clima. 

 

Líderes devem ser capazes de criar um bom ambiente, alegre e leve, mas quando isso não acontece, alguns membros da equipe pode acabar desmotivando e proporcionando um clima ruim.

  • Benefícios

Oferecer benefícios como convênio odontológico individual, vale alimentação, parcerias e descontos com instituições de ensino, é essencial para que haja retenção de funcionários. 

 

Algumas empresas acreditam que não são obrigadas a “gastarem” com plano de dentista para os seus funcionários, por exemplo. Porém, não devem ser vistos como gastos e sim como investimento. 

 

Investir no bem estar dos seus funcionários é essencial para que eles sejam saudáveis e consigam produzir ainda mais, na sua empresa.

  • Fique atento à saúde mental

Infelizmente, muitas pessoas tem perdido suas vidas por conta de problemas mentais, e as empresas também possuem grande papel e responsabilidade em manter e proporcionar uma boa saúde mental.

 

Para evitar situações intensas e para que todos fiquem bem, é fundamental que os líderes ouçam sua equipe e conversem sobre os reais motivos de dificuldades. 

 

Como já falado anteriormente, em alguns casos de improdutividade por parte de um colaborador específico, pode estar totalmente relacionado a alguma dificuldade emocional que ele esteja passando.

Funcionário saudável é produtivo!

Para ter uma equipe e uma empresa produtiva, é preciso motivar e equipar seus colaboradores, sempre promovendo o bem-estar e a felicidade. Afinal, um ambiente saudável com um funcionário feliz se torna um lugar mais produtivo.

 

Qualquer  dúvida sobre a produtividade da sua equipe, deixe um comentário aqui embaixo. 

 

Conteúdo produzido por Ana Laura Ferreira, redatora da Ideal Odonto.

Qual o perfil do aluno que cursa ensino superior na modalidade EaD?

Comentários (1)


  1. advogadositecombr
    28/09/2020 às 11:49

    Muito bom o artigo!

Deixe uma resposta

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.